Como havia comentado lá no “A Refeição em Família” de Ferran Adrià + PratoFundo que as receitas seriam postadas, não estava mentido.
Porém, vamos começar com a sobremesa. Ou melhor, o principal item dela. O iogurte de chocolate branco que ganhou lugar cativo na minha cozinha. É absurdo de simples e pode deixar melhor praticamente qualquer receita doce a base de frutas.
Como poderão ver é nada mais, nada menos que apenas misturas os ingredientes na temperatura certa e a mágica é feita.
Como usei chocolate branco nacional básico, ou seja, não é aquela maravilha belga-suíça-francesa. O derretimento fica um pouco a desejar. Para contornar isso, adicionei um pouco de creme de leite pasteurizado para deixar mais fluido.
Esse acréscimo é totalmente opcional, como tinha creme de leite aberto, por que não? Ruim que não ia ficar.
Dependendo do uso que fizer, pode ser que sobre um pouco. E terá que ser guardado na geladeira, claro. Quando a temperatura abaixa, a consistência fica mais cremosa. Uma beleza! Vontade de comer puro não vai faltar. É quase um ganache bem mais cremoso.
Falando nisso, cuidado com a temperatura. Se iogurte e creme de leite pasteurizado estiverem gelados quando misturados ao chocolate derretido, ele poderá solidificar, ok?
Iogurte de Chocolate Branco com Frutas
Ingredientes
- 180 g iogurte sem sabor
- 70 g chocolate branco
- 20 g creme de leite fresco/pasteurizado (opcional, 38% gordura)
Modo de Preparo
- O iogurte não pode estar gelado, tirar na geladeira antes de usar. Caso contrário o chocolate irá solidificar na hora.
- Derreter o chocolate branco no micro-ondas ou em banho-maria. Caso usar o creme de leite, não deve estar gelado também. Colocar depois que o chocolate começar a derreter.
- Misture o iogurte com o chocolate branco, mexendo bem.
- Use de imediato ou deixar na geladeira até a hora de servir.
Dicas
- Adaptado: A Refeição em Família
Parece ser muito boa a receita, quero fazer. Posso ter a receita da cobertura de castanhas que estao na receita?
@Francis: não é bem uma cobertura, cobertura. Nada mais é do que castanha do Pará caramelizada. Pique grosseiramente cerca de 80-100g de castanha. Numa frigideira coloque cerca de 50-100g de açúcar cristal (a quantidade pode variar) e aqueça em fogo médio até virar caramelo. Quando isso acontecer, adicione a castanha picada e misture bem. Coloque o caramelo sobre um silpat ou assadeira untada, e alise com uma espátula. Não coloque a mão, estará bem quente. Deixar esfriar e endurecer, então, é só picar novamente.
Pre-ci-so experimentar esse iogurte!
“É quase um ganache bem mais cremoso.” Logo , preciso fazer isso amanhã! hehehehe
Olá! Gostaria de saber se essa sobremesa é apenas mangas cortadas, o iogurte e as castanhas caramelizadas. Acha que fica bom com morangos? Obrigada e parabéns pelo blog.
@Bruna: exatamente! O iogurte pode ser servido com outras frutas também, com morango (acredito eu) ficará incrível! :)