Receita de Pão de Queijo Tradicional

Receita de Pão de Queijo Tradicional por PratoFundo.com

Na época que post original foi publicado acontecia uma enxurrada de receitas de pão de queijo na comunidade dos foodblogs e até então, não tinha feito em casa. Além dos polvilho e fécula, eram ingredientes distante de mim, o que foi até bom. Fiquei curioso e fui saber mais sobre o ingrediente: Polvilho Azedo, Doce e Fécula de Mandioca.

Existem tantas versões desse quitute mineiro que, praticamente, cada família de Minas terá a sua versão. Acabei escolhendo a receita vencedora de um concurso realizado na TV, se levou o prêmio… não custava tentar.

Dessa vez, utilizei queijo colonial que é mais salgado que o minas padrão (ao menos, eu achei). Assim, a quantidade de sal varia, leia a observação no final. Queria usar um queijo diferente, por isso troquei. Aliás, um não dois. O parmesão dessa vez não veio do pacotinho, comprei um pedaço (nacional mesmo). Se puder utilizar queijo Canastra não irá se arrepender, é um excelente queijo. E, o ideal para a receita mesmo.

Inscreva-se no canal do PratoFundo
Colagem de uma jarra estilizado com moedas
Apoie o PratoFundo

Você ajuda a manter o site e os vídeos no ar e temos recompensas bem bacanas, vem saber como!

Aconselho usar batedeira planetária com batedor gancho. É uma massa pesada, as batedeiras normais não aguentar o tranco (já testei e quase queimou). Caso não tenha e não queira arriscar queimar o equipamento, bater na mão mesmo.

Congela extremamente bem tanto os pães crus (já separados em bolinhas) quanto assados. Recomendo congelar cru, o resultado fica melhor.

Receita de Pão de Queijo Tradicional

Receita de Pão de Queijo Tradicional

Pré-preparo: 25 minutos
Tempo de preparo: 35 minutos
Total: 1 hora
Rende: 40 - 50 unidades, depende do tamanho.
Autor: Vitor Hugo

Ingredientes

  • 500 g fécula de mandioca (polvilho doce)
  • 300 g polvilho azedo
  • 440 g queijo minas padrão ralado (fino OU queijo colonial)
  • 220 g queijo parmesão ralado
  • 550 mL leite integral
  • 110 mL óleo vegetal (de sabor neutro)
  • 5 ovos
  • 25 g sal refinado (a quantidade depende do queijo usado)
  • 30 g manteiga sem sal
Recomendo sempre usar as quantidades nas unidades de medidas em peso e volume quando presentes. As quantidades em xícaras/colheres são apenas uma cortesia do sistema e menos precisas.
1 xícara: 250mL | 1 colher de sopa: 15mL.

Modo de Preparo

  • Peneirar todos os secos: polvilho azedo, fécula e o sal. Principalmente o azedo, havia vários grânulos duros no meio, e na fécula alguns flocos estranhos. Reserve.
  • Numa panela misture leite integral, óleo, manteiga. Levar ao fogo e deixar ferver.
  • Então, acrescentar aos secos vagarosamente e mexendo. Tendo cuidado, estará quente. Essa etapa é chamada de “escaldar” o polvilho.
  • Para bater, pode ser manualmente com uma colher grande ou espátula. Ideal que seja na batedeira planetária. É uma massa pesada.
  • Continue batendo até esfriar. Deve ficar bem uniforme, macia e uniforme. A melhor comparação é com massa de biscuit.
  • Quando ficar morna, ou seja, conseguir colocar a mão sem se queimar. É o momento de acrescentar os ovos. Parece que eles não serão absorvidos, mas vão. Com calma e paciência, coloque um por um, misturando e esperando que seja absorvido pela massa. Em seguida, os queijos. Parece muito queijo, mas a massa aguenta e absorve tudo.
  • A massa fica pegajosa quando pronta, então, para fazer as bolinhas é preciso passar óleo nas mãos.
  • Aquecer o forno em 180ºC. Unte a assadeira, distribua as bolinhas (deixando espaço entre), assar a 180ºC por 25-30 minutos.

Dicas

  • Queijo parmesão: caso compre a peça, deixo a dica de processá-los ao invés de ralar. É mais fácil.
  • Queijo colonial / minas padrão: sugiro que rale ao contrário do parmesão. Como são queijos mais macios, ao processar pode virar uma massa compacta e pode interferir na hora de adicionar na massa.
  • Sal: caso utilize algum queijo mais salgado, como o colonial, a quantidade de sal irá diminuir bem. No caso do colonial, a quantidade vai para 16g de sal. Mas recomendo que coloque aos poucos e experimente a massa.
  • Adaptado: Pão de Queijo Uai, Sô!
A receita tem links para programa de afiliados, se comprar, o PratoFundo pode receber uma comissão sobre a venda que ajuda a manter o site no ar.
As infos nutricionais são apenas uma cortesia do sistema e geradas automaticamente; podem não refletir a realidade nutricional da receita.
Vem me acompanhar!Confira mais novidades no meu Instagram @PratoFundo!
PALAVRA-CHAVE: pao de queijo
Receita de Pão de Queijo Tradicional
Vitor Hugo

Mestre em Ciência de Alimento, Farmacêutico-Bioquímico e Gastrônomo. Atua como Produtor Gastronômico e Comunicador de Ciência. Criou o PratoFundo para ser o portfólio de gastronomia. No entanto, o site evoluiu, se transformou em uma produção gastronômica com base na Ciência.

Fez ou tem uma dúvida sobre a receita? Comente!

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

Avalie a receita:




99 Comentários (Deixe o seu!)
  1. 5 stars
    O melhor pao de queijo que eu e meu marido ja comemos na vida! Extremamente cheesy e crocante, o sabor é maravilhoso.
    Super recomendo.

  2. Receita é boa e é como fazemos aqui em Minas. Quanto ao queijo, o tradicional para a receita é o canastra curado. Costumo comprar no Mercado Central de BH e os vendedores ralam na hora, caso queira. Sei que o queijo canastra só há pouco tempo teve autorização para ser vendido fora de MG e mesmo assim acha-se em pouquíssimos lugares (sei que em SP/SP tem). Então a ideia de fazer com queijo Minas padrão + parmesão substitui bem o canastra. E para quem mora no exterior pode misturar queijos, sempre usando na mistura um de sabor mais pronunciado, como o parmesão, pecorino ou grana padano. Não vai ser o tradicional com queijo canastra mas ficará bom também.

  3. 5 stars
    ja esta dando agua na boca