Sorveteira: Devo comprar máquina de sorvete?

Sorvete é a minha sobremesa favorita. Se eu pudesse, tomaria sorvete todos os dias, sempre. Mas a gente sabe que não é o ideal. Por causa dessa obsessão comprei uma sorveteira, a famosa máquina de sorvete caseira. Será que ela é para você?

Minha SORVETEIRA ou Máquina de Sorvete | PratoFundo

Atendendo a pedidos um artigo e video sobre a minha Máquina de Sorvete ou também chamada de Sorveteira doméstica. Acredito que em video fica mais fácil de visualizar o cacareco, além de conseguir explicar um pouco melhor sobre o equipamento.

O modelo que eu tenho é da marca Hamilton Beach que já foi descontinuado para você ter uma ideia de como ela é antiga já. Mas isso pouco importa, ainda funciona. :) Na época, eu comprei em uma loja física da Polishop. Mas hoje em dia, nem vende mais.

Quais modelos de Sorveteiras existem?

Sorveteiras: Modelos Básicos que Existem
  • Balde com gelo: é o modelo mais básico que existe que usa a tecnologia antiga de usar gelo e sal para abaixar a temperatura. Como o nome diz: é um balde de gelo com uma tigela de metal para a mistura de sorvete. E você precisa girar a pá para gelar a mistura. Não é um modelo tão comum no Brasil, nos EUA é mais fácil e lá hora custa cerca de $25 dólares.
  • Tigela congelada: é o modelo que eu tenho e um dos mais comuns, e novamente o nome é explicativo. Você tem uma tigela de metal grossa que precisa ser congelada antes de ser usada. Ao invés de usar gelo todas as vezes, a tigela é preenchida com líquido congelante para manter a tigela fria. E normalmente é elétrica com um motor para mexer a pá e deixar a mistura de sorvete uniforme. O preço começa em r$100.
  • Placa congelada: é relativamente um modelo novo, mas funciona como a tigela congelada. Ao invés de ser a tigela, é uma placa com o líquido congelante e o trabalho é manual, você deve ficar mexendo a base para ela esfriar. Não é tão comum no Brasil, na Amazon americana o preço começa em $43 dólares.
  • Auto refrigerada: o modelo mais tecnológico de todos, ela possui um compressor embutido, logo, ela bate e esfria ao mesmo tempo a mistura de sorvete. Diferentes dos demais, você não precisa congelar uma tigela antes. Por causa dessas facilidades toda, é o modelo mais caro e gira em torno de r$2000.

Vale lembrar que um sorvete caseiro não vai ficar igual, igual, igualzinho ao sorvete industrializado. Vale lembrar, novamente, sorvete é um alimento totalmente formulado e tecnológico (nos dias de hoje).

As máquinas profissionais e as bases super otimizadas são feitas para proporcionar a melhor experiência do sorvete. Então, um equipamento doméstico não tem a mesma potência e eficiência que uma máquina da indústria. Dito isso, fazer sorvete em casa é libertador no sentido de que: você pode fazer o sabor que desejar.

Ah sim. Não caia nas jogadas de marketeira de sorvete artesanal, sorvete hand made e afins. Sem uma máquina você não vai ter sorvete.

Como esses daqui Sorvete de Gergelim Preto, Sorvete de Melancia, Frozen de Morango e Água de Rosas, Sorvete de Azeite.

Sorveteira vale a pena?

Depende. Se você gostar muito de sorvete, tiver o dinheiro e espaço. Quem sou eu para impedir, né? :) É um equipamento bem específico: é para fazer apenas sorvete. Lembre-se disso.

Ok, você gosta de sorvete a ponto de querer gastar dinheiro. Ótimo! Agora, qual modelo? Vai depender do seu orçamento e paciência. Os modelos que tem o líquido congelante ou gelo, você vai precisar de programar antes.

Colocar no congelador a tigela ou a placa, ou comprar o gelo. Geralmente, as tigelas congeladas devem ficar pelo menos 24h no congelador e este tempo depende do seu congelador: se atinge temperaturas baixas rapidamente. E espaço: ocupam o volume considerável do congelador.

O espaço vale para o modelo auto refrigerado: ele é grande e vai ocupar um espaço da sua bancada. E é o modelo mais caro de todos.

Existem vários tipos e marcas. As mais comuns são:

  • Máquina De Sorvete da Cuisinart: similar no sistema a minha, ou seja, a tigela deve ser congelada antes do uso.
  • KitchenAid: acessório para fazer sorvete da Kitchen Aid, logo, precisa ter a batedeira para usar; o sistema é de congelar a tigela também.
  • Sorveteira Tramontina Express: é da Breville, mas no Brasil está com a tutela da Tramontina; é auto-refrigerada.

Oi, Eu sou o Vitor Hugo!

Cientista e Cozinheiro que juntou duas paixões Ciência e Comida: a melhor combinação que existe! Diferente, né? Vem saber mais…

Deixe um comentário

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

62 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Oi Vitor, primeiramente, sou fã do seu blog ahaha =DD
    então, ganhei uma sorveteira da arno, mais ainda não deu tempo para testar.
    Quando liguei ela na tomada para verificar a velocidade, achei muuuuuuito lenta. é isso mesmo ? você sabe me dizer se ela é boa ?
    Obrigada e sucesso.

  2. Vitor, preciso fazer um tcc e achei fácil fazer uma ” maquina de sorvete”, voce pode me dar algumas ideias ? :/

  3. Oi Vitor tenho uma sorveteira Master Home, uma porcaria ela não tem tigela de inox dentro simplesmente é um bool com água dentro lacrada e que você gela e depois coloca no recipiente, e não faz a massa de sorvete que nem a sua fica um líquido geladinho….agora coloquei nela papel alumínio por fora…praticamente forrei a danada e depois Film plastico e coloquei tudo no freezer..vamos ver se o resultado melhora né senão vou comprar uma melhor porque tá triste o caso

    1. @Viviane: que estranho! A tigela chega a congelar? Geralmente, em 20-25 minutos a base de sorvete precisa ter ganho corpo, não ficará firme/congelada. Mas também não fica só gelada.

  4. Estava com o mesmo problema da Erica e Sybil… Percebi que a temperatura do meu refrigerador é que estava comprometendo o resultado, porque aí a tigela não ficava tão “congelada”, apesar de deixá-la hibernando 24 horas. Depois de várias tentativas, passei a por meu refrigerador no número 5 (o meu refrigerador vai de 1 a 9), e agora tudo funciona bem. E olha que a minha é uma Fun Kitchen…
    E por precaução, em dias muito quentes, coloco a mistura previamente gelada na sorveteira.

    1. @Neru: ah sim, se a tigela não estiver congeladíssima, a mágica não acontece mesmo! E realmente, deixa a base o mais gelada possível sempre ajuda, se não a tigela descongela muito rápido!

  5. minha dúvida é a mesma da Sybil…. porque na verdade n?o sei ao certo a velocidade , nem o tepo que devo bater o sorvete….
    tb tenho essa da Kitchenaid
    se puder me ajudar, agradeço desde já!!!

    1. @Erica: os meus outros comentários tem a resposta. O tempo varia para cada tipo de sorvete, na minha sorveteira não pode passar de 20-25 minutos, a tigela começa a derreter. A velocidade depende de cada equipamento, se não me engano, da KitchenAind é na velocidade mais baixa (stir / 1). Tem que dar uma lida no manual para ter certeza.

  6. Minha sorveteira é a KitchenAid e ela derrete antes do sorvete ficar pronto ahahah chora!!!
    OS sorvetes saem sempre com textura de milk shake grossinho, vão pro pote e aí chegam no ponto,.., normal?

  7. Em qual número deixar o refrigerador, para que o congelador chegue a temperatura ideal para o “balde” fazer o sorvete? No manual da minha sorveteira (infelizmente Fun Kitchen), pede -18 graus. Meu refrigerador vai até o número 9. Na minha primeira tentativa, só saiu um milk shake mais ou menos gelado rs rs. Desde já agradeço!

    1. @Neru: ahm… refrigerador, no caso, é o equipamento como um todo, não? O balde deve ficar no congelador, ou seja, no mesmo lugar que se faz gelo. Normalmente, essa parte da geladeira não tem graduação/nível é padrão. De modo geral, o congelador chega a -18ºC (ou próximo disso), porém não é regra.

      1. Obrigada por responder! Sim deixei no congelador mesmo, mas vi que seu balde na foto fica até com uma leve camadinha de gelo… Por curiosidade, você deixa seu refrigerador em qual nível? Hoje aumentei para 3, e já percebi meu congelador mais “congelado” rsrs. Será que terei que por no máximo? Meu refrigerador vai até o 9… Grata!

  8. Gostei muito de suas dicas. Te encontrei pesquisando opiniões sobre as marcas de sorveteiras… Na sua opinião, qual a melhor marca?

    1. @Bruna: difícil saber, somente testei a Hamilton Beach. Então, não tenho como opinar.

  9. Olà Victor, seu blog é uma delìcia, parabéns. Comprei essa semana uma sorveteira, gostaria de estreià-la com uma receita sua, o caso é que em casa tanto eu como meu marido e meu filho amamos sorvete de maracujà, vc tem alguma legal pra nos mandar? Desde jà, agradeço. Bj e sucesso!

    1. @Audrey: hum… de maracujá ainda não fiz. Vou ficar devendo, mas adorei a ideia! Também gosto de maracujá.

  10. Vi seu post e me deu uma baita vontade de comprar uma máquina para fazer os meus sorvetes… Pesquisei e achei uma da arno. Será que é boa???

    1. @Kiria: boa pergunta! Já fiz em lojas, acredito que deva funcionar. Mas sem testar não dá para afirmar nada.

  11. Olá Vítor,seu vídeo me ajudou muito pois comprei uma parecida com a sua aqui no Japão e nunca tinha usado ,e ler o manual em japones não da ,tinha pensado que era pra congelar o ingrediente quando na verdade é a Cuba que precisa congelar rsrsrs não ia dar certo !! Obrigada !!

  12. Oi Vitor.
    Parabéns e principalmente obrigada pelos 5 anos do Blog.
    Comprei uma sorveteira Hamilton Beach. Achei-a muito devagar e barulhenta. É isso mesmo?
    Bjs

    1. Ih, depende. Não sei qual o seu modelo, mas a minha faz um barulho considerável que já me acostumei. Já a velocidade de “batimento”, no geral, é devagar. Tenta buscar no youtube algum video com o seu modelo para ter uma ideia.

  13. vitor quantos sorvetes eu posso fazer por dia na sorveteira? depois de bater 20 minutos eu coloco o sorvete no pote e posso bater mais?aquela bacia que eu coloco na geladeira pode ficar mais de 24 horas sem nada na geladeira? comprei a sorveteira da fun kitchen mais o manual e as receitas são muito falhos eu estou meio perdida .

    1. Francilene, isso depende de cada modelo. Sempre faço uma leva de sorvete por vez, pois a tigela congelada depois de 20 minutos começa a descongelar legal, ao menos a minha. Fora do freezer, a tigela descongela perde o poder de “churning” por não estar congelada.

  14. Olá Victor Hugo , tudo certinho com voce?
    ADOREI o site!!! E a forma descontraida que voce da as dicas!!!
    Preciso de uma ajudinha, na real, uma ajudona..
    e acho que voce pode me dar uma “luz”
    Comprei a maquina de fazer Frozen Yougurt e sorvete da cusinar
    comprei uma para mim , e outra para dar de presente para uma amiga que ama criar na cozinha…
    So que antes de dar a dela quero fazer algumas experiencias para aprender, e ver se é realmente bom.. pensei nessa opcao de prezente porque ela é apaixonada por frozen yougurt da yoguland ….
    sei que nao fic a perfeitamente igual …

    mas preciso fazer um frozen yogurt… Queria fazer do sabor natural!
    Voce sabe alguma receita???
    ME AJUUUUUUDAAAAA???

    ahahahhaa, desculpa pelo desespero!

    E muito OBRIGADA,
    tatah schnorr

    1. Fiz apenas uma vez frozen iogurte, dá uma olhada no site que tem a receita! :)

  15. Olá Vitor, gostei muito de seu vídeo e explicações. Comprei até uma sorveteira – Cuisinart, já testei duas receitas, mas o resultado ficou aquém do desejado. Ela não bate sorvete congelado, pois a hélice não gira e consequentemente o sorvete também.
    Enfim, será que fiz uma compra inútil ou não sei usá-la direito?
    Obrigada, Silvia.

    1. Silvia, creio que esteja usando errado. A sorveteira não bate o sorvete congelado… dá uma olhadinha no manual dela, sim?

  16. Ola Vitor, gostaria de saber se e possivel vc me enviar a receita de como fazer sorvetes nessas maquinas…a minha e da Cuisinart e nunca usei pois o manual e em ingles e as medidas sao diferentes das do Brasil….uma vez ate tentei fazer…mas o desastre…ninguem merece! Se for possivel vc me passar uma receita fico muito agradecida…obrigado desde ja!

    1. Thais, dá uma olhada no blog que irá achar várias receitas de sorvete, tá? :)

  17. Boa noite,
    Acabei de comprar uma sorveteira Cuisinart e gostaria de saber como fazer sorvete nela e de receitas,por favor.
    Obrigada,
    Lucia

  18. Olá Vitor…seu video está ótimo!!!! Caiu como uma luva, pois estou em vias de comprar uma sorveteira e só gostaria de tirar uma dúvida: o recipiente deve mesmo “morar” no freezer ou pode ser colocado lá apenas qdo for fazer o sorvete???
    Essa informação faz toda a diferença para mim, já que meu freezer esta sempre lotado e não cabe mais uma agulha sequer!!!!
    Agradeço seu retorno.
    Adoro seu blog. Tô sempre aqui “fuçando”…
    Abraços
    Tania

    1. Deixo o meu balde morando, pois nunca sei quando vai bater aquela vontade de fazer sorvete, né. De modo geral, é preciso deixar o balde por 24h, no mínimo, dentro do freezer antes de usar. Mas isso pode variar de acordo com o fabricante.

  19. Olá Vitor Hugo, adorei o seu vídeo, vc é muito simpático! Tenho uma sorveteira Fun Kitchen que, ao contrário dos outros produtos da mesma marca que possuo, não funcionou bem, explico, usei a receita do manual, respeitei todas as explicações, e no fim dos 20′ regulamentares, consegui apenas um “mingau” grosso”, gostosíssimo por sinal, mas nada parecido com o que ví na tv. Que decepção! Vou tentar mais uma vez, se não der certo, vou pedir o dinheiro de volta… ; )

  20. Adorei o Post. E a parte de tudo , quero dizer que nunca tinha visto nenhum video seu , ESBANJA SIMPATIA ! Jà era sua fã … agora vou tirar a carteirinha ..rsrsr Bjs querido.

  21. Vc nem acredita mas eu tenho uma sorveteira azul calcinha que era da minha avó… acho que deve ter pelo menos uns 30 anos… ela funciona ainda!!!! Só que não tentei usa-la muitas vezes e o sorvete ficou gostoso ´so que bem duro… aliás usei uma receita sua de frozen iogurte de morango com agua de rosas… se vc visse a sorveteira ia dar risos… é basicamente um pote de inox que deve ficar no freezer e uma batedeirinha… mas não tem mais o manual mas a minha mãe falou que a minha avó deixava ela batendo dentro do congelador… com a geladeira fechada… achei meio estranho… e fiquei com receio de fazer assim…

    1. Dependendo da base do sorvete, ele realmente fica duro. Frozen fica mesmo, hahahah Num dessas buscas vi uma sorveteira assim, mas era de pilha. Colocava a base dentro, o motor e ia para dentro do freezer, era meio pequeno.

  22. Oi Vitor, adorei o video e o post, muito informativo!!!
    Bjos

  23. Oi Vitor!

    Tenho muita vontade de fazer sorvete em casa. Tanto pelo sabor, quanto pelo fato de se poder fazer um produto com menos conservantes e gordura.

    O problema é que eu não tenho uma sorveteira. Penso que a consistência, com esse método mais “artesanal”, sem sorveteira (ou seja, tirando, batendo e recolocando o sorvete no congelador, por várias vezes), deve deixar muito a desejar. O que você acha? Dá um bom resulado?

    Beijo!

    1. Na verdade, tem tanta gordura quanto… hahahah Não fiz os cálculos, mas suspeito que é bem mais gordo. Já fiz do método bate-volta, ficar igual, igual não fica por causa do congelamento formar cristais maiores. Mas fica bom também, só precisa de tempo e paciência.

  24. Pô, bem útil, este post. Tenho pensado muito em comprar o acessório de sorvete da KitchenAid, mas tenho medo – é que nem viciado em jogo comprar passagem para Las Vegas.

    Beijo!

  25. Vitor moro em londrina e minha maior dificuldade em fazer sorvetes é encontrar creme de leite fresco, não acho por nada…aff. Claro, eu tbm não tenho uma maquina de sorvete, sou obrigado a fazer manualmente mesmo, mas funciona, da trabalho, mas funciona! Onde vc costuma comprar?
    Fico doido pra comprar uma maquina de sorvete, mas não to podendo agora (mesmo)… mas quem sabe em breve!
    Abraço

    1. O creme de leite compro no Muffato ou no Mercadorama, fica junto das manteigas.

  26. Aqui em casa nós somos do time dos sofredores que fazem sorvete usando o método mais artesanal mesmo ^^ Minha mãe sempre fazia quando eu era pequena e hoje em dia, apesar de fazermos menos, de vez em quando bate aquela vontade e lá vamos nós para o longo processo de manufatura =] Quem sabe um dia façamos um investimento um pouco maior numa sorveteira pela praticidade que ela representa…o único problema é bem o que tu disse, sorvete vicia, e a maioria deles engorda…ai, minha dieta!

  27. Oi Vitor, eu uso uma sorveteira da Cuisinart há uns 2 anos e pra ser sincera não acertei fazer usá-la ainda. Tenho 3 problemas com o sorvetes que faço nela: 1. sorvete que fica muito duro 2. sorvete que depois de congelado que derrete muito rápido e nem dá tempo de colocar na tigela na hora de comer 3. sorvete que fica com cristais de gelo. Pode ser que o problema seja das receitas que testei até agora, mas sei lá, até agora não consegui fazer um sorvete caseiro que eu achasse que ficou com uma textura ideal. Será que é porque estou usando como parâmetro os sorvetes industrializados ? bjs

    1. Vamos por partes! Qual receita você usou/testou? Isso influência, a proporção de “água” (no sentido figurado) x gordura x açúcar é de muita importância.
      1) Dependendo da base, fica duro mesmo. Aqueles que tem mais água do que gordura a tendência é ficar mais firme. Sorbet, por exemplo, que é basicamente água e açúcar.
      2) Novamente a proporção, neste caso, acredito que seja a de gordura e do espessante (gemas) ficou abaixo do necessário.
      3) Com o passar dos dias, o sorvete tende a formar cristais de gelo, infelizmente. Como o congelamento não é tão instantâneo assim, e nem tem aditivos que controlem a formação dos cristais, eles acabam aparecendo.

      A textura do sorvete caseiro é diferente dos industrializados. Passa longe da Kibon e Nestle da vida. Fica próximo do Häagen-Dazs, lógico, guardando as devidas proporções. Pô, se morássemos na mesma cidade falava para você dar um pulo em casa, sempre tem sorvete e rolava de fazer um também. :)

  28. A batedeira KitchenAid e a “sorveteira” respectiva são nosso sonho de consumo. Ainda vou para os EUA e trago uma na mala. Enquanto isso, vamos nos virando com a Planetária e o vai-e-vem da tigela para o congelador. Parabéns e obrigado pelo blog, Vitor Hugo!!

  29. Arigatou pelo post! Adorei o vídeo explicativo! Agora é escolher o modelo!

    1. Viu, Akemi-san, não passei batido pela sua pergunta não! Virou artigo e com video, heheh :)

  30. A gente tem uma sorveteira do Mickey aqui em casa! Tem até pézinhos…
    Acho que vou convencer minha mãe a tentar a mão no sorvete de novo :)
    O vídeo ficou muito legal!!

    1. Já vi esse modelo, funciona? hahahah Ou é mais brinquedo mesmo?

  31. Vitor, a minha é igual a sua, fiquei torcendo que você mostrasse no vídeo ela funcionando pra eu observar a velocidade, acho a minha um pouco lenta, é assim mesmo? Como a minha tem um transformador para 220v, fico meio desconfiada. Bj! ;-)

    1. Eu ia mostrar, Luna! Mas a tomada mais próxima da “filmagem” era o modelo novo já, daí não deu :/ É devagar, digamos que é mais lento do que a gente espera de rotação.

  32. Tu és um fofo mesmo! Aodrei o vídeo e as dicas. Desde ano passado procuro uma sorveteira, mas só acho de 110V e onde moro é 220V! Vc reacendeu a minha vontade de ter uma. Beijos. Adorei.

  33. Puro gramú este vídeo. Eu tenho uma sorveteira bem chumbrega da marca Fun Kitchen, mas sabia que a bichinha quebra o galho? Na época não custou nem 100 pila.

    E ai, quando vc vai postar o sorvete segredo?
    Bjos pra vc, GRau

    1. Tenho um certo preconceito com produtos fun kitchen, para mim, tem um ar de brinquedo, hahahahah

  34. Muito interessante, me fez lembrar da minha sorveteria da Eliana,
    fazia o ‘sorvete’ com gelo e sal pra congelar. x)
    Uma máquina profissional é mesmo ótimo pra quem gosta de sorvete,
    mas no meu caso preferiria uma de froozen yogurt.
    Bjs

    1. As sorveteiras também fazem frozen yogurt, mas é diferente desses vendidos nas franquias, claro.

  35. Oi Victor!

    Realmente eu perdi os seus posts com receitas de sorvete! Mas agora vou anotá-las! Tenho também uma sorveteira, que na verdade é um acessório da minha máquina Bosch e com o mesmo método da sua. Já tenho faz tempo, mas só usei duas vezes. Preciso de boas receitas para me animar a usá-la!

    Bjs,

  36. Fala, Vitor.
    Não custava nada (quer dizer, até que custa muito!), citar a minha Ferrari, a Ariete! :)
    Abs.

    1. Hahahahah, ela não é tão comum assim, vai. ;)

  37. Olá vitor! Mutio bom, muito bom! Adorei o post. Eu também tenho uma sorveteria e sou fã dos sorvetes caseiros. Não tem problema que sua máquina seja um pouco velha. Como já diz o ditado (cliché), sorveteira velha é que faz…
    Um abraço

Trackbacks/Pingbacks

  1. Sorbet de Chocolate | PratoFundo

    […] Com mixer de mão (ou liquidificador) bater por 15-30 segundo. Deixar a mistura de chocolate esfriar e levar para a geladeira por 4h. Ficará mais consistente. Deve estar bem gelada antes de ir para a sorveteira. […]