Esfirra Caseira do Benjamin Abrahão

Esfira, esfiha, esfirra, sfira, sfirra, sfiha… tantas escritas para mais uma iguaria da cozinha levantina. O que não importa tanto, é gostosa independente de como escreve. A única unanimidade entre quem gosta. Outra receita das antiga, da mesma época do kibe.

Esfirra Caseira do Benjamin Abrahão por PratoFundo.com

Adotei a escrita sfiha por ser assim que está na wikipedia, no tastespotting e no flickr. Sabe como é que é… meu árabe não é nada bom! Essas questões ortográficas e adaptativas deixo para a comunidade. O significado do nome não poderia ser mais simples: carne com massa.

Os créditos vão para Benjamin Abrahão (que Vatel o tenha) das padarias em São Paulo. Só uma curiosidade, passei em frente da filial dos Jardins… tão aristocrática (seja lá o que isso queira significar, hahahah)! Se eu tentasse entrar do jeito que estava seria barrado, certeza! A loja tinha seguranças, falei isso? Aqueles que parecem guarda-costas… tá, né.

Já deu para perceber que a receita é bem old skool. Muito boa e relativamente rápida, mesmo tendo uma massa com fermento biológico. E foi com ela que aprendi a bolear com as duas mãos (transformar a massa em bolinhas)! :D

Os ingredientes listados é como sempre fiz, porém desta vez fui obrigado a fazer algumas substituições quanto ao óleo. Erro básico, clássico e idiota! Eu sei. Conferi todos os ingredientes antes de fazer, menos o óleo. Exato, foi o único que não tinha em casa… nunca imaginei que não tivesse óleo em casa. Então, usei parte azeite (100mL) e manteiga derretida (100g).

Esfirra Caseira do Benjamin Abrahão por PratoFundo.com

Dessa vez utilizei a farinha de trigo da Fleischmann. Estou dizendo a marca porque pensei que fosse mais indicada para pães (é “vendida” assim). Porém no site diz que pode fazer outros produtos também. Entretanto, ao trabalhar a massa notei que a textura era diferente.

Parecia ser mais elástica, mais maleável, boa para se trabalhar… e comparando a composição entre ela e outras farinhas (Dona Benta ou Renata) são praticamente idênticas. Fica o aviso, :)

Esfirra Caseira do Benjamin Abrahão por PratoFundo.com

Esfirra Caseira

Pré-preparo: 10 minutos
Tempo de preparo: 40 minutos
Total: 50 minutos
Rende: 30 - 50 esfirras, depende dos tamanho
Autor: Vitor Hugo

Ingredientes

Recheio de carne

  • 500 g patinho (ou coxão duro, moído)
  • 1 cebola (grande, picada)
  • 2 tomates (maduros, sem semente e pele; picado)
  • 1 limão taiti (suco)
  • sal refinado (a gosto)
  • pimenta do reino moída (a gosto)
  • pimenta síria ( ou canela em pó; a gosto)
  • canela em pó (a gosto)

Massa básica

  • 30 g fermento biológico fresco (ou 10g do instantâneo seco)
  • 1 colher de sopa açúcar cristal (ou mascavo)
  • 700 g farinha de trigo
  • 250 mL óleo vegetal (sabor neutro)
  • 375 mL água (fria)
  • 1 colher de chá sal refinado
Use as quantidades nas unidades de medidas em peso e volume quando presentes. As medidas em xícaras/colheres são apenas uma cortesia do sistema e menos precisas .
1 xícara: 250mL | 1 colher de sopa: 15mL.

Modo de Preparo

Modo: RECHEIO

  • Misture todos os ingredientes e acerte o sal. Para essa quantidade usei por volta de 1 colher (chá) tanto de sal como de canela em pó. Mas como sempre, isso depende do seu paladar.
  • Coloque o recheio numa peneira para o excesso de líquido escorra, deixe descansar por 30 minutos, no mínimo. Depois desse tempo, gosto também de pressionar o recheio com as mãos para retirar mais líquido ainda. Tudo isso para que a massa não fique solada. E sim, o recheio vai cru dentro da massa.

Modo: MASSA

  • Misture numa tigela o fermento, açúcar, óleo e o sal. Junte a água e a farinha de trigo aos poucos, pode ser necessário mais farinha (+/- 50g). Por ter bastante óleo ela não gruda de certa forma, fica lisa e bem brilhosa.
  • Sove por 10 minutos. Então, separe por bolinhas o tamanho depende de como você quer a esfirra. Lembre-se que a massa “cresce”.
  • E bolei! Que nada mais é do que pegar o pedaço de massa sem forma e transformá-la numa bolinha lisa, quase perfeita. Faça isso com todas.
  • Feito isso, comece a rechear pela primeira bolinha e assim por diante. Para fechar… tirei as fotos, não sei se dá para ver muito bem (tirar foto com apenas uma das mãos não é nada fácil). Ao menos uma noção de como, dessa vez não consegui gravar. A bateria da camera não colaborou muito.
  • Conheço duas maneiras de fechar. A primeira lembra um cone e a segunda é mais rápida, é só “beliscar” a massa.
  • Então, a parte que é fechada da massa fica para baixo. Ou seja, a junção dos lados vira o fundo da esfirras. Assim, a chance de abrir é menor e fica mais apresentável! Dessa vez passei um ovo batido para dar uma cor mais interessante.
  • Asse em forno (pré-aquecido) em 200ºC por 20 minutos ou até estarem douradas. Dependendo do tamanho, rende de 30-50 esfirras.

A receita tem links para programa de afiliados, se comprar, o PratoFundo pode receber uma comissão sobre a venda que ajuda a manter o site no ar.
Informações nutricionais
Calorias: 200kcal (10%)
As infos nutricionais são apenas uma cortesia do sistema e geradas automaticamente; podem não refletir a realidade nutricional da receita.
Vem me acompanhar!Confira mais novidades no meu Instagram @PratoFundo!
PALAVRA-CHAVE: pao salgado, salgado de festa
Esfirra Caseira do Benjamin Abrahão por PratoFundo.com
Vitor Hugo

Mestre em Ciência de Alimento, Farmacêutico-Bioquímico e Gastrônomo. Atua como Produtor Gastronômico e Comunicador de Ciência. Criou o PratoFundo para ser o portfólio de gastronomia e ciência.

Fez ou tem uma dúvida sobre a receita? Comente!

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

Avalie a receita:




15 Comentários (Deixe o seu!)
  1. MARCIA:

    Oi adorei sua receita, mas gostaria de uma importante dica como faço para que a massa nao se abra para ficar bem firme, e como faço para congelar. Obrigada bjs

  2. daniela:

    gosto sempre de comer quando ta pronta. Mais eu tenho que trabalhar muito pra fazer ela gostosa do geto que eu gosto. adorei sua receira ….

    1. Rute oliveira Barbosa:

      Ola te encontrei.
      As suas dicas
      Eu estava fazendo tudo errado
      Vou seguir passo a passo
      Obrigado
      Uma duvida
      A mesma massa para esfiha
      Aberta.

  3. Dinha:

    tQue ótimo!!!!! Finalmente uma receita maravilhosa.Amei!!! Tô ganhando dinaheiro paca!!!!! Deus te Abençõe!!!! Beijos!!!!!

  4. gilda:

    amei sua receita adoro esfiha……

  5. Bibi:

    Vitor, da próxima vez entre na padaria. O segurança é só porque os docinhos e pãezinhos não são tão baratos assim e els vivem cheias. Tente ainda a Barcelona, na Rua Alagoas, em Higienópolis, que é (era) do Benjamin também. Tem as mesmas coisas, incluindo o segurança, mas o visual é mais simples, já que é na esquina e vive cheia de alunos da caríssima FAAP. Eu vivia lá quando estudava do lado.

    Muito obrigada pela receita. Vou tentar a receita assim que tomar vergonha na cara. Aposto que meu namorado vai adorar.

    Beijinhos

  6. Mr. Khodair:

    Mr. Vitor.
    Esta preparação na verdade se escreve ?????????? ???????.
    Captou.

    Gostei do passo-a-passo acima.

    abrção

  7. Mr. Khodair:

    Não saiu a escrita em árabe… uma pena.

  8. nanda vale:

    Sempre gostei da aparência desses pastelinhos, mas nunca provei ou fiz, por me parecerem um pouco trabalhosos.
    Mas nesta foto reportagem tudo me pareceu tão mais simples.
    E estas estão realmente com um ar bem saboroso,gostei da receita e das fotos.

  9. Bruno:

    Rapaz,

    boa a sfiha, mas pra mim isso está mais para um salgado. Aqui as sfihas são mais fininhas, e com massa mais mole, e não esse enorme “joelho”. Será que os árabes cariocas são diferentes?

  10. Simone izumi:

    Aeeee…. finalmente as esfihas, digo sfihas vingaram!!!hahahaah….
    J´adore sfihas …as suas estão super apetitosas!!
    Bjs da
    si

  11. Laurinha:

    … numtendi… gostou da Fleischmann para ferm biológico, ou não? Uso ela SEMPRE nos pães, qdo pede farinha branca…
    outro dia até para pão doce usei…

    E

    Lindas! Gostei! Gosto das emendinhas para cima, sem egg wash, e com noz-moscada tb na carne… vou experimentar esta massa…

    Beijinhos

  12. Mari:

    Que lindas ficaram as suas sfihas!!! Lá em casa são sempre ultra bem vindas, o Marcelo e a Isa amam… vendo essas fotos todas, deu uma vontade enorme de fazê-las!!
    Vc como sempre, mega caprichoso, né mocinho!!
    Bjãooo!!

  13. Patricia Scarpin:

    Eu gosto de deixar a emendinha para cima – cismei com isso depois que vi assim num destes especiais da Veja “Os melhores de São Paulo”. :)
    As suas esfihas ficaram lindinhas e deu vontade! Lá em casa vivo fazendo, o João adora.

  14. Dricka:

    A minha receita é parecida, mas olha só eu não consigo fazer com carne crua, tenho que refogar, apesar de achar que fica muito mais saborosa com ela crua.Vá entender.rsrsrs
    Bjs