Butter Mochi: Bolo de Arroz Glutinoso e Coco do Hawaii

Por em

[Video: Butter Mochi: Bolo de Arroz Glutinoso e Coco do Hawaii]

Sim, a farinha de arroz glutinoso ataca novamente! Afinal, estou com o ingrediente na despensa, logo, tenho que usa-lo.

Algum tempo atrás, uma leitora comentou que havia comido um doce bem simples e muito saboroso lá no Hawaii e pela descrição, na época, eu não sabia o que era. E ficou aqui guardado na memória.

E atualizando o pinterest do PratoFundo apareceu uma sugestão que mudaria tudo: Butter Mochi.

Como podem ver, fui arrebatado pela, a já nossa conhecida, vontade de bater um bolinho. E claro, tem mochi no título, eu vou ver. Significa que usa a farinha de arroz glutinoso, não é mesmo? E fato: apesar de gostar de doces com as características do mochi, do bolinho normal tradicional eu não sou tão fã assim.

Existem várias versões do Butter Mochi que nada mais é do que um Bolo de Arroz. Algumas tem coco, outras não. Pode ser recheado com frutas tropicais: banana e manga, por exemplo. Ou até mesmo chocolate.

Butter Mochi: Bolo de Arroz Glutinoso e Coco do Hawaii por PratoFundo.com

A origem é misturada e nada precisa. É um prato associado ao Hawaii derivado da fusion cuisine entre as culturas asiáticas e das ilhas do oceano pacífico. Sem falar que pode ter influência do Bibingka, um bolo de arroz filipino. E parece que o Mochi Brownie também bebe dessa fonte, se for comparar as receitas possuem a mesma base.

Afinal, o bolo é bom?

Sinceramente? Eu achei incrível!

Pode ser que o meu entusiasmo seja devido as baixas expectativas que eu tinha antes de fazer. Analisando a receita, ela é super simples, bem fácil mesmo, só misturar tudo. Literalmente. Achei que ia ser apenas ok…

Eu me surpreendi. O que ele tem de simples, tem de gostoso. Mas claro, você tem que gostar da textura mochi-mochi (gomenta, chewy), ele fica bem… mochi. Lembra um pouco bolo de mandioca, aquela textura puxa-puxa.

E o sabor? Para mim, ele me lembra um sabor familiar do tipo: eu já comi isso, não lembro o que era, mas era gostoso. Falando na mandioca (ui!), se tivesse coco ralado na massa, eu acho, que iria confundir com bolo de mandioca. A textura ficou bem parecida.

Mas quase que eu não fiz o bolo! Sério. As receitas gringas, a grande maioria, usa um ingrediente que não vende no Brasil: leite evaporado.

Como já sabe (ou não), a gente é teimoso e adora uma adaptações. Fiz um substituo fácil, e numa próxima vez a gente fala mais sobre leite evaporado.

Butter Mochi: Bolo de Arroz Glutinoso e Coco do Hawaii por PratoFundo.com

Butter Mochi: Bolo de Arroz Glutinoso e Coco do Hawaii

Ingredientes: LEITE EVAPORADO substituto

  • 105g leite em pó desnatado instantâneo
  • 245g água morna (~45ºC)

Ingredientes: BOLO

  • 60g manteiga sem sal derretida e fria
  • 200g açúcar cristal
  • 02 ovos
  • 180mL leite evaporado substituto
  • 200mL leite de coco integral
  • 225g farinha de arroz glutinoso
  • 06g fermento químico em pó (cerca 1 c.chá)
  • 01g sal refinado (menos que 1/4 c.chá)

Modo: LEITE EVAPORADO

  1. Misturar leite e água morna, mixar bem. Pode ser usado o liquidificador. Manualmente também seria possível, mas eu quero que fique bem misturado.
  2. Para a receita será usado 180mL.

Modo

  1. Aquecer o forno em 180ºC. Untar uma fôrma quadrada (20x20cm), cobrir a base com papel manteiga e untar também. Reserve.
  2. Numa tigela misture manteiga derretida, açúcar cristal e ovos. Mexer bem, cerca 1-2 minutos.
  3. Adicione o leite evaporado feito (180mL) e leite de coco, mistura ligeiramente.
  4. Acrescente a farinha de arroz glutinoso, fermento químico em pó e sal. Misture para incorporar bem, cerca de 2 minutos.
  5. Transfira a massa para a fôrma preparada, a massa é líquida mesmo. Pode acreditar.
  6. Assar a 180ºC por 55-60 minutos, o topo ficará bem dourado. Durante o cozimento, o bolo irá inflar e ao retirar do forno murcha mesmo.
  7. Retire do forno e espere amornar para desenformar. Consuma quente ou em temperatura ambiente.
  8. Deve ser armazenado na geladeira. Antes de consumir, deixar alguns minutos fora para esquentar.

Observação
Leite em pó instantâneo: a diferença entre instantâneo e o não-instantâneo é o acréscimo de lecitina, um emulsificante, que facilita na hora de reconstituir o leite. Ele é feito assim e vem escrito na embalagem.
Farinha de arroz glutinoso: também pode ser chamado de sweet rice, sticky rice, glutinous rice, mochiko rice, arroz para moti, arroz asiático/oriental. Geralmente, vendidos em lojas de produtos orientais. Recomendo as farinhas importadas, são mais finas e delicadas. Tem um custo maior quando comparado com a farinha de trigo. O glutinoso não tem relação com glúten, mas devido a característica do arroz de ficar grudento/gomoso. A farinha feita com arroz agulhinha não serve, pois o teor das frações de amilose e amilopectina são diferentes.

Butter Mochi: Bolo de Arroz Glutinoso e Coco do Hawaii por PratoFundo.com Butter Mochi: Bolo de Arroz Glutinoso e Coco do Hawaii por PratoFundo.com

Bibliografia

  1. DAVIDSON, Alan. The Oxford companion to food

Compre pelos links abaixo. O valor não muda e você ajuda o PratoFundo:
SubmarinoWalmartShoptimeExtraAmericanasPontoFrioSaraivaLivraria CulturaFnacSephora

Confira outras ofertas e promoções na XEPA!

Vamos comentar? :D

4 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Sem Avatar Cida:

    Prezado Vitor,, minha lombriga não sossegava depois desse post, tinha que fazer, mas aqui na minha cidade não encontrei a farinha, então resolvi improvisar, pesei a mesma quantidade de arroz moti, deixei uma noite de molho,drenei, e bati bastante no liquidificador com o leite evaporado, depois terminei de fazer conforme a receita. O resultado foi um bolo bastante mochi mochi e mais com textura de pudim, mas com sabor delicioso,tenho uma intolerância moderada a lactose,então fiz o leite evaporado com leite em pó zero lactose, o bolo não ficou clarinho assim como o seu, ficou meio um caramelo claro, teria sido por causa do leite??Mas, repito, ficou delicioso, não vejo a hora de ir a Sampa para comprar a farinha de arroz glutinoso e fazer novamente.Obrigada, abraços.

    1. Nossa, que adaptação mais Macgyver! heheheh Sim, provavelmente a cor foi influenciada pelo leite sem lactose. Nunca usei a versão em pó, mas as líquidas tem um tom mais caramelo mesmo.

      1. Sem Avatar Cida:

        Legal, adorei o “Macgyver” !!! rsrs abraços

  2. Sem Avatar Letícia:

    Uaaaaau!
    Eu adoro bolo de mandioca, certeza que farei com coco.

«

»