Semente de Papoula Não é Proibida

Semente de Papoula: Não é Proibida

Sempre que uso semente de papoula em receitas (Bolo de Limão Siciliano & Papoula) vem à tona a suposta proibição na comercialização do produto.

O mesmo aconteceu com a flor de sal (Flor de Sal: Sempre Foi Proibida), ou seja, a discussão é mais superficial do que deveria. Aquele disse-que-me-disse que corre solto.

Então, aproveitei para falar um pouco sobre esse ingrediente que dependendo da cultura é vastamente utilizado. As informações vão um pouco mais além do que a gastronomia. Vamos lá?

Legislação

No Brasil, o comércio da semente de papoula é regulamentada pela Resolução RDC nº 239, de 28 de agosto de 2002 da ANVISA (link alternativo).

Parágrafo único. No documento de que trata o caput deste artigo, deve constar ainda que o objeto da importação não é proveniente de países que transformam drogas apreendidas e confiscadas em opiáceos lícitos.

Art. 3º Determinar que os estabelecimentos importadores de sementes de dormideira (Papaver somniferum L.), devem apresentar à ANVISA, no momento da solicitação da anuência na Licença de Importação – LI, documento emitido pelo órgão competente do país Exportador, no qual deve constar que o objeto da importação provem de cultivos lícitos, autorizados pela JIFE.

Essa informação é encontrada no site da ANVISA (a busca da legislação precisa de uma atualização urgente). Na época que a papoula sumiu do mercado, idos de 2008-2009, entrei em contato com ANVISA que me respondeu via Gerencia de Produtos Especiais (GPESP) negando a tal proibição e indicando a resolução.

O fato é que ficou mais burocrático a importação devido as exigências de documentação, e com toda certeza um aumento no custo também ocorreu. Sim, eu sei. ANVISA não é perfeita, muitos pontos da legislação sobre alimentos poderiam ser revistas, mas até lá, a agência continua sendo a única fonte realmente confiável. Afinal, estamos falando de leis, resoluções e afins.

O que é Papoula?

Papoula (Papaver somniferum L.) é uma das várias espécies do gênero Papaver que fazem parte da família Papaveraceae. Isso, existem vários tipos de papoula, porém a única produzida em larga escala é a P. somniferum, a partir dela derivam as sementes e os medicamentos opiáceos.

O ópio é o látex seco retirado do fruto da papoula. Exatamente, o fruto ao ser riscado libera um líquido branco que lembra o látex da seringueira ou do mamão verde. São produtos diferentes, mas a aparência é a mesma. É uma mistura formada por morfina, codeína, papaverina e outras substâncias. Os dois primeiros são os mais importantes (como medicamento).

Inscreva-se no canal do PratoFundo
Colagem de uma jarra estilizado com moedas
Apoie o PratoFundo

Você ajuda a manter o site e os vídeos no ar e temos recompensas bem bacanas, vem saber como!

Morfina é usado como medicamento, um analgésico opióide, apenas em ambientes controlados (hospitais e pesquisas) por ser extremamente potente. Para se ter uma comparação, é para aliviar a dor visceral (dos órgãos internos), diferente dos analgésicos normais (no geral são antiinflamatórios). Devido ao seu modo de agir no corpo, também pode causar constipação severa.

Já a codeína é usada em xarope para tosse que também necessita ser usado com cautela, além de ser vendido com retenção da receita.

Semente de Papoula: Não é Proibida

E a semente?

A semente de papoula vem do mesmo lugar que ópio, porém em momento diferente. Para produzir as sementes o fruto deve estar maduro e então, seco para retirá-las. Enquanto o ópio é extraído com o fruto ainda verde, e as sementes não estão completamente formadas.

Devido a sua composição, as sementes são basicamente 50% gordura, também é possível fazer óleo de semente de papoula. Precisam ser armazenadas muito bem, podem ficar rançosas bem rápido com essa quantidade de gordura.

Como são bem pequenas, segundo McGee para formar um grama é necessário cerca de 3.300 e para um quilo mais de 3 milhões. A coloração azulada na verdade seria uma ilusão de óptica, vistas no microscópio as sementes se apresentam marrons.

Ficam com esse tom azulado por causa de uma camada de cristais de oxalato de cálcio que agem como prismas que refratam a luz de um modo em que vemos a faixa azulada da luz branca.

Semente de Papoula: Não é Proibida

As sementes contém traços das substâncias que compõem o ópio, devido a isso, dependendo da quantidade ingerida um exame para opióides (drogas de abuso) dará um falso-positivo. Depende da sensibilidade e valor de cortes usados no teste. Esse “mito” foi analisado pelo Mythbusters (não é lá uma fonte científica muito confiável, mas usaram os kits de testes que seriam usados num avaliação usual) e estudos científicos puseram a prova essa possibilidade, e todos mostraram um resultado falso-positivo.

Como sempre, é necessário analisar a situação com uma visão macro para englobar o bem-maior que pode afetar diretamente a sociedade como um todo. O ópio é um produto natural, mas extremamente perigoso. Não entrei em detalhes, mas a partir dele pode ser feito a heroína. Uma droga absurdamente potente, a base química dela é a morfina. Causa dependência e há risco de morte.

Agora sou eu especulando, é mais fácil dizer que foi proibido do que explicar o real motivo? Se isentar da culpa? Jogar a culpa em outros? Não sei o porquê dessa prática, porém, creio que todo mundo perde propagando uma informação errada, sendo que a verdade é tão mais simples.

As sementes que tenho foram todas presentes. E sim, poder vir de fora não pode. O fiscal na alfândega pode reter sim o produto, a menos que você tenha a documentação necessária. Na maioria dos casos, passa. Mas sei de pessoas que tiveram as sementes apreendidas.

Bibliografia

Semente de Papoula: Não é Proibida
Vitor Hugo

Mestre em Ciência de Alimento, Farmacêutico-Bioquímico e Gastrônomo. Atua como Produtor Gastronômico e Comunicador de Ciência. Criou o PratoFundo para ser o portfólio de gastronomia e ciência.

Fez ou tem uma dúvida sobre a receita? Comente!

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

43 Comentários (Deixe o seu!)
  1. floriano soeiro:

    Ola Vitor. Legal seu texto. Gosto muito de colocar sementes de papoula e um prato de ovelha com batata. Realmente o visual fica muito bom e diferencia no sabor. Estou esperando que alguém importe, tenho solicitado para as empresas que produzem e importam semelhantes. Acho que se muitas pessoas solicitarem, algué m deve importar. Um abração Floriano Soeiro…. ainda tenho uns 200 gr.. hehehehe comprei todo o estoque de uma loja em 2010.

  2. marcia machado:

    Puxa..Gustavo..eu gostaria de comprar a semente de papoula, poderia me enviar valores qdo tiver e seu site….!!! Obrigada Marcia

  3. Jander:

    Olá!! Compro sementes de papoula em casa de pássaros exóticos, pois eles adorao!!
    Mas é branca,e chamamos de perila.

    1. Vitor Hugo:

      @Jander: perilla e papoula são plantas diferentes. A semente pode ser parecida no aspecto, mas não são a mesma coisa.

      1. Jander:

        Humm, obrigado e desculpe Vitor!!

  4. Regina:

    Comprei na Áustria, numa casa de produtos naturas e restaurante vegetariano, comi as sementes de papoula numa sopa deliciosa, de entrada, depois na salada também.
    Paguei um pacotinho de 250 gramas cerca de 1,50E era o menor pacote que tinha, vi outros pacotes bem maiores e não quis comprar, mas alguns meses depois minha prima que mora na Alemanha mandou para mim vários pacotes dessas semente pelo correio, e sem problema nenhum.

    1. Vitor Hugo:

      @Regina: mas é bom saber que pode ser barrado pela receita federal na alfândega. Se vai ou não, é outra história.

  5. Gustavo Queiroz:

    Vitor,
    Estou abrindo uma loja de condimentos para venda online (condimentaria.com.br – site ainda off).
    Sou importador autorizado pela Anvisa e demais orgaos. Já temos baunilha, açafrão, sal do himalaia, cardamomo, trufas brancas entre outros. Estou almejando a autorização para a importação de sementes de papoula (com garantia de origem) e não acho que vá ser muito dificil.
    Por favor, me envie um email com seus dados, faço questão de manter contato com você e, assim que receber as sementes, te envio um kit de inauguração da condimentaria com alguns produtinhos.
    um abraço!

    1. Vitor Hugo:

      @Gustavo: espero que consiga trazer mesmo, viu! Às vezes aparecem pessoas com intenções não tão boas assim e colocam o preço lá em cima… compram lá fora em viagem e enfiam a faca no pessoal. Avisa a gente quando a loja estiver funcionando! :)

    2. geremias:

      ola amigo me passa seu imail pois tenho interesse em comprar sementes

  6. Otavia:

    Oi Vitor! Só vc para nos esclarecer!!! Esta semana estou atrás de semente de papoula e já ouvi de tudo!!!
    Eu tinha um pouco, mas acabei optando por não fazer bolo com isso no atelier, e agora tenho uma cliente que quer… Estou na busca! Na Bombay do shopping morumbi me informaram que sob encomenda é possível, mas ainda não tenho preço.
    beijo!

    1. Vitor Hugo:

      @Otavia: alguns anos atrás um potinho de 28g deles estava uns R$30, tenho medo de saber hoje em dia, eheheh

  7. Neusa Pereira Lameirao:

    Ola Vitor,
    Obrigada pela postagem deste texto esclarecedor.
    Antes da portaria da Anvisa, era possivel encontrar as sementes nos bons mercados de SP.
    Atualmente, quando viajo para Europa, passo em qualquer mercado e consigo compra-las sem problemas. E, até agora, nunca tive problemas na alfandega.
    Um abraço.

  8. Vicente:

    Dificilmente vocês verão sementes de papoula novamente no país, a última carga que iria entrar no país foi toda incinerada em meados de 2008 e com as nossas leis não da para arriscar novamente! Portanto podemos e continuaremos a falar que isso é uma proibição.

  9. Carolina Fernandes:

    Hoje fui buscar no Mercado Central da minha cidade e a primeira resposta que ouvi foi: ” está proibida tem uns anos.” Achei estranho e vim para o google buscar informação e achei o seu post. Muito bom, mas de qualquer jeito complicou para nós que queremos usar no nossos bolos, né?

  10. Breno Raigorodsky:

    Gostei muito do seu texto, da seriedade da pesquisa etc. legal, parabéns!

  11. Vilma:

    oi Vitor
    Há varias perguntas não respondidas neste post.Porquê? Tambem tenho interesse em saber onde
    comprar( talvez nesse seu mercadinho),mas se vc.não responder aos comentarios postados nunca saberemos.
    Gosto muito do seu blog.
    No aguardo ,um abraço
    Vilma

    1. Vitor Hugo:

      @Vilma: por que eu não sei aonde tem, ué! heheheh A mercaria que tinha aqui no interior do Paraná não tem mais também. E mesmo que tivesse, não iria adiantar muito por ser fora de SP. Nem site eles tem para se ter uma ideia.

  12. magda de souza:

    a semete tem algum efeito de alucinaçao e qual efeito que ela causa no caso da auricuterapia

  13. Olga:

    Oi, Vitor!
    Essas sementinhas fizeram parte a minha infância…minha mãe sempre fazia pães doces com uma camada bem espessa de sementinhas de papoula, manteiga e açúcar. Outro dia até fiz uns ‘buns’ com esse recheio…booom!

  14. Silvana:

    Vitor, desculpe a minha ignorãncia, qual a finalidade destas sementes em bolos ou outros preparos?´Seria o perfume ou talvez a textura?
    Grata desde já,
    Silvana

    1. Vitor Hugo:

      @Silvana: depende. Para alguns preparos é mais visual do que sabor. As sementes possuem um gosto bem próprio, além de textura crocante. Enquanto em outros agrega sabor devido a quantidade, tem um bolo (Makowiec) que o recheio vai tanta semente que fica bem escuro!

  15. Wair:

    Well, entro na fila. Por supor que era proibida – informação dada nos supermercados que a consumia – deixei de compra-l no exterior, com receio da alfândega. Isto posto, vc poderia nos informar o tal do mercadinho que ainda a tem? Abs

  16. Noemia Lázari:

    Oi Vitor, meu querido!
    Adorei o seu post, pois sou apaixonada por sementes de papoula. Há uns 12, 13 anos comprava na Companhia das Ervas, em tubetes. E, as guardava na geladeira, duravam meses. Bom… vale ressaltar também que a morfina é altamente viciante. Agora amado, que tal vc nos fazer uma gentileza e verificar com a pessoa/comércio que vende, se a mesma tem interesse em despachar via Correios ou mesmo nos repassar um contato? Vc, como sempre surpreendendo…
    Um grande abraço, sucesso!!
    Noemia Vida

  17. Rosangela:

    Oi Vitor
    Que não é proibida eu já sabia.
    Mas me conta, você mesmo comprou lá fora as suas ou importou?
    Acha perigoso pedir pra um viajante (meu irmão, rs) trazer na mala?
    abs,
    Rosangela

  18. Leandro:

    Olá Vitor,
    você saberia indicar algum lugar que possui o produto para vender? Já fui em diversos lugares e não encontro e em muitos o pessoal diz que e proíbida a venda em lojas de alimentos.
    Vou indicar seu post para eles.
    Obrigado.
    Abraços.

  19. Cintia A. S. Sevaux:

    Olá Vitor!!Muito útil esse post… sempre que alguém vai ao exterior , fico com vontade de pedir para trazer e fico com medo da pessoa ter problemas depois….
    E está correto mesmo pedir comprovação de origem…
    Obrigada por compartilhar a informação!!

  20. Alessandra Tamy Osako:

    Vitor. Eu achei 1 vez na barra doce a semente de papoula da Bombay, acredita?! Porém foi caríssimo tbm e nunca mais vi.
    Acho uma bobeira essa proibição. =/ Se fosse uma proibição mundial, eu entendia, mas é a maldita burocracia brasileira! Rs
    Mto bom o post! =)

    1. Vitor Hugo:

      @Tamy: acho que não captou a essência do texto. Não é proibido, apenas é exigido a comprovação de origem do produto (em suma). Uma vez que o ópio é uma droga perigosa. Na Arábia Saudita e nos Emirados Árabes é proibido, parece que em Singapura também é, mas não achei fonte confiável sobre essa informação.