Receita: Sorvete de Limão

Por em

Sorvete de Limão

Depois de três receitas de sorvete, finalmente, uma que não deu nenhum problema. A primeira foi aquela de baunilha que virou de coalhada e chocolate branco, a segunda foi de milho verde que nem me dei ao trabalho de postar… ficou ruim. Acho que tenho algum problema com milho em geral, sempre que tem o dito nada dá certo.

A idéia desse sorvete veio depois de ler uma revista só de sorvetes que parou em minhas mãos. Tudo bem que as quantidades na original estão bem equivocadas, pois pedia apenas um limão para uma lata de leite condensado. Muito pouco. Então, uma mexida aqui e ali…

Ah! Tinha creme de leite fresco (creio que seja, está líquido e não tem nada escrito) no mercado! Só encontrava o pasteurizado/nata (que para mim é mais consistente e muito mais gorduroso)… Não sei se isso é bom ou ruim: as receitas vão ficar mais gordas, antes eu tinha desculpa que não achava! Ou não, o ingrediente é bem mais caro comparado com os de caixinha, porém é muito mais gostoso.

Ficou coisa boa pra caramba, fiquei com vontade de testar o seguinte: 1 bola do sorvete + 1 dose de cachaça ou vodka = sorvete de caipirinha? Que foi? Nigella já fez sorvete de margarita! Tudo bem que ela pode não ser o melhor índice de comparação, mas é inegável que as receitas dela dão certo.

Ingredientes

  • 1 lata de leite condensado
  • 200mL de iogurte natural (usei desnatado, mas pode ser o integral)
  • 175mL de creme de leite fresco (yeahhhh! viva as banhas! :D)
  • 3 limões Taiti médios*
  • Raspas de limão (opcional)

Modo: junte o iogurte, leite condensado, creme de leite, as raspas e vá adicionando o suco dos limões aos poucos. De preferência um limão por vez, para que possa testar o gosto. Como disse antes, a receita pedia apenas um, para mim foram necessários três (isso que ainda pedia duas colheres de açúcar… não sei pra quê, o condensado adoça mais do que o suficiente). Ficou bem lemony, ou seja, azedo-limão. Bata tudo, no liquidificador deixa mais homogêneo, mas pode ser na mão mesmo com o fouet.

Se for na sorveteira: 20-30 minutos, deixei 20 minutos. Mas isso depende da marca da sua. Sou do Clube Hamilton Beach, ;)

Se for no esquema bate&volta: deixe a massa gelar por 4 horas, então bata na batedeira, volte a gelar, e bater. Faça até obter a textura desejada. Mas se tiver sem paciência, deixe gelar direito, só não garanto o resultado final.

Observação
- Para nossos amigos estrangeiros: aqui no Brasil por algum motivo aleatório, a gente chama de limão (Citrus × limon) a lima (Citrus x latifolia) de vocês. O limão verdadeiro é conhecido aqui como limão siciliano. Então, na receita usei a lima (Citrus x latifolia).

Compartilhe!

Dicas de Compras

Martha Stewart's Cupcakes: 175 Inspired Ideas for Everyone's Favorite Treat
Ferran Adria – Modern Gastronomy: A to Z
Home Made Winter
Dona Benta: Comer Bem

Confira toda a ESTANTE!

12 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Ok, lá venho eu com minhas dúvidas já que você chutou a bola na área…porque mesmo fazendo as receitas e usando a sorveteira, meu sorvete ainda continua duro como pedra, daqueles que tem que tirar do congelador um tempo antes de comer para ele descongelar um pouquinho? Isso é normal em sorvetes naturais ou você acha que estou fazendo algo errado? Porque na sua foto as bolas parecem tão lindinhas e molinhas…risos
    ps: a Fer do Chucrute fez um sorvete de milho que parece ter ficado uma delícia, não custa experimentar né?
    Beijos

  2. Olá!
    Nossa parece boa esta receita, é praticamente o recheio da torta de limão da minha mãe…rs
    Fiz sorvete de beterra (frozen na verdade) com um pouco de vodka… Ela não deixa o sorvet congelar direito, por causa do álcool fica bom, mais cremoso… Tô loco pra fazer o sorvete da Nigela (adoro-a) e do jeito que sou glotão vou coomer tudo e acabar loko! rs…

    Abrazos

  3. Sem Avatar Patricia Scarpin:

    Ah, eu preciso comprar aquele attachment de fazer sorvete pra minha batedeira, urgente! Que vontade de provar – com limão e leite condensado, já gostei.

  4. Sem Avatar Flávia:

    Hum… parece bem apetitoso!!!
    tenho uma dúvida, posso usar o creme de leite de caixinha/lata?

  5. @Fer: Vamos por partes! Os meus fiz as bolinhas (scoop) com a colher de sorvete molhada com água quente como as instruções dizia, entretanto, fiz isso assim que tirei o sorvete do congelador.
    - Para um sorvete ficar duro, mas muito duro pode significar algumas coisas: 1) a relação de gordura x água não está muito boa, tem mais água do que gordura (creme de leite). 2) o congelador/freezer a temperatura pode estar desregulada.
    - Este de limão ficou consistente, mas consigo tirar sem nenhum problema. Porém, o de milho que ficou ruim… ficou como pedra. Tinha mais água do que gordura, coloquei pouco creme de leite e foi de caixinha que tem menos gordura ainda.
    - Quando o preço colabora, compro algum sabor novo dos sorvetes Haagen-Dazs que nem por decreto congelam no meu congelador, quer dizer, ficar firmes, mas sem congelar. Enquanto, um kibon da vida congelaria que é uma beleza.

    @Pablo: parece não, ficou! uhauahauha Beterra seria beterraba? Ficou bom?!?! heheheh

    @Pat: ficou bom, quase uma mousse geladíssima! :D

    @Flávia: Olha usar os de caixinha/lata você até pode, mas eles tem um teor de gordura menor do que os cremes de leite fresco ou pasteurizado/nata. O que usei na receita tem 35%, as natas ficam em torno de 40%. E os de lata/caixinha fica em torno de 20%. Existe um de caixinha da Parmalt (a embalagem é rosa) que tem 35% e serve para fazer chantilly, não é a mesma coisa, mas seria o ideial entre os de caixinha.

  6. Sem Avatar manuel barral:

    Muito bom o blog, parabéns. favoritei.

  7. Sem Avatar Pablito A.:

    Beterra – beterraba….
    I’m so sorry… 25 anos nas costas defendedno mestrado e naum consigo digitar! hauhauha
    Ficou bom sim, tem no meu blog a receita… Mas consiste basicamente em fazer doce com a beterraba e bater com iogurte, creme de leite e 2 colheres de vodka…

    Abrazos,

    P.A.

  8. Oi Vitor! Este é um dos meus sorvetes favoritos. Adoro sorvetes de fruta, amarguinhos e que dão a ideia de matar a sede… eheheh Na minha viagem a NY, andei tentada a trazer uma máquina de sorvetes pois queria traze-la para cá (Angola). Mas, acabei por resistir à tentação e, o que é certo é que terei de os fazer à mão (o que confesso que me dá uma certa preguiça). Vou tentar fazer este findi e depois aviso sobre os resultados (acentando as suas propostas, claro! quem iria acrescentar mais açúcar ao leite condensado??)

  9. Ah, foi bom ler sobre as suas experiências anteriores! MInha sorveteira está aposentada justamente porque logo a primeira receita já deu errado. Fiquei com uma raiva danada de jogar tanto ingrediente bom fora… mas isso são verões passados, né? Agora com a sua receita e outras que andei vendo nos outros blogs estou querendo arriscar novamente! :) E como gosto muito de sorvete de limão, vou ter que tentar fazê-lo!
    Bjs

  10. @Manuel: opa, seja bem-vindo! :) Agradeço a preferência, heheh :)

    @Pablo: mestrado?!?! Ahhhh, vodkaaaa! =D~

    @migas: confesso que não era para eu ter comprado a dita, mas…. agora quero fazer sorvete sempre! Aiaiai… sorte que daqui a pouco no Brasil é primavera, depois verão… terei uma boa desculpa para tomar muito sorvete, sorbet… heheheh

    @Andrea: nem me fala, estava crente que a de baunilha ia ser mole-mole, mas a fava de zica…. a sorveteira sem si funciona, só os sabores que não… hahahahah

  11. Sem Avatar Felipe Vita:

    Só um comentário o Leite condensado também é muito gorduroso, mas é isso que deixa tudo mais gostoso. Sorvete sem ,gordura e açúcar não tem graça rsrsrs

  12. Sem Avatar Veronika:

    Oi,
    Lime, nos EUA e mesmo na Europa, é o equivalente ao nosso limão tahiti, o verdinho. Lá, quando vou ao supermercado e vejo o tahiti, está sempre escrito LIME. O lemon é o limão siciliano, amarelinho e extremamente perfumado.

Comentários fechados no momento. Caso queira, entre em contato.

«

»