Como se faz: Iogurte Caseiro na Garrafa Térmica

Parece uma dica diferente e realmente é. Fazer Iogurte na Garrafa Térmica quando não se tem uma iogurteira

Garrafa térmica e suas partes

E em casa! Essa dica li faz bastante tempo lá na Casa da Chris e ficava enrolando para testar até finalmente ser levado para o mundo cremoso do iogurte e perceber que sairia bem mais em conta colocando na ponta do lápis.

Sem falar do controle quanto aos ingredientes usados. Ok, não vão lá muitos assim, porém, a gente saberá exatamente o que tem dentro dele, além de poder variar os sabores e as combinações.

Nos meus testes, a proporção entre leite e iogurte inicial é: para cada 500mL de leite é usado 1 colher (sopa) de iogurte pronto.

Acredite-me, apenas uma colher de sopa é o suficiente. Tenhas fé! Eu não tive (na primeira vez) e o resultado ficou aquém do desejado. Virar iogurte, virou. Porém, mais ácido e líquido do que o imaginado. Então, escute quem já errou por você, hahahahah.

Sim, para iniciar a sua produção caseira é necessário ter um iogurte comprado ou então o fermento lácteo que também é vendido nos supermercados. Confesso que nunca usei esse tal fermento, preferi não começar por ele (leia-se: é absurdamente mais caro que um singelo potinho de iogurte).

Iogurte Caseiro: Qual leite usar?

O produto final depende exclusivamente do leite usado. Usar leite desnatado é um tabu, um no-no-no, ok? Quer dizer, poder usar você até pode, mas a falta da gordura vai deixar bem sem gracinha o iogurte. Quando faço utilizo leite integral com um plus, uma variedade com teor de gordura maior do que o integral, ele cheira creme de leite! É mais rico, é uma delícia! hahahahah Troquei. Testei com leite integral normal e ficou bem melhor.

Iogurte Caseiro: Qual será o fermento lácteo?

E para o iogurte inicial, que será usado apenas uma vez, procure um integral, sem sabor e não adoçado. Leia o rótulo a procura dos ingredientes, compre aquele quem possua a menor quantidade deles. Iogurte deve ser feito, basicamente, de leite integral (se for reconstituído não tem problema) e fermento lácteo. Só.

Já a garrafa térmica, uso essa de metal… foi a mais barata que encontrei! Não precisava daquelas super caras que preservam o calor por horas, sem falar que será usava apenas para isso. Ou seja, nada de usar aquela de café que você já tem casa! Ela cheira a café longe e vai deixar gosto no iogurte.

ATUALIZAÇÃO (27/01/2010): experimentei usar leite integral normal, pois não encontrei a marca usual. O resultado é excelente, ainda mais se acrescentar 2 colheres (sopa) de leite em pó no leite morno.

Iogurte dentro de uma tigela vermelha

Iogurte na Garrafa Térmica

Pré-preparo: 10 minutos
Tempo de preparo: 6 horas 40 minutos
Total: 6 horas 50 minutos
Rende: 500 mL
Autor: Vitor Hugo

Ingredientes

  • 500 mL leite integral
  • 20 g iogurte sem sabor (integral)
Use as quantidades nas unidades de medidas em peso e volume quando presentes. As medidas em xícaras/colheres são apenas uma cortesia do sistema e menos precisas .
1 xícara: 250mL | 1 colher de sopa: 15mL.

Modo de Preparo

  • Esquente metade do volume de leite usado. No caso, 250mL. Não é necessário ferver completamente, quando aparecer os primeiros sinais de “bolhas” de fervura está ótimo.
  • Junte o leite quente a outra metade, mexa. Teste a temperatura, experimente o leite (leve ao lábio). Você deve suportar o calor do leite, caso esteja muito quente deixe ficar morno. Pense, se você não suportar, o fermento lácteo do iogurte também não irá. Deve ficar entre 37-40°C.
  • Então, acrescente o iogurte e mexa bem. Transfira para a garrafa térmica e feche bem.
  • No modelo usado, o melhor procedimento foi: deixar fechada com todas as tampas por 3 horas em temperatura ambiente, então, retirar a tampa interna de vedação e deixar apenas com a tampa externa. E levar para geladeira. O leite irá esfriar lentamente, e se transformará no iogurte. Desse modo, ficou no ponto para o meu paladar: nem ácido demais e nem de menos. Caso deixe mais tempo a fermentação ocorrendo na temperatura ambiente, a tendência é ficar mais ácido.
  • Alguns lugares dizem que dura até 15 dias, particularmente, é muito tempo. No máximo, uma semana e olhe lá. E para a manutenção, ou seja, a próxima leva de iogurte é só separar uma colher de sopa desse iogurte para usar no próximo e assim por diante.
  • Pode ter sido coincidência, mas creio que seja importante comentar: a primeira leva senti que ficou mais líquida, já a segunda ficou mais “firme” e a terceira ficou bem cremosa. Então, com o passar da produção pode existir diferenças entre elas.

A receita tem links para programa de afiliados, se comprar, o PratoFundo pode receber uma comissão sobre a venda que ajuda a manter o site no ar.
Informações nutricionais
Calorias: 100kcal (5%)
As infos nutricionais são apenas uma cortesia do sistema e geradas automaticamente; podem não refletir a realidade nutricional da receita.
Vem me acompanhar!Confira mais novidades no meu Instagram @PratoFundo!
PALAVRA-CHAVE: tecnica basica
Vitor Hugo

Mestre em Ciência de Alimento, Farmacêutico-Bioquímico e Gastrônomo. Atua como Produtor Gastronômico e Comunicador de Ciência. Criou o PratoFundo para ser o portfólio de gastronomia e ciência.

Fez ou tem uma dúvida sobre a receita? Comente!

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

Avalie a receita:




42 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Vanessa:

    Adorei a receita. Fiquei um pouco pasma com a idéia e conferi. O que gostei mais ainda, foi a riqueza de detalhes que facilitam a execução. Já fazia um, muito semelhante, que pecava na acidez. Bater com frutas ou com meia caixinha de gelatina(gosto da de morango)dissolvida fica ótimo.
    Já vi outros blogs divulgando seu texto na íntegra sem fazer referência, isso não é legal!
    Parabéns pela dedicação.
    Vanessa.

  2. Luciana:

    Oi Vitor, vim agradecer! Nao lembro como vim parar aqui, mas fiquei fascinada pela possibilidade de facilitar a produçao do iogurte.
    Os meus nunca davam certo: ou ficavam muito ácidos, ou muito líquidos, ou tinham gosto estranho…e isso da garrafa térmica resolveu meu drama!
    Primeiro tentei só com leite e iogurte, e parecia que ia dar errado, mas ficou uma maravilha. Na outra vez fiz com um pouco de leite em pó e ficou mais cremoso, como eu gosto!
    Vc tem razao sobre a quantidade de iogurte natural, e também sobre o tempo de fermentaçao…fica no ponto certo.
    Hoje tô dobrando a receita pra ver se dá conta da demanda aqui de casa.
    Tô super feliz, obrigada! ;)

  3. Ana Claudia:

    Oi , Vitor

    Quanto tempo … adorei essa receita de yogurte na garrafa térmica ….acho que essa consigo fazer … brincadeira.
    Bjos

    Ana Claudia

  4. Elaine:

    Vitor,
    Tbm adorei a receita, já fiz duas vezes e estou amando.
    Muito obrigado por comparilhar, e adorei os pitacos nos comentarios acima.
    Valeu!!!

  5. Vivianne Pontes:

    Aqui em casa fazemos com iogurte Itambé, e fica com textura de creme de leite, uma delícia! Mas separamos em potinhos fervidos, tipo geleia, e dura até um mês. Dá pra fazer uma variação usando um pouco de kefir também. Beijo.

  6. gil:

    Vitor a colonia siria usa isto a bastante tempo, porém eles
    colocam simplesmente numa vasilha de vidro coberta na geladeira. Realmente é muito fácil e o produto final perfeito.
    Boa dica
    abraços
    gil

  7. Marcia:

    Olá!
    Eu fiz e adorei, dá super certo.

    Abraços

    Márcia

  8. gabrielle:

    olá!
    parabens pela receita!!
    mas tenho uma dúvida…
    como faço para acrescentar frutas ao iorgute?
    abraços!

  9. angelica:

    Que idéia interessante.
    Adorei.
    Será que dá certo naquelas garrafinhas (tipo térmica) de lancheira?
    Meu filhote cresceu chegou a hora de reciclar.
    Bj.

  10. véia:

    Posso pitacar? iogurte caseiro é assim mesmo, ninguém garante 100% de acerto a gente vai melhorando toda vez que faz…

    Nunca fiz na garrafa e achei essa receita bem prática!
    com excessão da garrafa, eu faço do mesmo jeito, leite integral+ iogurte pronto, uso um pote de sorvete como vasilha e coloco pra dormir de um dia pro outro num lugar bem escurinho, e vou consumindo, qdo tá quase acabando, e ainda resta o fundinho eu só preparo mais leite e pronto!

    eu uso o truque do dedo indicador no leite morno pra saber a hora de colocar o iogurte. Ele deve estar quente, mas não muito. Se você sentir o calor e conseguir manter o dedo no leite por 10 segundos, é porque a temperatura está correta.
    Meio nojentinho? tá então dá pra comprar um termômetro culinario custa 10 pila.

    De certeza vou fazer na garrafa, tenho uma perfeita!

  11. Claudia Regina:

    Gente do céu!

    Na minha ignorância achava que ia ter que encher minha pequeniníssima cozinha com mais uma tralha (iogurteira), eventualmente, até você escrever esse post salvação! Amei, amei, amei!

  12. Dri:

    Adorei a dica da garrafa térmica! Já havia feito na panela com pano de prato… Será que com leite de soja fica bom?

    Parabéns pelo blog, eu adorei!

  13. Dani:

    Essa eu vou testar para economizar na luz da iogurteira. Gostei da dica!

  14. Anna:

    Adoro essas receitas ninja!

    Você conhece alguma receita de frozen yogurt caseiro? Aquela ideia das frutas congeladas é muito boa, mas eu queria tentar smoothies de frutas pouco amigas do congelador…

  15. Leila:

    Olá Vitor Hugo….
    eu sempre fiz iogurte em casa com a receitinha da mamãe… basicamente o mesmo procedimento, exceto pela garrafa térmica… enrolamos vários “panos” ou um pequeno cobertor… essa ideia da garrafa foi ótima.
    Outro ponto que você pode testar: minha mãe acrescenta um colher de leite em pó para ficar mais encorpado, mas não pode colocar muito porque senão fica “puxando” (será que dá para entender?) :)
    Ah, e por experiência própria, já fiz com leite direto da vaca…. hum, fica super encorpado e uma delícia….

    beijos e parabéns pelo blog!

  16. Mesa pra 1:

    Ao que tudo indica, na 18a. leva vai virar uma pedra!

    kakakakkakak

    Essa é tão fácil que até eu consigo fazer… eu acho!

  17. Fabiana:

    Puxa!
    Vou economizar com a iogurteira, graças a você!!!!!
    Adorei a dica!
    obrigada por dividir essa idéia!
    bjs

  18. Elisa:

    A tão esperada receitinha de iogurte!! Como vou viajar, não vou fazer essa semana, mas essa promete ser o hit aqui em casa!

    Obrigada por compartilhar as receitas, Vitor!

    Bjão!
    =)

  19. Adri (Nadeshiko):

    adorei, vitor!
    vou fazer pq eu amo iogurte!

  20. Carlos Wavel:

    Como é que eu nunca pensei nisso antes?!
    Muito boa a dica e o jeito de fazer! Vou aproveitar que ainda estou de férias e experimentar o quanto antes!!!
    Depois twitto pra dizer se ficou bom! :D