Como se faz: Vegetais Assados (Roasting)

Um assado é sempre bem-vindo. E se for vegetais assados da melhor maneira possível transforma qualquer refeição!

Assadeira com vegetais espalhados sobre visto de frente

Cozinhar vegetais e legumes adiciona aquele sabor de queimado/caramelizado bem comum em assados em geral. Além de ser uma maneira diferente de encarar os mesmos ingredientes. E não precisa ir muito longe nisso não.

Cebola, batata, cenoura, abóbora, alho-poro, alho… Possibilidades são vastas e fartas. Basta escolher. O tempero não poderia ser o mais simples de todos: sal, pimenta do reino e azeite (ou óleo mesmo). Claro, é possível acrescentar outros condimentos, mas se atendo ao básico é difícil de errar, além de provar o gosto do alimento em si.

Cenouras e cebola disposta sobre uma assadeira

Dicas para Vegetais Assados

Com as batatas acho bacana pré-cozinhar, isso diminui o tempo no forno. Mas nada impede de irem cruas também. Dessa vez como era uma só, foi crua mesmo para o forno. Cenoura? Parece bastante no começo, mas diminui consideravelmente. E a doçura natural aparece. Uma beleza.

Vegetais Assados: Forno Quente

O que diferente, basicamente, do uso normal do forno quando é assado vegetais é temperatura. Precisa ser alta, bem alta. Ao menos, nesse caso. Geralmente, uso em torno de 200-250ºC por cerca de 30-40 minutos. Começo com uma temperatura mais alta e depois abaixo para terminar o cozimento, mas depende do alimento. Temperatura mais baixas vão assar também, claro, mas o efeito do caramelizado será menor e não queremos isso.

A assadeira que uso é velha de guerra e criou uma camada anti-aderente com o passar do tempo, de tanto queima e tira de gordura e afins. Caso a sua não seja assim, recomendo que envolva muito bem os vegetais na gordura usada para que não grudem.

Batata assadas sobre assadeira

Acredito que deu para entender o espírito, não? Servem como acompanhamento de carnes em geral, numa salada, com omelete. Tudo bem que comer eles sozinhos não é nada difícil.

Vitor Hugo

Mestre em Ciência de Alimento, Farmacêutico-Bioquímico e Gastrônomo. Atua como Produtor Gastronômico e Comunicador de Ciência. Criou o PratoFundo para ser o portfólio de gastronomia e ciência.

Fez ou tem uma dúvida sobre a receita? Comente!

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

12 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Viviane Rocha:

    Oi!!! Sempre passo por aqui pra dar uma olhada, adoro seu site! Nunca fiz vegetais assados, mas queria testar esse fim de semana e gostaria de saber se cada legume não tem um tempo de cozimento diferente do outro. Exemplo: a beterraba fica mais tempo do que a abobrinha, por ser mais dura? Pode ir tudo junto e ficar o mesmo tempo no forno? Quero testar abobrinha, pra ver se aprendo a gostar dela, beterraba, brócolis, couve flor, alho, cebola, berinjela, cenoura e batata. O que vc acha?
    Beijos e parabéns por cada explicação, você é ótimo!

    Vivi

    1. Vitor Hugo:

      @Viviane: está corretíssima! Dependendo do legume escolhido irá demorar mais ou menos. Os que usei tiveram praticamente o mesmo tempo, no geral. Alimentos mais duros (beterraba, abóbora) vão levar mais um tempinho de forno, já os mais mole (abobrinha, couve-flor) vão levar menos. O ideal é sempre cortar em tamanhos similares para tentar ter um mesmo tempo, mas nem sempre é possível. Dica: couve-flor assada é incrível, gosto bastante! Agradeço a preferência! :D

  2. Regina Guimarães:

    Eu preparei os legumes numa temperatura do forno de 200 graus, porque também estava assando um tipo de suflê de azeitonas. Aumentei para 270 graus depois de uns 25 minutos e deu certo, ficou com um caldinho caramelizado. E o perfume que tomou conta da cozinha….eita maravilha! Ah, além do sal e do azeite, usei um pouco de tomilho e manjericão frescos e umas pitadas de ervas de provença (tempero seco).

  3. Mafrinha (@elimafra):

    Vou fazer isso aqui pros meus pais amanhã… http://t.co/OOJubsgk Ok, é pra mim, mas eles vão gostar também

  4. Maria:

    Aqui nunca acumulou água… mas quero logo testar com temperatura mais alta!!! ;O)

  5. Tamy:

    Adoro fazer legumes assados… a vida fica tão mais prática quando colocamos tudo em uma assadeira e levamos ao forno!!! Tem o tempo certo para ficar pronto e vc um tempo livre para fazer o que quiser!!! Adoro…

  6. Alessandra:

    Excelente post!
    Adoro vegetais desta forma e acho que ficam com ótimo aspecto!

    Bjo
    Ale

  7. João Gabriel Margutti Amstalden:

    Pô, ainda bem que voce postou isso. Achei que só eu gostava de vegetais com pouco tempero e ao forno. São sensacionais!

  8. Maria:

    Sempre fazemos legumes assados aqui em casa (e concordo com a Pérola que o brócolis fica sensacional). Acrescento também à lista: couve fininha e batata-doce. Mas eu sempre utilizo temperatura baixa (e a batata sempre entra crua). Vou experimentar os 200-250 graus pra sentir a diferença. :O)
    Beijo!

    1. Vitor Hugo:

      O negócio aqui é roots, heheheh Dando uma pesquisada, notei que temperaturas mais baixas (<180ºC) cozinham-baking-steamy, sabe? E o alimento tende a perder água que pode acumular na assadeira. Já em nas mais altas, não dá tempo disso acontecer.

  9. Pérola:

    Adoro!!! O campeão em sabor, para mim, é o brócolis assado! Inhame, mandioquinha e cebola tb batem um bolão!
    Beijos!

  10. Karina P. Papa:

    Olá Vitor, tudo bem?

    Sempre acompanho seus boletins, está de parabéns…
    Também adoro assar os legumes e alguns vegetais, adoro o caramelizado…
    A cebola, o pimentão e a beterraba prefiro assar com casca pois creio que crie um vapor e mantenha a umidade….

    Abraços e parabéns novamente