A sub-rede de comida e ciência dentro da rede é fascinante. É possível achar tanto conteúdo incrível e bacana. Como sempre digo quando estranham a minha mudança de área: cozinha é o melhor laboratório que existe.
Encontrei (ou fui encontrado) o trabalho do James Kennedy, um professor de Química na Austrália! Ele criou e ainda está criando a série “Ingredients of an All-Natural” para mostrar um outro lado do que é visto como natural.
Talvez devido a falta de informação ou puro marketing somos bombardeados com incríveis frases de efeito, como: não coma se não conseguir ler o rótulo. É uma solução um pouco simplista e bate de frente com o que é de fato natural. Às vezes, é vendido como algo simples ou puro… mas quando a realidade é outra.
A série demonstra como produtos realmente naturais (leia-se produzidos pela natureza), como uma banana pode conter ingredientes “assustadores” e quase impronunciáveis. E todos eles são 100% naturais numa banana. Não são pesticidas, fertilizantes, inseticidas ou contaminantes. Literalmente o corpo e a alma da banana.
Vale notar, como James conta, alguns ingredientes traços (com menos de 1%) e DNA foram emitidos por razões óbvias. Até mesmo na nossa legislação alguns ingredientes quando possuem uma quantidade muito pequena podem ser classificados como “livres/sem” tal item.
Como gostei bastante do projeto, entrei em contato com James perguntando se eu poderia fazer a tradução do material dele. Muito gentilmente aceitou e me autorizou o uso. Como se diz: o “não” eu já tinha, então.
Teremos outros capítulos da série, aguarde!
Dá até medo e é tudo…banana. Às vezes a ignorância é uma benção
Uau, tem até cinzas?! Impressionada e ansiosa pelos próximos capítulos!
É o jargão de laboratório quando a gente queima o produto até sobrar apenas os minerais. Geralmente, é numa quantidade pequena.