Sopa Paraguaia: Torta de Milho e Cebola

Não, a foto é essa mesma! Esta é a sopa paraguaia que de líquida não tem nada. É um prato típico da região de fronteira (Paraguai), mas que pode ser encontrado por todo o Mato Grosso do Sul. Feito de nada mais nada menos do que milho, ovos, leite e cebola… e só. Super simples, porém super saboroso. Consegui a receita com uma colega quando trabalhei em Campo Grande.

Sopa Paraguaia: Torta de Milho e Cebola por PratoFundo.com

Sopa Paraguaia

Pré-preparo: 10 minutos
Tempo de preparo: 50 minutos
Total: 1 hora
Rende: 20 pedaços
Autor: Vitor Hugo

Ingredientes

  • 1 L leite integral
  • 500 g flocos de milho pré-cozido sem sal
  • 500 g queijo minas padrão (ralado; ou meia cura, caipira)
  • 250 mL óleo vegetal (sabor neutro)
  • 5 cebolas (fatiadas)
  • 3 ovos
  • 1 colher de sopa fermento químico em pó
  • Sal refinado (a gosto)
  • pimenta do reino moída (a gosto)
Use as quantidades nas unidades de medidas em peso e volume quando presentes. As medidas em xícaras/colheres são apenas uma cortesia do sistema e menos precisas .
1 xícara: 250mL | 1 colher de sopa: 15mL.

Modo de Preparo

  • Aqueça o forno em 180ºC e unte a forma. Refogue as cebolas já fatiadas com um pouco do óleo, só para murchar de leve. Não precisa e nem deve ficar dourado. Desligue o fogo.
  • Se a panela for de tamanho respeitável, junte o leite, o óleo, os ovos, o queijo e misture bem. Misture o fermento com o flocos de milho. 
  • Acrescente aos poucos na mistura de cebolas. Acerte o sal e a pimenta. A mistura fica bem líquida.
  • Transfira para a forma e asse por 45-50 minutos, ou até ficar dourado. Deixe esfriar e sirva.

Dicas

  • Sal: Para essa quantidade 1 colher (sopa) é o suficiente. Mas se usar outro tipo de queijo e/ou de flocos de milho que já possuam sal vá com calma. Queijo meia cura e o caipira já tem uma boa quantidade de sal, a Polentina® tem sal, por exemplo.
  • Servir: o prato fica muito mais gostoso frio e se possível de um dia para o outro. Os sabores se acentuam. Experimentei quente e não gostei… estava com o gosto da milharina, mas no dia seguinte… nham, com café! :D
A receita tem links para programa de afiliados, se comprar, o PratoFundo pode receber uma comissão sobre a venda que ajuda a manter o site no ar.
Informações nutricionais
Calorias: 300kcal (15%)
As infos nutricionais são apenas uma cortesia do sistema e geradas automaticamente; podem não refletir a realidade nutricional da receita.
Vem me acompanhar!Confira mais novidades no meu Instagram @PratoFundo!
PALAVRA-CHAVE: salgado, salgado de festa, torta salgada
Vitor Hugo

Mestre em Ciência de Alimento, Farmacêutico-Bioquímico e Gastrônomo. Atua como Produtor Gastronômico e Comunicador de Ciência. Criou o PratoFundo para ser o portfólio de gastronomia e ciência.

Fez ou tem uma dúvida sobre a receita? Comente!

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

Avalie a receita:




55 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Fabiane Neiva:

    Sopa paraguaia: uma das melhores comidas já inventadas.
    O milho, com a cebola e o queijo! É muito gostoso!
    Eu uso o milho. O nome diverge… tem gente que fala que, quando se usa o milho da espiga, é chipa guaçu ou chipaguaçu ou chipa guazu…
    Eu não sei… só gosto de todas as versões haha

  2. Vera:

    Quente eu amo

  3. Miguel Souza Ferri Junior:

    Bom dia,
    a Sopa Paraguaia fica melhor, muito mais gostosa com o milho do ela é feita, o milho saboró, é bom comer a sopa no dia posterior quando feita, em Corumbá a família do meu pai gosta muito e claro eu também.

  4. Lucy Hubner:

    SOPA pq na guerra do PY não tinha como las mujeres fazeer um prato pra sustentar seus maridos na guerra, então engrossavam bem e assavam, não tinha como derramar a matula, o fubá de milho sustentava-os.

  5. Carolina:

    eu morei no Paraguay…. anos e anos. Para quem não sabe… lá sopa (liquida) se chama CALDO. Sopa lá.. só existe essa. É comida tipica. Não entendo a dificuldade de entender q sopa não precisa ser liquida igual a q que conhecemos. Não sei se milharina substitui a farinha de lá.. pq só existe lá essa farinha de milho praticamente caseira até hj. O queijo tb… é um queijo bem forte e grosseiro…. q tb não temos no Brasil. Queijo minas e milharina de repente dão certo.. mas o sabor nunca será igual. Ahh.. e linguiça na receita é a morte! Isso não existe!

  6. SILVANA:

    Delícia de receita pantaneira.SIMPLESMENTE ADORO! :D

  7. Carolina:

    A receita está ótima, a sopa paraguaia é um delícia, quem não conhece pode fazer que vai
    se apaixonar, é uma excelente pedida nos dias mais frios com um chá mate, então… Não
    tem pra ninguém, rss..
    Só não gostei de uma pequena frase, mas que fez toda a diferença, mato aqui tem de quilo, mas
    não é isso que faz com que pessoas de outros estados pensem que só temos mato pra oferecer.
    Nossa capital é de uma pureza singela e acolhedora, que faz feliz quem mora nela, nossa morena brilha com o sol da tarde, venha conhecer melhor o MS e vc vai saber que não temos só mato bom por aqui, ok… Abraços!!

    1. Vitor Hugo:

      @Carolina: não preciso, já morei vários anos em Campo Grande. O trecho é uma ironia, sim? Caso eu não respeitasse o estado não teria nem postado a receita, né.

      1. Lucy Hubner:

        Yo vivo en el MS hace casi 32 años, nací en Brasil Bela Vista frontera con Bella Vista Py, he aprendido hacer sopa con mi abuela, ella es Paraguaya y mi madre es Paraguaya pero creció en Brasil, habla guarany, español y portugués. Me encanta la cosina Paraguaya, toda la comida de este país, me gusta de platos hechos con maíz y mandioca , por ejemplo bori-borí, chipa, caburé y otros.
        Ud. debe ser felicitado.
        !Besos!

  8. Michelle Santander:

    Como sopa paraguaia desde pequena,maso gosto é totalmente diferente quando preparada com a farinha de milho uqe vende no Paraguay mesmo,ela é mais fininha e fresca….hummm é uma delícia!!!
    Tem também uma outra versão que é a CHIPA GUAÇÚ…MAIS QUE DELICIOSA!!!!

  9. gag:

    Bom é uma trad~ição da fronteira Sul matogrossense, so recomendo por mais queijo ralado, tipo 1 queijo inteiro 1kg.

  10. Francisco de Assis Ferrato:

    A receita que eu conheço é:

    8 espigas de milho
    700 ml de leite
    400 gr queijo meia cura
    1 alho poró cortado fino

    Tirar/cortar o milho da espiga com faca como se fosse fazer reofgado ou pamonha. Bater no liquidificador o milho, com o leite. Se o milho não for bem macio, peneirar a massa.

    Em assadeira depejar a massa do milho com o leite, colocar o queijo e a alho poró.

    Assar por mais de 45 minutos até dourar e ficar firme.

    É bom quente ou frio, pois só tem gosto de pamonha com queijo.

    Este é uma delícia! Sem ovo nem milharina…

    A história me foi contada é de que a patroa ensinou a empregada que não entendeu algum detalhe a e sopa saiu um suflê, mas todos adoraram e ficou com o nome…

  11. Fabiana:

    Porque sopa,se nao é liquida ?

    Tudo por causa ,da Guerra do Paraguai !

    Era necessário engrossa la ,para levar aos combatentes …

    Humm,uma delicia !

  12. isa:

    Vitor!
    Sou sulmatogrossense, nasci na fronteira com o paraguai, hoje moro em campo grande-ms, capital de mato grosso do sul, linda cidade morena, fico triste com certos comentários, mas entendo as pessoas que moram em outros estados e ainda não tiveram a oportunidade de conhecer o meu mato grosso do sul, lindo, lindo, as pessoas são maravilhosas, venha conhecer a nossa culinária, você vai adorar! Eu não como peixe, mas as melhores receitas estão aqui.A sopa paraguaia é tradicional na semana santa, e no paraguai ela é feita com o milho saboró, uma farinha num tom amarelinho fraco, mas é uma delicia. tenta ferver o leite com a cebola e o óleo e o sal, depois escalda a farinha de milho, depois de frio coloque os ovos e muito queijo em cubinho, quando assar você vai ver a delicia, huuuuum! e a chipa 500 gr de polvilho doce, 500 gr de polvilho azedo,1 kg de queijo meio cura ralado, 06 ovo, manteiga, sal 1cc, leite, bater os ovos, com a manteiga, o sal e o leite e o queijo meio cura ralado e ir acrescentando o polvilho até a massa ficar firme, fazer tiras e cortar em losangulo, levar para assar e servir com café ma delicia. bjos.