Com a mudança de estação bateu aquela vontade de uma sopa cremosa… e não era qualquer uma não. Tinha que ser de abóbora com leite de coco, gengibre e pimenta. Tinha que ser.
A primeira vez que tentei fazer uma sopa nesse estilo — cremosa — não deu lá muito certo. O sabor da abóbora foi subjugado pelas especiarias usadas na época. Mas não desta vez!
A dona abóbora, assada, está aqui! Assim como o senhor gengibre acompanhado pela pimenta dedo de moça. Tudo na medida que a minha vontade desejava. E o leite de coco vem para dar a graça da gordura untuosidade, equilibrando tudo. Ah, as cenouras também assadas ajudam na cor e no sabor levemente adocicado que possuem.
O único se não seria: ficaria ainda melhor se tivesse feito croûtons para acompanhar. Sabe, para dar um crocante (diga com o sotaque do Claude) no prato.
Sopa de Abóbora Cremosa
Ingredientes
- 250 g polpa de abóbora assada
- 1-1/2 cenoura assada (cortada em cubos)
- 200 mL leite de coco integral
- 150 mL água
- ¼ cebolas (picada)
- 1 dente alho (ralado ou picado)
- 1 colher de chá gengibre fresco (ralado)
- ½ colher de chá pimenta dedo de moça (picada; sem as sementes)
- sal refinado (a gosto)
- azeite (a gosto)
- iogurte sem sabor (coalhada ou creme azedo; a gosto)
Modo de Preparo
- Prepare a abóbora assada conforme explicado, aproveite para assar as cenouras junto.
- Em uma panela, em fogo médio, refogue no azeite a cebola até transparente. Junte a pimenta dedo de moça, alho e o gengibre. Refogue.
- Junte a cenoura em cubos, misture bem. Espere 1-2 minutos, então, adicione a polpa de abóbora. Misture bem antes de adicione o leite de coco e a água. Deixe cozinhar por 15-20 minutos para os sabores se distribuam, acerte o sal.
- Processe a sopa no liquidificador ou mixer. Após, poderá ajustar a cremosidade da sopa colocando mais água ou não. Cuidado quando levar o creme ao fogo novamente, poderá espirrar.
- Sirva quente e se desejar acompanhe iogurte, coalhada cremosa ou creme azedo (usei iogurte) e, croûtons.
It looks beautiful, creamy and delicious.
parabéns pelo blog!
estou começando um da minha cozinha também, só falta tempo pras atualizações!
dê uma olhada, por favor:
bjos!
Delícia de sopa!
Perfeito para esquentar nesse friozinho!
Cadê o Calendário de Julho? :(
Agosto já tava quase aí… Quero ver suas fotos a-r-r-r-r-a-s-a-c-o-z-i-n-h-a!
Adoro sopa! Mas o clima em Londrina tá tão maluco, um dia faz frio, outro dia faz calor, impossível dizer quando é dia bom pra sopa. Inverno fajuto.
Mas hein, cadê as receitas com chocolate por aqui? ):
Adorei o blog.
Com certeza vou fazer essa sopa de dar água na boca.
Passa lá no meu blog ( acabei de começar ) e vê o que você acha, se puder! adoraria ter dicas suas.
Ohm Vitor, eu amo o PF e suas postagens com jeitinho de comfort food, sempre estou por aqui.
Sou somente uma curiosa na cozinha e é tão legal ver seu profissionalismo em ação aqui no blog. Esse creminho parece perfeito e atiçou a curiosidade das minhas papilas vegetarianas
:)
Ah, sou sua vizinha de norte, moro em Cornélio Procópio, já ouviu falar?
Abraço e sucesso!
Hummm, deu água na boca sóde ver….
que creme tao delicioso
adorei
beijinhos
Vitor
Abóbora, gengibre e pimenta dedo de moça, sem dúvidas uma combinação muito saborosa. Ainda não preparei a receita, mas com certeza vou fazer, visto que aqui no Sul está muito frio e esse creme de abóbora combina demais com baixas temperaturas.
Parabéns pelo Blog, estou garimpando Blogs de Gastronomia e o seu vai para os meus favoritos, assim não o perco de vista.
Abraços;
Fabi Artmann
Oi Vitor!! Imenso prazer em conhecer o prato fundo,estou navegando e adorando tudo,suas postagens são muito fofasuma idéia melhor que a outra,com certeza estarei por aqui sempre!!
Um grande abraço.
Jussara.
Sara: Depende do que você diz “divulgar”. Sim, a peça é da Oxford. Eu não gostaria que fosse passado a impressão que a composição foi feita para a empresa ou de que o blog é associado a marca. Duas coisas que não são verdades.
EM: Você tem algum artigo/estudo que testou isso? Gostaria de ler.
Fer: Como disse na receita, foi usado leite de coco em pó reconstituído (https://pratofundo.com/la-violetera-leite-de-coco-em-po/) que é mais suave que o leite comprado pronto. Assim, a indicação é acrescentar aos poucos o leite de coco pronto.
Oi…tudo bem?
Gostei da idéia do leite de coco, eu já fiz uma sopa de abóbora também um pouco diferente da sua e usei mascarpone, mas o leite de coco deve dar um sabor bom…ele não sobressaiu demais?
Abobora é muito boa, ainda mais na forma de sopa. Porem, a abobora pede cautela nos constantes (re)aquecimentos. Isso porque é um alimento que libera muito nitrito qdo aquecido em demasia.
VH, posso fazer com abóbora japonesa????
Google me diz que a temperatura lá fora é de 9 graus Celsius, mas infelizmente eu não tenho abóbora. Fiquei com água na boca. A cor ficou linda e o gengibre foi um toque interessante.
Vitor….
que lindo, estava pensando no que fazer hoje no jantar e agora já decidi…rsrsrs
Beijo
Paula
Humm…Essa receita parece ótima…Uma sopinha de abóbora, ainda com o toque especial do gengibre, ajuda a aquecer nossos corações nesse inverno.
O consomê é da Oxford, não? Posso divulgar?
Abraços, bom fim de semana!
Vitor, essa receita vou ter que fazer. O gengibre deve dar um toque especial, não?
Bjs
Carla