A ideia para a peça veio da Anatomia do Cupcake criada por Allen Hemberger e Sarah Wilson, inspiração é clara e evidente. Não tenho nem como negar e nem o faria.
Na hora quando vi a artfood (existe essa palavra?), no mesmo instante pensei no brigadeiro nosso de cada dia. Posso estar enganado, porém acredito que o docinho seja uma unanimidade nacional. Ouso a dizer, é um brasileiro nato, mesmo que as origens sejam portuguesas. Veja em o brigadeiro original.
Foi assim que Anatomia do Brigadeiro surgiu.
Quando faço brigadeiro fujo um pouco do tradicional dependendo de quem for comer. Além do leite condensado que ao meu ver é mandatório, acrescento creme de leite e chocolate meio amargo derretido. E cacau em pó no lugar do achocolatado, o meu fala flamenco.
A gordura do creme de leite opera milagres, a cremosidade é um detalhe a parte. Devido ao chocolate amargo e ao cacau, o brigadeiro fica menos doce, logo, menos enjoativo. O que eu prefiro. Para enfeitar as possibilidades são bem grandes, escolhi: normal, flakes dark e colorido normal.
Era para isso que eu precisava dozamigo designer para me ajudar quando comentei no @pratofundo. Ajeitar tudo o mais alinhado possível, testar as possibilidades de luz e subir na escada levou uma tarde toda. Sem contar a pós-produção, escolher qual a foto menos ruim, a fonte, como diagramar… enfim.
Não ficou perfeito, mas gostei do resultado. E você? Devido a pedidos, a receita depois do corte. :)
Anatomia do Brigadeiro
Ingredientes
- 395 g leite condensado (1 lata)
- 200 g creme de leite UHT (caixa/lata, 20% de gordura)
- 200 g chocolate meio amargo (picado)
- 20 g cacau em pó (100% cacau)
Modo de Preparo
- Derreta o chocolate no microondas ou em banho-maria.
- Junte todos os ingredientes numa panela e leve ao fogo baixo.
- Cozinhe por cerca de ~20 minutos, mexendo sempre até chegar no ponto de brigadeiro (desgrudar da panela).
- Transfira para um recipiente e deixe esfriar.
- Enrole com as mãos untadas com óleo e decore com os confeitos desejados.
Dicas
- Ponto: devido ao creme de leite demora mais para chegar ao ponto.
Adorei!
Suas fotos são incríveis!!! Ainda não testei o brigadeiro com creme de leite, costumo fazer uma versão parecida, só que uso o chocolate dos frades e o chocolate meio amargo. Deve ficar divino com creme de leite, eu particularmente gosto do brigadeiro mais cremoso e menos doce, essa sua receita se encaixa perfeitamente no meu gosto. Vou testar hoje, ja tenho o cacau em pó, a barra de meio amargo e o leite condensado. Humm, não vejo a hora…
Parabéns pelo blog!
Beijos…
uhmmm!!!!! adorei!!!!
Interessante! Brigadeiro está mesmo dando o que falar ne Victor? Publiquei esse tutorial (http://givemeflour.com/pt/?p=823) dia 23 de marco. E coincidência ou não, também só faço o meu com creme de leite! :)
Ah, adorei a dica da anatomia do cupcake, sensacional!
Nossa! Juro que não sabia, se tivesse teria colocado link e tudo o mais. Já fiz usando creme de leite fresco que tem mais teor de gordura, nossa… uma bolinha, uma coronária que entope, heheheh
Adoreeeeeei!
Olá…
Primeira vez que posto um comentário, mas adoro seu blog…Sou tiete de plantão!
Vi a receita do seu brigadeiro quase tradicional, fiz e amei… O da sua foto vai chocolate derretido tb, né?? Qual seria a quantidade? Vc diminui a quantidade de cacau??
Essa foto ficou show… Ainda tô tentando imaginar como foi batida, mas de qq forma, ficou perfeita!
AMEI!!!!!!
E mil vezes mais gostoso que um cupcake! :o)
Gostei muito deste projeto! A anatomia do cupcake começa pela finalização. A anatomia do brigadeiro começa pelo preparo. O seu brigadeiro é peculiar e vai creme de leite. Vou experimentar fazer. Mal sabia que se colocava gemas na receita original. Fico imaginando quantas vezes subindo e descendo degraus para “anatomizar” o doce. E apenas alguns segundos para degustá-lo. Que delícia!
Perfeito! Parabéns pelo trabalho.
Sabe, apesar da história….quando morei em Portugal, descobri que o brigadeiro é sim um doce brasileiro.
As portuguesas me pediam para fazer, pediam a receita e diziam que não acertavam (será?). Sei que presenteei várias amigas e a professora do meu filho com caixinhas cheias de brigadeiros feitos na minha cozinha. Meu pai me enviava as forminhas (de papel) pelo correio, pois lá eu não as encontrava.
Meu filho estava no jardim da infância e no dia do aniversário dele, enviávamos bolo e guloseimas pra uma festinha na escola. Todos diziam: “oba! docinhos brasileiros!”.
E, assim, eu passei a conhecer a nacionalidade do brigadeiro!
Bjo,
Ale
Ah sim, hoje como ele é feito é brasileiríssimo. Mas não podemos negar a influência portuguesa, né? :)
obviamente… já achei a receita :P
obviamente… já estou na cozinha :D
Não tem como NÃO gostar dessa foto.
Gostei de ca-da pedacinho da arte!
PARABÉNS!!!!!! :)
Tirando que a foto ficou linda. Acho digno e necessário as proporções do seu brigadeiro “adulto”.
Por que lombriga despertada é caso grave e precisa ser medicado. :)
Vitão, nunca imaginei na minha vida que fosse ler ANATOMIA e BRIGADEIRO na mesma frase.
ahhahahahaa, excelente trabalho!
grande abraço!
Fica a sugestão para você fazer a anatomia da cerveja, olha só!
Eu pensei que não havia mais nenhuma maneira de se falar do “docinho manjado” sem que eu lesse e dissesse: ai meu deus, brigadeiro de novo!
Parabéns, me agradou muito. Estou simplesmente imprecionada com sua idéia! Mais uma vez, obrigada pelos toques de mestre e pelos artigos sobre blogs. Um abraço, Queila
Ah, Queila. Fala assim do docinho, não, tadinho. heheheh
Eu também gostei muito, particularmente do simbolo que tem logo a cima do brigadeiro, isso significa misturar todos os ingredientes? Isso é universal, ou é transversal ao sistema de simbolos de Ferran Adriá do ElBulli?
Abraço
O símbolo “delta” significa fogo em reações químicas, por isso ele está ali. Quando ele é colocado que dizer que o sistema aconteceu sob a presença de fogo.
Ficou lindo! Super instrutivo, e morri de vontade de ir na cozinha testar um brigadeiro com creme de leite =P
Ótimo trabalho…. Deu uma vontade de comer brigadeiro…
Mas pf, onde esta o link ou a receita do seu brigadeiro??
Bjs e parabéns…
eu adorei!
e fiquei morrendo de vontade de comer um brigadeiro!!!!! :-)
Eu não conseguiria tirar a foto simplesmente porque já teria comido todos os brigadeiros…uma tarde inteira olhando pra eles???
Ficou lindo e caprichado como todas as coisas que você coloca aqui…parabéns!
Passa as quantidades da sua receita? Achei beeem interessante. Eu faço na festa das minhas filhas com Leite Moça e Nescau original, sem manteiga, sem ovo, sem mais nada. As crianças comem, mas eu prefiro “não-tão-doce” como você.
Um beijo,
Carol
Vou atualizar o artigo com as quantidades, só aguenta um pouco aí. :)
Eu adorei o resultado, principalmente porque quando avalio, já penso em tudo, no antes , durante e depois.
E fico aqui, imaginando o trabalhão que deu….mas acho que quando o assunto é culinária, vc faz com prazer…e tudo fica mais que perfeito.
beijos
É uma relação meio masoquista, a gente sabe que vai dar trabalho, mas faz assim mesmo, hahahah.
Ficou mto legal. Eu imagino que fazer esta foto não deve ter sido das mais fáceis.. pra começar pela posição (eu não tenho escada em casa, mas sempre uso um banquinho rs) e juntar numa foto só um “objeto” tão branco quanto o creme de leite e um tão pretinho quanto o chocolate e fazer com que as cores fiquem o mais fidedignas é bem difícil. Sem contar a parte de design.
Acho bacanaos leitores saberem os bastidores de uma foto, e saber que uma “simples” foto tem muito trabalho, estudo e dedicação envolvidos.
Vitor, incrível! Você está de parabéns! Seu blog está mto show.
Beijos, Glau
Literalmente bati a cabeça no teto, como usei a 50mm para produzir a foto, precisava de um campo bem grande. Se tivesse em dois teria colocado para fazer um video do making of, mas em um só é complicado, heheheh.
Obrigado, miss Gr. ;)