Receita de Pão de Queijo Tradicional

Receita de Pão de Queijo Tradicional por PratoFundo.com

Na época que post original foi publicado acontecia uma enxurrada de receitas de pão de queijo na comunidade dos foodblogs e até então, não tinha feito em casa. Além dos polvilho e fécula, eram ingredientes distante de mim, o que foi até bom. Fiquei curioso e fui saber mais sobre o ingrediente: Polvilho Azedo, Doce e Fécula de Mandioca.

Existem tantas versões desse quitute mineiro que, praticamente, cada família de Minas terá a sua versão. Acabei escolhendo a receita vencedora de um concurso realizado na TV, se levou o prêmio… não custava tentar.

Dessa vez, utilizei queijo colonial que é mais salgado que o minas padrão (ao menos, eu achei). Assim, a quantidade de sal varia, leia a observação no final. Queria usar um queijo diferente, por isso troquei. Aliás, um não dois. O parmesão dessa vez não veio do pacotinho, comprei um pedaço (nacional mesmo). Se puder utilizar queijo Canastra não irá se arrepender, é um excelente queijo. E, o ideal para a receita mesmo.

Inscreva-se no canal do PratoFundo

Aconselho usar batedeira planetária com batedor gancho. É uma massa pesada, as batedeiras normais não aguentar o tranco (já testei e quase queimou). Caso não tenha e não queira arriscar queimar o equipamento, bater na mão mesmo.

Congela extremamente bem tanto os pães crus (já separados em bolinhas) quanto assados. Recomendo congelar cru, o resultado fica melhor.

Receita de Pão de Queijo Tradicional

Receita de Pão de Queijo Tradicional

  • Pré-preparo: 25 minutos
  • Tempo de cozimento: 35 minutos
  • Rendimento: 40 - 50 unidades, depende do tamanho.
INGREDIENTES
  • 500 g fécula de mandioca (polvilho doce)
  • 300 g polvilho azedo
  • 440 g queijo minas padrão ralado (fino OU queijo colonial)
  • 220 g queijo parmesão ralado
  • 550 mL leite integral
  • 110 mL óleo vegetal sabor neutro (de sabor neutro)
  • 5 ovos
  • 25 g sal refinado (a quantidade depende do queijo usado)
  • 30 g manteiga sem sal
MODO DE PREPARO
  1. Peneirar todos os secos: polvilho azedo, fécula e o sal. Principalmente o azedo, havia vários grânulos duros no meio, e na fécula alguns flocos estranhos. Reserve.
  2. Numa panela misture leite integral, óleo, manteiga. Levar ao fogo e deixar ferver.
  3. Então, acrescentar aos secos vagarosamente e mexendo. Tendo cuidado, estará quente. Essa etapa é chamada de “escaldar” o polvilho.
  4. Para bater, pode ser manualmente com uma colher grande ou espátula. Ideal que seja na batedeira planetária. É uma massa pesada.
  5. Continue batendo até esfriar. Deve ficar bem uniforme, macia e uniforme. A melhor comparação é com massa de biscuit.
  6. Quando ficar morna, ou seja, conseguir colocar a mão sem se queimar. É o momento de acrescentar os ovos. Parece que eles não serão absorvidos, mas vão. Com calma e paciência, coloque um por um, misturando e esperando que seja absorvido pela massa. Em seguida, os queijos. Parece muito queijo, mas a massa aguenta e absorve tudo.
  7. A massa fica pegajosa quando pronta, então, para fazer as bolinhas é preciso passar óleo nas mãos.
  8. Aquecer o forno em 180ºC. Unte a assadeira, distribua as bolinhas (deixando espaço entre), assar a 180ºC por 25-30 minutos.
Observações
  • Queijo parmesão: caso compre a peça, deixo a dica de processá-los ao invés de ralar. É mais fácil.
  • Queijo colonial / minas padrão: sugiro que rale ao contrário do parmesão. Como são queijos mais macios, ao processar pode virar uma massa compacta e pode interferir na hora de adicionar na massa.
  • Sal: caso utilize algum queijo mais salgado, como o colonial, a quantidade de sal irá diminuir bem. No caso do colonial, a quantidade vai para 16g de sal. Mas recomendo que coloque aos poucos e experimente a massa.
  • Adaptado: Pão de Queijo Uai, Sô!
Você fez a receita? Marca a gente @PratoFundo ou tag #PratoFundo!
Receita de Pão de Queijo Tradicional

Deixe um comentário

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

94 Comentários (Deixe o seu!)

  1. Olá Vitor Hugo,

    Com seu renomado conhecimento, se eu colocar um pouquinho de maisena no pão de queijo, isso me ajuda em qual sentido?

    Grande abraço,

    1. Olha, não acredito que seja necessário. Já tem tanto “amido” na forma de polvilhos que são mais “fortes” que o de milho nem ia fazer diferença em si.

  2. Acabei de fazer essa receita, precisei de ajuda para sovar, pois a massa é realmente muito pesada, e depois dessa resolvi q irei adquirir uma batedeira planetária..rsrs
    Ficou ótimo, pesei os ingredientes direitinho, untei a forma e por via das duvidas coloquei papel manteiga, mas me arrependi, porque acabaram grudando. Sem problemas, bom saber para próxima fornada. Rende muito, vou tentar congelar. Usei queijo colonial, ficou delicioso! Ah, e da próxima vez não vou deixar muito douradinhos, senão fica um pouco duro. Obrigada por compartilhar!

  3. essa receita é muito grande

    1. @Ana: faz menos?

  4. posso usar qualquer queijo.

  5. adoro pãode queijo e a sua receita é a melhor que já vi e olha que já vi muitas recitas por aí…

  6. Vitor estou com agua na boca vou fazer este pao de queijo depois eu conto para vc bjos

  7. Olá, Vitor Hugo

    A receita é muito boa e o seu jeito de apresentá-la melhor ainda.
    Fica mais fácil modelar os pães de queijo depois que a massa esfriar bem e descansar um pouco….
    Depois de fria, a minha descansou na geladeira por uns 20 minutos (bem protegida com plástico e tampa).
    Para padronizar o tamanho dos pães de queijo usei uma colher/pegador de sorvete com mola e modelei rapidinho…

    Abraço

  8. Ola, peguei essa receita qdo passou no Mais Voce, e desde entao sempre tenho congelado em casa pra assar qualquer hora. com um saco de confeiteiro sem bico encho formas de mini-muffins, antes eu usava forminhas de gelo, mas depois comprei as formas de mini-muffins, aquelas que faz 24 mini-muffins por vez, é pratico e facilita ter sempre no congelador, é um sucesso aqui em casa, uma delícia, sempre!!

  9. Olá,
    faz mais de um ano que peguei essa receita aqui com você e costumo fazê-la pelo menos uma vez por mês. Ela é ótima e sempre que faço congelo pra usar no decorrer dos dias. Agora vou contar uma coisa que talvez ninguém acredite… Sempre faço numa batedeira Ciranda Duo da Arno e ela funciona direitinho. Lógico que bato com muita calma, na velocidade máxima e dando pequenas pausas. Nunca precisei tocar na massa a não ser na hora de fazer as bolinhas. Obrigada pela receita maravilhosa
    Bjs

  10. Costumo ser metódico quando sigo receitas, principalmente as que nunca fiz antes. Medi cada grama e mililítro dos ingredientes requeridos acima, porém o pão de queijo saiu uma DROGA. Pesado, gordo, enjoativo, grudou na forma (mesmo untada), uma verdadeira sola. Espero que alguém tenha tido êxito na receita.

    1. Oi Jaík.. será esperou ferver bem os líquidos antes de adicionar aos secos?
      Eu fiz a receita 3 vezes… como não moro no Brasil não consigo queijo minas… ficou ruim e eu achei que era por causa do queijo… depois da segunda vez eu assisti o video e percebi que a massa já deve ser meio dura antes de adicionar os queijos e ovos (a minha ficava super líquida, nao conseguia nem fazer bolinhas).. daí deixei ferver bem os líquidos antes de misturar… a massa ficou mais dura e os paes ficaram uma delícia…
      Eu usei ricota (italiana, que é mais parecida com o creme de ricota da tirolez do que com a nossa ricota) e grana padano… diminuí um pouco a quantidade do leite, pq a ricota é bem mole

    2. ah… e nao precisa untar a forma… é só assar no papel manteiga :)

      1. Tentei assar no papel manteiga e os pães grudaram no papel.
        Untando a forma eles ficaram m pouco mais oleosos na parte de baixo, mas não grudaram.
        Abraços a todos.

  11. Preparei o pao de queijo e ficou excelente !! Fazia tempo que eu queria provar um desses com gosto de queijo msm e nao soh massa como esses que compramos prontos no mercado. Deixo duas observacoes apenas, a massa e realmente pesada, sem a batedeira planetaria acho que nao conseguiria! Outa coisa, eu troquei o queijo colonial por 220g de queijo Reino que eh bem salgado, mas ficou uma delicia, fica a dica pra quem quiser experimentar. A proposito, eu congelei alguns, e deu certo assar depois. Rei.

  12. Ola Vitor, procurava uma receita de pao de queijo e encontrei a sua, e~para meus filhos e amigos.
    A primeira tentativa fiz por conta do que lembrava qdo morei aqui nos EUA (13 anos atrs) e~claro que nao deu certo, assim vou tentar a sua, sao tantos comentarios maravilhosos que tenho certeza que vai dar certo…um grande abraco, Eveli, Gainesville, Florida,USA.

  13. oi

    alguem sabe se posso fazer essa receita numa panificadora dessas domesticas?

    obrigada!

    1. Não sei se a máquina teria força suficiente, a massa é bem densa mesmo.

  14. Hora do lanchinho, galera! Que tal um pãozinho de queijo? http://t.co/vh2XWRNM

  15. Oi vou experimentar essa receita, parece otima!! So tenho uma duvida, no sua receita tem 550ml de leite, na receita original pao de queijo Uai so,tem 450ml de leite, entao qual ‘e a medida certa? ps tenho comp frances entao nao tenho todos os acentos, sorry. Abracos Juliana

    1. Juliana, como está no texto, a minha receita é baseada, houve modificações. As quantidades listadas foram as usadas na preparação da receita, sim?

  16. Olá Victor?! Cara essa receita é “FEDERAL”, muuuuiiito boooa,as pessoas que saborearam os pães disseram que é uma DELÍCIA e é claro que fiquei muito satisfeito,pois o que é bom,delicioso merece aplausos, e esses são para vc.cara, valeu? Brigaduuuuu!!!

  17. Olá Victor,

    Sinto muito meu portugisich é muito ruim. Eu sou da Alemanha e eu sei que isso pães de queijo da minha família de SC. você pode me dizer o que força é ácida? Tapioca de farinha que eu tenho, mas eu não sei o que o primeiro. é, portanto, correto que eu preciso tanto?
    Então, tapioca e do desconhecido para mim?

    Eu ficaria muito feliz com o seu / sua ajuda!

    Obrigado, saudações da Alemanha

    1. Jens, ácida? Seria o polvilho azedo? Dependendo da farinha de tapioca, poderá ser usada, tem que ser um pó bem fininho. Dá para usar fécula de batata, mas ficará diferente.

  18. Olha,essa receita de pão-de-queijo é maravilhosa e tenho recebido elogios de cliente de ter o melhor pão-de-queijo do bairro,a curiosidade da receita me transformou em fabricante,brigaduuuuuuuuuuu!!!!!!!!!!!!!

  19. Eu gostaria de saber se há alguma manha para não deixar que os pães de queijo fiquem duros no outro dia. Não vale colocar dentro de um vidro e tampar porque já fiz isso. Eles não ficam duros mas ficam murchos mas com consistência dura, borrachentos…tipo quebra queixo mesmo.

    1. Esses da receita não ficaram, e deixei tampado dentro de um recipiente. Talvez onde você mora é seco demais ou o vidro ficou meio aberto.

  20. Hoje eu fiz esse pão de queijo: http://t.co/gPeLzczd . A @silvanacvm mandou soltar os cachorros e passou em baixo da mesa.

  21. Um capuccino para o café e um pão de queijo. Servidos? http://t.co/swuqnrXK #dicaTosello

  22. Parece ser tao complicado fazer mas nao custa nada tentar,acho que vou fazer hoje mesmo so de olhar as imagens me deu agua na boca deve ser tudo de bom adoreeeeeeeei!!!

  23. Fiz o pão de queijo e ficou excelente. Ótima receita. Parabéns. só tem uma coisa para quem deseja fazer. A massa é pesada. Nussss!! Vai ser pesada assim lá em casa viu?? Eu amassei na mão mesmo pq não tenho planetária. Fiquei com dor nos braços. Mas no fim valeu a pena. Ficaram ótimos, douradinhos, cresceram que quase estouraram.

  24. muito bom mesmo adorei isoooooooooo

  25. Hoje eu tava com vontade de fazer pao de queijo e procurei na internet. Encontrei seu site com a receita e decidi tentar. Segui as instruções passo a passo e deu certinho! Aqui onde moro nos EUA, só consegui encontrar povilho azedo num mercado internacional. Pro povilho doce eu comprei Tapioca Flour no mercado local, que é praticamente o equivalente ao doce. Como aqui não é fácil encontrar queijo mineiro e tal, somente usei 600g de queijo parmesão ralado. A massa foi preparada na planetária kitchenaid que eu tenho e como ajudou!! UFA! Ainda bem que eu tinha porque a massa realmente é pesada. Mas deu tudo certo! Ficou levemente salgado, da proxima vez colocarei menos sal. Muito obrigada pela receita!

  26. A receita é ótima e suas dicas ainda melhores! Bati na planetária nacional mesmo, ela não quebrou (ufa!), mas tb usei as mãos em alguns momentos.
    vou publicar a receita no meu blog, com a fonte, lógico!
    Ah, também congelei e o resultado foi o mesmo dos não congelados.
    Obrigada!

  27. adoro pao de queijo quando morei em palmas do tocantims nao dava outra comia demais e saboreando todos os dias no cafe da manha

  28. Maravilhoso!!!
    Fiz na mão e dei uma pequena modificada, coloquei 100gr de parmesão de saquinho, 150gr de gorgonzola e 250gr de meia cura.

    O custo foi mais ou menos 25 reais, porem rendeu 200 mini pães!!!

    A massa é pesada mas nem tanto, qd joga o ovo e os queijos fica ótima de trabalhar =]

    Valeu pela receita

  29. fiz o pao de queijo
    o sabor ficou otimo, mas a massa ficou horrivel (kkk)
    fiz de colher pq era impossivel fazer bolinhas, acredito que o erro tenha sido por que coloquei 5 ovos (como manda a receita) mas os ovos eram big’s
    na proxima vez farei com ovos menores.. mesmo assim me acabei de comer
    beijos

    1. A receita indica 5 ovos pequenos, então…

  30. gostaria saber como pode sustituir Polvilho Azedo, Doce e Fécula de Mandioca, eu quero mandar a receita para minha mae, ela mora no México y eu nao sei donde ela pode comprar polvilho azedo etc. no México
    pode ser farina de trigo o milho????
    obrigada¡¡¡

    1. Não vai ficar igual, aliás, ficará bem diferente. Ela poderia usar fécula de batata.

  31. Oiii gostaria de saber se a massa do pão de queijo pode ser batida na maquin de fazer massa de pizza??

    Agradeço uma resposta no e-mail……

    bj

    1. Não saberia dizer, não trabalhei com máquina de pão.

  32. Meu querido, de padaria que eu quis dizer é que pelo menos tenha gosto de queijo entendes….Pq pareceu um pão de polvilho só.

    Comprei queijo minas padrão, como pede na sua receita.
    Só pra vc ter uma ideia, o kg do queijo que comprei custou 40 reais…
    Foi de uma marca muito boa sim.

    Sua receita é otima, é a que mais parece com o original, só achei que não ficou aqueles pães de quejo que voce morde e sente queijo mesmo sabes…

    Talves a quantidade de queijo seja pouca, vou tentar fazer com uns 700gr de queijo pra ver se melhora..

    bjs

  33. vou fazer hoje,adoro desafios culinaristicos.

  34. Fiz o pao de queijo exatamente como vc falou, na planetaria tal…

    Ficou lindo, mais de sabor não ficou tão bom, parecia um pão de polvilho só, Não tinha tanto sabor de queijo.. oque fazer para ficar com mais gosto de queijo? eu acho que colocar mais não resolveria taaanto, será que existe algum produto sabor queijo para adicionar? e assim ficar igual os de padaria rs.

    bjs .
    obrigada.

    1. “Igual de padaria”? É justamente o oposto disso que buscamos. De modo geral, pão de queijo de padaria é feito com pré-mistura. Se não ficou com gosto de queijo, é problema no queijo usado. A qualidade do produto reflete a qualidade dos ingredientes utilizados, sugiro que use um queijo melhor na próxima vez, tá? :)

  35. Faço esta receita para vender. Esperimentem fazer recheado com catupiry e o que mais vendo. Só uso a fecúla de mandioca, polvilho azedo (para não ficar massudo por dentro) e muito queijo curado. Vendo eles congelados. A minha Mãe fazia para vender (ela nos criou e pagou nossos estudos com esta receita).
    Bato eles na máquina de pão.

  36. olá, Vitor Hugo!!!!
    Hoje, acordei com uma vontade de comer pão de queijo, então resolvi procurar na net uma receita nova, então achei seu blog com esta receita que parece ser deliciosa, vou colocá- la em prática o mais breve possível, depois volto para contar o que achei!!!!
    Ah! Adorei seu blog!!!!

  37. Olá Vítor!
    Finalmente fiz a receita de pão de queijo. FICOU DEMAIS!!!
    Confesso que além de dar um pouquinho de trabalho também achei que a minha batedeira (planetária arno) fosse quebrar… rsrsrs… A massa é realmente pesada!!!
    Mas tudo valeu MUITO a pena. Ficaram deliciosos. Sou maluca por pão de queijo e adorei o resultado.
    Da próxima vez irei tentar bater a massa na máquina para pão. Será que rola? Depois te conto se deu certo…
    Ah! Coloquei umas fotos no facebook… dá uma olhadinha lá…

    Beijinhos
    Valéria Regina

  38. Minino, que delícia! Já fiz essa receita duas vezes, congelei o excedente e me deliciei por dias… Pra quem duvida, fiz na batedeira planetária (aquela branca e bege), com batedor de gancho e aguenta firme. Também usei uma técnica milenar pra enrolar: duas colheres! Hahaha – preguiça de ficar com a mão toda lambrecada de óleo.
    Também usei somente polvilho doce, porque o maridão se enganou e comprou demais, e ficou muito bom. Vou comprar o azedo pra misturar e ver se dá muita diferença.
    Ainda, atrasada: parabéns pela receita de Guioza. Fica igual ao do meu restaurante preferido e foi com ela que eu conheci o Prato Fundo. Só vou fazer menos da próxima vez, ou convidar um monte de gente pra comer, quem sabe…

  39. ola esta receita é excelente,mas gostaria que alguem me ajuda-se no biscoito de polvilho,porque razão passado uns dias fica com cheiro e gosto a ranço? sera do oleo? tem algum segredo ao fazer a massa?por favor me ajudem.

  40. oi, eu mora na italia e gostaria de fazer pao de queijo, mas so achei fecula de mandioca….sera que posso fazer esta recita sem o polvilho azedo????

    1. É possível, mas terá diferenças na textura, sim?

  41. Deu certo!=)
    Sempre que faço pão de queijo (ou qualquer coisa que vende em padarias), faço com frio na barriga! Principalmente porque parece que esse tipo de massa tem vida própria… hehehe.
    Adorei a receita e sua descrição do preparo me ajudou a não desistir na hora de incluir os ovos.
    Agora farei o teste de congelar e assar, tomara que não perca a qualidade do que assei fresquinho.
    Seu blog é tudo de bom, parabéns!

  42. Olá, Tudo bem? Nunca fui de comentar mas visito sempre aqui…a minha surpresa foi ver “ler” falando sobre o Prato Fundo na minha revista desse mês,a minha casa….adorei…até porque lá tem a foto de um pão lindo que vi por aqui…vc é muito talentoso…
    Um abraço!!
    Samantha

    1. Olha, a revista já está nas bancas! Vou garantir a minha, heheheh Obrigado pelo aviso, Samantha! :D

  43. Por isso que amo seu blog …. é sempre bao demais da conta ….
    beijos.

  44. Vitor,
    para enrolar os pães de queijo com maior facilidade, basta colocar a massa na geladeira coberta com filme plástico e esperar que esfrie completamente. Desta forma ela fica muito mais firme, facilitando demais o nosso trabalho.
    Para congelar as bolinhas ainda cruas é só colocá-las no tabuleiro sem deixar que encostem umas nas outras. Feito isto, coloque o tabuleiro no congelador e quando congelarem completamente coloque-as em saquinhos plásticos. Garanto que terá bolinhas separadinhas dentro dos saquinhos, igual os industrializados.
    Grande abraço!

  45. Adoro suas receitas! Parabéns!
    Gostaria de pedir uma receita de pão de queijo para congelar, pois moro sozinha, e isto facilitará muito minha vida.

  46. Essa receita fica bem gostosa mesmo, eu já fiz essa e uma variação que só leva polvilho doce. Só uma coisa, não sei se os seus ficaram assim, mas dentro os meus ficam um pouco pesados, não ficam com aquelas “bolhas de ar” no meio, igual pão de queijo de padaria… Será que que é algum erro no preparo?

    Enfim suas receitas são ótimas e as fotos são incríveis!

    1. Ficam maciços sim, ao menos os que fiz. Parece que é devido a quantidade maior de polvilho doce, mas não tenho certeza. Entretanto, não acho que ficam pesados.

  47. Essa receita não tem erro, é uma delicia….
    A maneira correta de congelar, é seguir a receita até colocar na assadeira untada; ao invés de levar ao forno, leve ao congelador ( congelamento em aberto),quando estiver bem durinho, retire da assadeira, coloque em saquinhos de congelar e volte a guardar no congelador. Quando quiser saborear, pre aqueça o forno por 15 minutos e leve para assar na quantidade desejada.

    1. Naia, testei desse jeito mesmo que você disse! Só não assei ainda, vou esperar mais alguns dias.

  48. Amei! :D
    Amo pão de queijo… Ficaram lindos!

  49. Nhammmmmm…

    deu até agua na boca.

  50. olha nao esperimentei mas pela foto hum deve ser delicioso

  51. oi vitor,
    confesso q ri muito,com a receita.
    faz tempo q a procuro,mais confesso q estou com medo de faze-la rsrsrs
    1 pergunta fecula de mandioca naum e o polvilho doce ?
    pq la diz 500 gramas de fecula de mandioca /polvilhpo doce,
    fiquei em duvida se 500 de cada.se possivel me esclarece.

    obrigada continue nos ajudando

  52. Olá Guilherme,

    Agradeço os elogios e o contato! :) Olha, a batedeira que usei para fazer a massa de pão de queijo não foi uma planetária. Foi dessas “normais” e quase estragou. Só usei para testar (e por não ter outra opção).

    O ideal é uma KitchenAid mesmo ou na força bruta! heheheh

  53. Hei Hugo,

    Amei sua receita. Alem de rir bastante enquanto fazia o pao de queijo.
    Moro em New York. E felizmente tive condicoes de comprar uma kitchenaid (aqui ela custa em torno de $ 299 e ainda pude pagaar de 3 vezes no cartao, acredita?).
    Estou fzendo os paes pela segunda vez. Trabalho na casa de uma famiia brasileira aqui e semana que vem vou fazer pra ela.
    Everybody loves pao de queijo. Meu filho estuda cinema e uns amigos da escola(americanos) vieram aqui em casa e eu servi pra eles. E eles amaram. Vc precisava ver eles tentando falar “pao de queijo. Foi muito divertido. Obrigada pela receita.

  54. Olá Vitor…
    Descobri seu blog a pouco e achei fantástico. Adorei os links dos outros blogs também. Desconhecia este maravilhoso mundo a nossa disposição. Já tenho uns 25 endereços nos favoritos.
    Me formei no curso de cozinheiro do SENAC aqui de Curitiba e agora estou cursando uma faculdade de Gastronomia.
    No Senac nós faziamos um pão de queijo parecido com o da sua receita. Era uma massa pesadíssima e batiamos numa batedeira gigante… Aquela de padaria mesmo.
    A pouco comprei uma Planetária (aquela bege e branca, sabe?), ela vem com um gancho… Gostaria de saber se ela aguenta bater essa massa. Sabe como é né… brinquedo novo a gente não quer estragar.
    Parabéns pela disposição de manter esse blog. Continue sempre.
    Abraço!

  55. Mas rapaz,

    Que pão bom, meu irmão!!!!
    Tirei a noite de Sexta-feira pra faze-lo e claro, come-lo. Acompanhado da patroa.
    Muito bom, segui a receita direitinho, e um detalhe, a batedeira pifou. Por tanto dou uma dica para aqueles e/ou aquelas que tem medo de comer – por motivos adiposos. Bata na mão, é ótimo para seu condicionamento fisico, e depois poderá comer a vontade sem peso na conciência. Só tenha cuidado para não pingar a massa de suor…
    Outra dica para quem mora em lugares quentes como eu, que moro em Natal, é depois que a massa ficar pronta, deixe-a descansar um pouco na geladeira para que o queijo volte a ter uma boa consistencia na hora de enrolar, caso contrario será bem dificil enrola-los.
    Enfim, exelente receita.

  56. o que sempre faço por aqui é sem fécula de mandioca (com mais polvilho e queijo) e fica muito bom. o preço do queijo daqui também é mais barato, geralmente uns 5 – 6 reais o.Ô, colocando um pouco de queijo parmesão realmente fica muito mais gostoso. :)

  57. Amei essa receita. Muito obrigada!

  58. Essa massa é muito boa! Eu fiz com polvilho doce e azedo e depois de frio errolei as bolinhas e congelei.
    O Pão de queijo ficou uma delícia, não senti nenhuma mudança na massa pelo fato de ter sido congelada.
    Abraço.

  59. olha, se a massa ficou pegajosa tem algo errado (oleo e leite a mais, ou ovos). outra a coisa se fizer o pao de queijo muito grande, ele nao cresce. fica parecendo broa. eu sempre deixo de acrescentar um ovo se a massa ja estiver muito mole , para nao ficar pegajosa. nunca tentei fazer esta receita com porvilho azedo e doce ainda. saudacoes

  60. Olá Miguel,

    A massa ficar pegajosa não quer dizer que ficou mole. Grudava um pouco? Sim. Mas só, não significa que está errada. Sem falar que esta receita é diferente da que você deve fazer, pelo menos é o que dá a entender no seu comentário, né?

    Entre pão de queijo e broa existe um mar de diferença, não? uheuehue Ah sim, na foto parece grande por estar em macro a fotografia.

  61. Olá Loide,

    Creio que a massa possa ser congelada, porém não tenho certeza. Nunca testei isso, então, não tenho como afirmar nada, certo? :)

    Agradeço a visita e o comentário!

  62. Quanto a receita do pao de queijo, ninguem comentou se a massa pode ser congelada. Poderia me dizer se e possivel congelar a massa sem comprometer a qualidade do produto.

    Obrigada

    Loide

  63. muitos parabens pois gostei muito desta receita que é muito interessante muito obrigado fernando

  64. @Cristina: né por nada não, mas nesta receita não vai fécula de batata…. =/

  65. aqui em jãoa pessoa não encontrei a fecula de batata ,como substituir este ingrediente

  66. Comi em BH um pão de queijo diferente. Foi na funy, no shopping ponteiro do lar. Ele é um pão de queijo que esfarela um pouco. Alguém saberia me indicar uma receita assim?

    Grata

  67. gostaria de pedir uma ajuda a vc
    faço pão de queijo pra vender a massa pronta
    e esta acontecendo umas paradas estranhas
    o pão de queijo quando termino de fazer fica excelente
    pedois de dois dias que a massa vai pra a geladeira não cresce mais o pão de queijo
    poderia me ajudar
    agradeço sua compreensão

  68. Gostaria de informar que o custo da receita em BH isso mesmo. Utilizei queijo parmensão de 12,00 0 kg e o minas de 9,00. A fécula 1,20 o polvilho 1,00, a margarina 2,53, ovos 0,10 a unidade. Faça o cálculo e certificará os resultados. Quanto eu ser Engenheira de Alimentos não conta muito, pois esta receita é de familia a mais de 30 anos. Saudações Marilda Fajardo

  69. @Marilda: OH my god! Espero que não tenha levado mal as minhas observações! A receita é excelente. :) Quanto aos cálculos, fiz tendo como base onde eu moro em que tudo é muito caro. Antes de postar, pesquisei o preço de “São Paulo” tendo como base a tabela do Pão de Açúcar (sei que é mega caro também). Lógico que se pesquisar em cidades grandes é possível baratear o custo da receita.

  70. Vitor, minha experiência foi parecida com a sua: a massa realmente é pesada e a minha Kitchen Aid nessas horas é o meu marido, rsrsrsrs. Quando eu vi que não ia dar conta, chamei o coitado, fiquei com medo de não dar certo na minha batedeira, ela é tão fraquinha… Mas realmente a gente pensa que não vai dar certo quando vê aquela meleca toda, rs.

  71. Não assisti o programa da anamariabraga, mas ‘assisti’ o seu… suas dicas entregam meeesmo o ouro, digo, o pão de queijo. Parabéns!
    Beijinhos,

  72. Vitor,
    Sou uma apaixonada por tudo que se relaciona à culinária. Cozinho por por paixão e curiosidade e sou uma colecionadora voraz de livros e revistas de culinária. A receita postada por vc é clássica e muito trabalhosa. Confesso que não saberia o que fazer com 40 pães de queijo. Minha ex sogra que era mineira fazia uma muito semelhante. De muitas receitas de pão de queijo que experimentei a minha preferida é uma muito simples e heterodoxa. Os puristas a considerarão uma heresia. Mas garanto que é deliciosa e, além disso engorda menos. Experimente e depois me conte. A unidade de medida é um copo de 250 ml (medida do copo de requeijão). Vamos lá: 1 copo de 250 ml de polvilho doce, mesma medida de batata cozida e espremida, mesma medida de queijo ralado (meia cura ou parmesão ou metade de caca um) 1 colher de sopa de óleo, 1 ovo e 1 colher de chá rasa de sal. Amassar tudo e fazer bolinhas. Untar um tabuleiro e levar ao forno 180 graus por mais ou menos meia hora. Em tempo: assisti o programa da Nigela do bolo quádruplo de chocolate. Pensei que fosse enjoativo por causa de tanto chocolate. Só de ver ela fazendo minha enxaqueca me soprou uma ameaça: nem ouse a fazer ou aparecerei em grande estilo.He, he. Um abraço.

Trackbacks/Pingbacks

  1. Correria, sem net e um pão de queijo… | brazilianspice

    […] Dei uma pesquisada pelos blogs que eu sigo e encontrei várias opções, mas acabei parando nessa aqui, do Vitor do blog Prato Fundo, que eu […]

  2. Mini Pão De Queijo Fácil — Prato Fundo

    […] dizer que este daqui é diferente do tradicional, pão de queijo, em que o polvilho é escaldado e tudo o mais. É uma versão mais simples quando se está na […]

  3. PinheiroSupermercado

    Pão de queijo – https://pratofundo.com/127/pao-de-queijo/

  4. Luciana Agostinho

    Vou experimentar nova receita de pão de queijo. https://pratofundo.com/127/pao-de-queijo/

«

»