Sorveteira: Devo comprar máquina de sorvete?

Sorvete é a minha sobremesa favorita. Se eu pudesse, tomaria sorvete todos os dias, sempre. Mas a gente sabe que não é o ideal. Por causa dessa obsessão comprei uma sorveteira, a famosa máquina de sorvete caseira. Será que ela é para você?

Atendendo a pedidos um artigo e video sobre a minha Máquina de Sorvete ou também chamada de Sorveteira doméstica. Acredito que em video fica mais fácil de visualizar o cacareco, além de conseguir explicar um pouco melhor sobre o equipamento.

*Este post contém links para programas de afiliados: recebemos comissão caso seja feita uma compra e você não paga nada a mais por isso*

O modelo que eu tenho é da marca Hamilton Beach que já foi descontinuado para você ter uma ideia de como ela é antiga já. Mas isso pouco importa, ainda funciona. :) Na época, eu comprei em uma loja física da Polishop. Mas hoje em dia, nem vende mais.

Quais modelos de Sorveteiras existem?

Sorveteiras: Modelos Básicos que Existem
  • Balde com gelo: é o modelo mais básico que existe que usa a tecnologia antiga de usar gelo e sal para abaixar a temperatura. Como o nome diz: é um balde de gelo com uma tigela de metal para a mistura de sorvete. E você precisa girar a pá para gelar a mistura. Não é um modelo tão comum no Brasil, nos EUA é mais fácil e lá hora custa cerca de $25 dólares.
  • Tigela congelada: é o modelo que eu tenho e um dos mais comuns, e novamente o nome é explicativo. Você tem uma tigela de metal grossa que precisa ser congelada antes de ser usada. Ao invés de usar gelo todas as vezes, a tigela é preenchida com líquido congelante para manter a tigela fria. E normalmente é elétrica com um motor para mexer a pá e deixar a mistura de sorvete uniforme. O preço começa em r$100.
  • Placa congelada: é relativamente um modelo novo, mas funciona como a tigela congelada. Ao invés de ser a tigela, é uma placa com o líquido congelante e o trabalho é manual, você deve ficar mexendo a base para ela esfriar. Não é tão comum no Brasil, na Amazon americana o preço começa em $43 dólares.
  • Auto refrigerada: o modelo mais tecnológico de todos, ela possui um compressor embutido, logo, ela bate e esfria ao mesmo tempo a mistura de sorvete. Diferentes dos demais, você não precisa congelar uma tigela antes. Por causa dessas facilidades toda, é o modelo mais caro e gira em torno de r$2000.

Vale lembrar que um sorvete caseiro não vai ficar igual, igual, igualzinho ao sorvete industrializado. Vale lembrar, novamente, sorvete é um alimento totalmente formulado e tecnológico (nos dias de hoje).

As máquinas profissionais e as bases super otimizadas são feitas para proporcionar a melhor experiência do sorvete. Então, um equipamento doméstico não tem a mesma potência e eficiência que uma máquina da indústria. Dito isso, fazer sorvete em casa é libertador no sentido de que: você pode fazer o sabor que desejar.

Ah sim. Não caia nas jogadas de marketeira de sorvete artesanal, sorvete hand made e afins. Sem uma máquina você não vai ter sorvete com a base tradicional de creme inglês.

Como esses daqui

Sorveteira vale a pena?

Depende. Se você gostar muito de sorvete, tiver o dinheiro e espaço. Quem sou eu para impedir, né? :) É um equipamento bem específico: é para fazer apenas sorvete. Lembre-se disso.

Ok, você gosta de sorvete a ponto de querer gastar dinheiro. Ótimo! Agora, qual modelo? Vai depender do seu orçamento e paciência. Os modelos que tem o líquido congelante ou gelo, você vai precisar de programar antes.

Tigela para fazer sorvete da Kitchen Aid

Colocar no congelador a tigela ou a placa, ou comprar o gelo. Geralmente, as tigelas congeladas devem ficar pelo menos 24h no congelador e este tempo depende do seu congelador: se atinge temperaturas baixas rapidamente. E espaço: ocupam o volume considerável do congelador.

O espaço vale para o modelo auto refrigerado: ele é grande e vai ocupar um espaço da sua bancada. E é o modelo mais caro de todos.

Máquina de sorvete da Tramontina vista de cima.

Existem vários tipos e marcas. As mais comuns são:

  • KitchenAid: acessório para fazer sorvete da Kitchen Aid, logo, precisa ter a batedeira para usar; o sistema é de congelar a tigela também.
  • Sorveteira Tramontina Express: é da Breville, mas no Brasil está com a tutela da Tramontina; é auto-refrigerada.
Vitor Hugo

Mestre em Ciência de Alimento, Farmacêutico-Bioquímico e Gastrônomo. Atua como Produtor Gastronômico e Comunicador de Ciência. Criou o PratoFundo para ser o portfólio de gastronomia e ciência.

Fez ou tem uma dúvida sobre a receita? Comente!

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

61 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Tania:

    Olá Vitor…seu video está ótimo!!!! Caiu como uma luva, pois estou em vias de comprar uma sorveteira e só gostaria de tirar uma dúvida: o recipiente deve mesmo “morar” no freezer ou pode ser colocado lá apenas qdo for fazer o sorvete???
    Essa informação faz toda a diferença para mim, já que meu freezer esta sempre lotado e não cabe mais uma agulha sequer!!!!
    Agradeço seu retorno.
    Adoro seu blog. Tô sempre aqui “fuçando”…
    Abraços
    Tania

    1. Vitor Hugo:

      Deixo o meu balde morando, pois nunca sei quando vai bater aquela vontade de fazer sorvete, né. De modo geral, é preciso deixar o balde por 24h, no mínimo, dentro do freezer antes de usar. Mas isso pode variar de acordo com o fabricante.

  2. Ana maria:

    Olá Vitor Hugo, adorei o seu vídeo, vc é muito simpático! Tenho uma sorveteira Fun Kitchen que, ao contrário dos outros produtos da mesma marca que possuo, não funcionou bem, explico, usei a receita do manual, respeitei todas as explicações, e no fim dos 20′ regulamentares, consegui apenas um “mingau” grosso”, gostosíssimo por sinal, mas nada parecido com o que ví na tv. Que decepção! Vou tentar mais uma vez, se não der certo, vou pedir o dinheiro de volta… ; )

  3. Dani Marques:

    Adorei o Post. E a parte de tudo , quero dizer que nunca tinha visto nenhum video seu , ESBANJA SIMPATIA ! Jà era sua fã … agora vou tirar a carteirinha ..rsrsr Bjs querido.

  4. Yvis:

    Vc nem acredita mas eu tenho uma sorveteira azul calcinha que era da minha avó… acho que deve ter pelo menos uns 30 anos… ela funciona ainda!!!! Só que não tentei usa-la muitas vezes e o sorvete ficou gostoso ´so que bem duro… aliás usei uma receita sua de frozen iogurte de morango com agua de rosas… se vc visse a sorveteira ia dar risos… é basicamente um pote de inox que deve ficar no freezer e uma batedeirinha… mas não tem mais o manual mas a minha mãe falou que a minha avó deixava ela batendo dentro do congelador… com a geladeira fechada… achei meio estranho… e fiquei com receio de fazer assim…

    1. Vitor Hugo:

      Dependendo da base do sorvete, ele realmente fica duro. Frozen fica mesmo, hahahah Num dessas buscas vi uma sorveteira assim, mas era de pilha. Colocava a base dentro, o motor e ia para dentro do freezer, era meio pequeno.

  5. Fabiola:

    Oi Vitor, adorei o video e o post, muito informativo!!!
    Bjos

  6. Karine:

    Oi Vitor!

    Tenho muita vontade de fazer sorvete em casa. Tanto pelo sabor, quanto pelo fato de se poder fazer um produto com menos conservantes e gordura.

    O problema é que eu não tenho uma sorveteira. Penso que a consistência, com esse método mais “artesanal”, sem sorveteira (ou seja, tirando, batendo e recolocando o sorvete no congelador, por várias vezes), deve deixar muito a desejar. O que você acha? Dá um bom resulado?

    Beijo!

    1. Vitor Hugo:

      Na verdade, tem tanta gordura quanto… hahahah Não fiz os cálculos, mas suspeito que é bem mais gordo. Já fiz do método bate-volta, ficar igual, igual não fica por causa do congelamento formar cristais maiores. Mas fica bom também, só precisa de tempo e paciência.

  7. Letícia:

    Pô, bem útil, este post. Tenho pensado muito em comprar o acessório de sorvete da KitchenAid, mas tenho medo – é que nem viciado em jogo comprar passagem para Las Vegas.

    Beijo!

  8. Jonas Marquezini:

    Vitor moro em londrina e minha maior dificuldade em fazer sorvetes é encontrar creme de leite fresco, não acho por nada…aff. Claro, eu tbm não tenho uma maquina de sorvete, sou obrigado a fazer manualmente mesmo, mas funciona, da trabalho, mas funciona! Onde vc costuma comprar?
    Fico doido pra comprar uma maquina de sorvete, mas não to podendo agora (mesmo)… mas quem sabe em breve!
    Abraço

    1. Vitor Hugo:

      O creme de leite compro no Muffato ou no Mercadorama, fica junto das manteigas.

  9. Bel Salemme:

    Aqui em casa nós somos do time dos sofredores que fazem sorvete usando o método mais artesanal mesmo ^^ Minha mãe sempre fazia quando eu era pequena e hoje em dia, apesar de fazermos menos, de vez em quando bate aquela vontade e lá vamos nós para o longo processo de manufatura =] Quem sabe um dia façamos um investimento um pouco maior numa sorveteira pela praticidade que ela representa…o único problema é bem o que tu disse, sorvete vicia, e a maioria deles engorda…ai, minha dieta!

  10. andrea:

    Oi Vitor, eu uso uma sorveteira da Cuisinart há uns 2 anos e pra ser sincera não acertei fazer usá-la ainda. Tenho 3 problemas com o sorvetes que faço nela: 1. sorvete que fica muito duro 2. sorvete que depois de congelado que derrete muito rápido e nem dá tempo de colocar na tigela na hora de comer 3. sorvete que fica com cristais de gelo. Pode ser que o problema seja das receitas que testei até agora, mas sei lá, até agora não consegui fazer um sorvete caseiro que eu achasse que ficou com uma textura ideal. Será que é porque estou usando como parâmetro os sorvetes industrializados ? bjs

    1. Vitor Hugo:

      Vamos por partes! Qual receita você usou/testou? Isso influência, a proporção de “água” (no sentido figurado) x gordura x açúcar é de muita importância.
      1) Dependendo da base, fica duro mesmo. Aqueles que tem mais água do que gordura a tendência é ficar mais firme. Sorbet, por exemplo, que é basicamente água e açúcar.
      2) Novamente a proporção, neste caso, acredito que seja a de gordura e do espessante (gemas) ficou abaixo do necessário.
      3) Com o passar dos dias, o sorvete tende a formar cristais de gelo, infelizmente. Como o congelamento não é tão instantâneo assim, e nem tem aditivos que controlem a formação dos cristais, eles acabam aparecendo.

      A textura do sorvete caseiro é diferente dos industrializados. Passa longe da Kibon e Nestle da vida. Fica próximo do Häagen-Dazs, lógico, guardando as devidas proporções. Pô, se morássemos na mesma cidade falava para você dar um pulo em casa, sempre tem sorvete e rolava de fazer um também. :)

  11. Régis:

    A batedeira KitchenAid e a “sorveteira” respectiva são nosso sonho de consumo. Ainda vou para os EUA e trago uma na mala. Enquanto isso, vamos nos virando com a Planetária e o vai-e-vem da tigela para o congelador. Parabéns e obrigado pelo blog, Vitor Hugo!!

  12. akemi:

    Arigatou pelo post! Adorei o vídeo explicativo! Agora é escolher o modelo!

    1. Vitor Hugo:

      Viu, Akemi-san, não passei batido pela sua pergunta não! Virou artigo e com video, heheh :)

  13. Anna Raquel:

    A gente tem uma sorveteira do Mickey aqui em casa! Tem até pézinhos…
    Acho que vou convencer minha mãe a tentar a mão no sorvete de novo :)
    O vídeo ficou muito legal!!

    1. Vitor Hugo:

      Já vi esse modelo, funciona? hahahah Ou é mais brinquedo mesmo?

  14. Luna:

    Vitor, a minha é igual a sua, fiquei torcendo que você mostrasse no vídeo ela funcionando pra eu observar a velocidade, acho a minha um pouco lenta, é assim mesmo? Como a minha tem um transformador para 220v, fico meio desconfiada. Bj! ;-)

    1. Vitor Hugo:

      Eu ia mostrar, Luna! Mas a tomada mais próxima da “filmagem” era o modelo novo já, daí não deu :/ É devagar, digamos que é mais lento do que a gente espera de rotação.

  15. Carla Maicá:

    Tu és um fofo mesmo! Aodrei o vídeo e as dicas. Desde ano passado procuro uma sorveteira, mas só acho de 110V e onde moro é 220V! Vc reacendeu a minha vontade de ter uma. Beijos. Adorei.

  16. Glau:

    Puro gramú este vídeo. Eu tenho uma sorveteira bem chumbrega da marca Fun Kitchen, mas sabia que a bichinha quebra o galho? Na época não custou nem 100 pila.

    E ai, quando vc vai postar o sorvete segredo?
    Bjos pra vc, GRau

    1. Vitor Hugo:

      Tenho um certo preconceito com produtos fun kitchen, para mim, tem um ar de brinquedo, hahahahah

  17. Patricia:

    Muito interessante, me fez lembrar da minha sorveteria da Eliana,
    fazia o ‘sorvete’ com gelo e sal pra congelar. x)
    Uma máquina profissional é mesmo ótimo pra quem gosta de sorvete,
    mas no meu caso preferiria uma de froozen yogurt.
    Bjs

    1. Vitor Hugo:

      As sorveteiras também fazem frozen yogurt, mas é diferente desses vendidos nas franquias, claro.

  18. AndreaDomingas:

    Oi Victor!

    Realmente eu perdi os seus posts com receitas de sorvete! Mas agora vou anotá-las! Tenho também uma sorveteira, que na verdade é um acessório da minha máquina Bosch e com o mesmo método da sua. Já tenho faz tempo, mas só usei duas vezes. Preciso de boas receitas para me animar a usá-la!

    Bjs,

  19. EduLuz:

    Fala, Vitor.
    Não custava nada (quer dizer, até que custa muito!), citar a minha Ferrari, a Ariete! :)
    Abs.

    1. Vitor Hugo:

      Hahahahah, ela não é tão comum assim, vai. ;)

  20. Queila:

    Olá vitor! Mutio bom, muito bom! Adorei o post. Eu também tenho uma sorveteria e sou fã dos sorvetes caseiros. Não tem problema que sua máquina seja um pouco velha. Como já diz o ditado (cliché), sorveteira velha é que faz…
    Um abraço