Ingredientes Naturais: Banana

A sub-rede de comida e ciência dentro da rede é fascinante. É possível achar tanto conteúdo incrível e bacana. Como sempre digo quando estranham a minha mudança de área: cozinha é o melhor laboratório que existe.

Encontrei (ou fui encontrado) o trabalho do James Kennedy, um professor de Química na Austrália! Ele criou e ainda está criando a série “Ingredients of an All-Natural” para mostrar um outro lado do que é visto como natural.

Talvez devido a falta de informação ou puro marketing somos bombardeados com incríveis frases de efeito, como: não coma se não conseguir ler o rótulo. É uma solução um pouco simplista e bate de frente com o que é de fato natural. Às vezes, é vendido como algo simples ou puro… mas quando a realidade é outra.

A série demonstra como produtos realmente naturais (leia-se produzidos pela natureza), como uma banana pode conter ingredientes “assustadores” e quase impronunciáveis. E todos eles são 100% naturais numa banana. Não são pesticidas, fertilizantes, inseticidas ou contaminantes. Literalmente o corpo e a alma da banana.

Vale notar, como James conta, alguns ingredientes traços (com menos de 1%) e DNA foram emitidos por razões óbvias. Até mesmo na nossa legislação alguns ingredientes quando possuem uma quantidade muito pequena podem ser classificados como “livres/sem” tal item.

Como gostei bastante do projeto, entrei em contato com James perguntando se eu poderia fazer a tradução do material dele. Muito gentilmente aceitou e me autorizou o uso. Como se diz: o “não” eu já tinha, então.

Teremos outros capítulos da série, aguarde!

Vitor Hugo

Mestre em Ciência de Alimento, Farmacêutico-Bioquímico e Gastrônomo. Atua como Produtor Gastronômico e Comunicador de Ciência. Criou o PratoFundo para ser o portfólio de gastronomia e ciência.

Fez ou tem uma dúvida sobre a receita? Comente!

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

3 Comentários (Deixe o seu!)
  1. lili:

    Dá até medo e é tudo…banana. Às vezes a ignorância é uma benção

  2. Danny:

    Uau, tem até cinzas?! Impressionada e ansiosa pelos próximos capítulos!

    1. Vitor Hugo:

      É o jargão de laboratório quando a gente queima o produto até sobrar apenas os minerais. Geralmente, é numa quantidade pequena.