Uma coisa que tenho que confessar é o meu total desconhecimento em relação aos vinhos, sério. Má-le-má sei os tipos de uvas (tá bom, as principais até passa e o seu uso) e como harmonizar, o clássicão: tinto é para carnes vermelhas e branco para peixes.
Então, recebi como cortesia do editor a publicação “Vinhos em 101 Dicas – Um Guia Para o Enófilo Amador” (Ediouro, 112 páginas) feito em 4 mãos: Ricardo Castanho (editor de restaurantes do Guia Quatro Rodas) com seu conhecimento do assunto, e pelo jornalista Fabrício Brasilienese para traduzir as informações sobre os vinhos para o público leigo (eu! :D).
A edição é honesta ao dizer que são 101 dicas, o livro é pautado em dicas, realmente. Desde os tipos tradicionais de uvas (tintas e brancas), passando pela degustação, harmonizando com comida, uma pincelada básica para montar uma adega, e claro, informações sobre as regiões produtoras.
Diria que é um guia para quem não sabe nada sobre o mundo dos vinhos, para um iniciado ou para quem sente todos aqueles sabores de um vinho (que eu ainda acho uma viagem total, um dia chego lá) podem achar o livro lugar-comum. Mas vale dizer que o texto é super fluído, de fácil leitura e o humor ficar na parte em que descreve os enochatos, como os autores dizem “uma praga em expansão”.
Algumas das dicas que gostei foram: é possível harmonizar vinho com churrasco, com chocolate (weeeee! :D) e até com feijoada (nesse caso, com espumantes). E que nem sempre um vinho caríssimo será ótimo, pois vinho bom é aquele que você gosta.
Vinhos em 101 Dicas – Um Guia Para o Enófilo Amador, por Ricardo Castanho e Fabrício Brasiliense
Editora Ediouro, 112 páginas
Preço médio: r$24 reais
O Renato Machado tem uma ‘coluna’ na rádio CBN na qual fala de vinhos. E é bastante interessante para quem está começando a se interessar pelo assunto, pois ele comenta desde o mais básico até perguntas complicadas de ouvintes. Fica a dica.
Já experimentei churrasco e vinho uma vez, na festa de um amigo curitibano. Fiquei impressionada, nunca tinha imaginado que a combinação daria certo. E até que escolho vinhos razoáveis, mas só se for pra beber puro… as minhas harmonizações têm sido uma tragédia.
eu preciso dele, sabia?
eu não entendo nada de harmonizações, só sinto ameixa nos tintos, descobri falhas nas minhas taças, resumindo, meu caminho é árduo…. quem sabe ele me ajuda!?!
no mais, seu Prato está cada vez mais fino!
=)
Viiiiiiiiitooooorrrrrrrr…
Segura que esse é meu!!!
Quero com dedicatória do Prato Fundo hem…
Adorei a idéia e acho que vinho é um bem necessario.
Eu também queroooo!!!
Já tinha visto esse livro e estava pensando em comprar, mas quem sabe eu não ganho ?? Rsss.
Adoro seu Blog,
Beijos!
Ja ganhei… :-)
Hehehehehe.
Fan, presente, otimista, positiva e operante.
Vix Maria! Mas esse site tá ficando muito chic! Nossa! Adoro vinhos! Eu e o meu marido damos umas arriscadas e com o tempo estamos evoluindo no precesso!:D Se eu ganhar o livro ele vai adorar!
Hey quero o livro e 101 garrfas cheias de vinho pra eu levar um porre degustando segundo o livro…rs
Abrazos
Eu quero!!!
Tudo bem que eu não sou sorteada nem pra acompanhante em hospital.Mas não custa tentar, né?
Bjs
Eu sou louca com vinhos também! Mas a parte q eu menos entendo é essa de harmonização com os pratos…. e eu adoraria entender… ah! então! é só mandar o livro aqui pra mim que eu prometo ficar escolada e nada enochata hehehe
abraços, ótima resenha!
Eta, que moço chique, que ganha livro para resenhar ;-)
Eu sou uma ignorante confessa no mundo dos vinhos. Não fazia a menor idéia de como era quando o vinho harmonizava ou não com um prato. Até que, na semana passada, descobri isso na prática – pelo menos, a parte ruim :-P
Era uma pizza simples, de alho com alcaparras, mas não combinou de jeito nenhum (manemóóórrrta, como já diz o povo do TDUD?) com o vinho que abrimos. Um acabou com o sabor do outro. Um horror.
Eba! Eu quero! Eu quero!
Bjos e parabéns pelo blog.
Glaucia
Adorei saber do lançamento desse livro sobre vinho. Se não ganhar vou comprar. Gosto muito de vinho mas tenho a maior antipatia de quem toma vinho pelo preço. Quero ler esse livro pois já gostei do comentário do autor de que nem sempre o vinho mais caro é o melhor…tem gente que toma vinho pelo preço, haja…..
Como sou mineira, como quieta. Sempre dou uma espiada no seu site, mesmo nunca tendo me apresentado. Taí uma boa oportunidade!
Sendo assim, gosto muito do seu blog e sempre passo por aqui pra saber o que você está aprontando. Me chamo Claudia, sou de BH, formada em gastronomia, atuando na área e ralando muito em casa. Muito prazer, sucesso pra você e boa sorte pra mim no sorteio.
Você não vai acreditar, mas acabei (literalmente) de ver este guia na banca de revistas e fiquei com ele na mão pensando “levo ou não levo???”. Agora vou esperar o que vou ganhar no sorteio (puro otimismo). Aproveitando, parabéns pelo blog!
Eba! :) Gosto tanto de vinho, já é hora de aprender alguma coisa sobre eles. Tô na torcida pelo sorteio!
Vitor,
Não sou blogueira, mas estou tentando adquirir o hábito( e cá entre nós estou adorando!!!) e fiquei fãzoca do seu blog!! Adorei o lance do fermento natural e vou tentar fazer um dia, afinal sou uma amante da cozinha e me arrisco por lá!!
Com relação aos vinhos são uma paixão que tenho, apesar de também viajar no hora de degustar um … Mais já li algumas coisas e tenho o livro do Renato Machado e indico como leitura é muito legal!! Agora fiquei muito curiosa com esse guia que você citou, quem sabe não serei a vencedora?!
Abraços e parabéns pelo blog,
Dinah
Sou do RS, o estado que produz alguns dos melhores vinhos do Brasil, mas meu conhecimento sobre o assunto não passa do “gostei/ não gostei”!
Dá até pena do meu pai, que fala empolgado sobre vinhos que, segundo ele, são de uma safra ótima, com um tipo X de uva, com aroma de tabaco (!!!)…e eu só balançando a cabeça!
Enfim, eu preciso desse livro para manter uma conversa “enologicamente” coerente com meu pai!
Hahahahahaha
Puxa vida…já estava pensando em te perguntar como conhecr estes editores…risos. Nunca ganhei sorteio de nada na minha vida, mas vai que eu consigo, afinal este é um assunto que eu gostaria MUITO de aprender.
Beijos
(sou a primeira!)
também não entendo nada de vinhos, e em geral confesso isso até que sem tanta vergonha assim… afinal, até cozinheira amadora eu sou. aos poucos, tô tentando aprender um pouco de vinhos e combinações com meus sogros, que adoram, e com um pouco que leio aqui e lá. em outras palavras: tomara que eu seja sorteada, hehe! ;)