Receita de Chantininho Gourmet (Creme de Leite)

O famoso Chantininho: em uma versão agora super Gourmet, feito com creme de leite fresco! Uma opção fácil e gostosa para recheio e cobertura para bolos.

Espátula com o creme Chantininho Gourmet (Creme de Leite)

A versão Gourmet do Chantininho faz parte do comparativo em que eu testei duas maneiras de fazer a receita.

A Tradicional que, geralmente, usa Creme Vegetal tipo Chantilly. E agora, a Gourmet feita com Creme de Leite Fresco.

Chantininho Gourmet

Pré-preparo: 10 minutos
Tempo de preparo: 10 minutos
Total: 20 minutos
Rende: 4 porções (total: 800g)
Autor: Vitor Hugo

Ingredientes

Use as quantidades nas unidades de medidas em peso e volume quando presentes. As medidas em xícaras/colheres são apenas uma cortesia do sistema e menos precisas .
1 xícara: 250mL | 1 colher de sopa: 15mL.

Modo de Preparo

  • Bata creme de leite, leite condensado, leite em pó e baunilha na tigela da batedeira por 3-5 minutos ou até ficar firme (montar).
  • Use na sequência ou guarde na geladeira até a hora de usar.

Dicas

  • Creme de leite: é o conhecido creme de leite fresco (na verdade é pasteurizado), aquele que fica na parte fria do mercado e precisa ter mais que 35% gordura. E se for o creme de leite tipo nata que tem mais gordura (+45%) tome cuidado para não bater demais e virar manteiga.
  • Leite condensado: já testei várias marcas, pode ser qualquer uma.
  • Leite em pó: se for chamar de Chantininho, use Leite Ninho para ser a verdade e honestidade com o seu cliente, né? Já usei de várias marcas e sempre o mesmo resultado, mas o sabor pode variar. Use as versões instantâneas (vem escrito na embalagem), dissolve mais fácil o leite em pó.
A receita tem links para programa de afiliados, se comprar, o PratoFundo pode receber uma comissão sobre a venda que ajuda a manter o site no ar.
Informações nutricionais
Calorias: 769kcal (38%) | Carboidratos: 44g (15%) | Proteína: 16g (32%) | Gordura: 60g (92%) | Gordura Saturada: 37g (231%) | Colesterol: 222mg (74%) | Sódio: 241mg (10%) | Potássio: 745mg (21%) | Açúcar: 41g (46%) | Vitamina A: 2298IU (46%) | Vitamina B2: 1mg (59%) | Vitamina C: 5mg (6%) | Cálcio: 542mg (54%) | Ferro: 1mg (6%)
As infos nutricionais são apenas uma cortesia do sistema e geradas automaticamente; podem não refletir a realidade nutricional da receita.
Vem me acompanhar!Confira mais novidades no meu Instagram @PratoFundo!
PALAVRA-CHAVE: bases da confeitaria, chantininho, creme de leite ninho
Pin Image: Chantininho Gourmet (Creme de Leite)
Vitor Hugo

Mestre em Ciência de Alimento, Farmacêutico-Bioquímico e Gastrônomo. Atua como Produtor Gastronômico e Comunicador de Ciência. Criou o PratoFundo para ser o portfólio de gastronomia e ciência.

Fez ou tem uma dúvida sobre a receita? Comente!

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

Avalie a receita:




13 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Natália Sampaio de Oliveira:

    Vitor, eu estou louca (sempre fiz errado) ou você atualizou essa receita?anos atrás eu anotei ela no meu caderno e sempre fazia com outras massas. Hoje vim no blog olhar a receita da massa que você usa e percebi que não tem manteiga na sua receita!! O curioso é que os ingredientes são exatamente iguais, só que o que anotei (tenho certeza que foi daqui!) leva um pouco de manteiga…

    1. Vitor Hugo:

      Acho que anotou de outro lugar, hehehe Na minha versão do chantininho gourmet, nunca usei manteiga. Considerando que dessa receita que está falando, o comentário está nessa receita.

  2. Rita Caputi:

    5 stars
    Oi, Vitor!
    Fiz ontem a massa do bolo prático de baunilha (o que se faz em fôrma retangular e se corta em círculos de 15cm de diâmetro cada) e hoje fiz esse chantilly de leite em pó, reguei a massa com leite e recheei com ele e com mirtilos inteiros, cobri o bolo (3 camadas!!) e o enfeitei no topo com mais alguns mirtilos e algumas physalis, para o aniversário de minha mãe que é hoje.
    Fiz uma adaptação da massa para ser zero açúcar (usei eritritol), iogurte zero lactose, e o creme de leite fresco sem lactose, pois minha mãe é diabética e meu namorado tem intolerância à lactose.
    Ficou lindo! Vamos ver mais tarde, sobre o sabor, contarei aqui. Agora ele está bonitinho na geladeira.
    Obrigada!!!! ?

    1. Vitor Hugo:

      Fico contente em saber! Espero que gostem :D

  3. Viviane Toyama:

    Dá certo se eu cobrir um bolo amanteigado ?

    1. Vitor Hugo:

      Não sei o que seria “bolo amanteigado” para você… ele até serve como cobertura, porém, o bolo deverá ficar sempre na geladeira. É uma cobertura mole e sensível ao calor.

  4. MaRCELA:

    Boa tarde!
    Posso usar creme de leite comum?

    1. Vitor Hugo:

      Só se ele virar chantilly, caso contrário não recomendo. Mas testa aí e conta pra gente!

  5. Amanda:

    Oi Vitor, se for fazer de chocolate usando cacau 100% quanto coloco? Vou usar o creme de leite fresco. Obrigada

    1. Vitor Hugo:

      Não tenho ideia, não fiz de chocolate/cacau. Testa e me conta! :)

  6. Lucilene Andraee:

    Vitor fica uma delicia, cobri um bolo. mas derrete muitissimo rapido, o bolo desmilinguiu ficou liquida a cobertura …alguma dica?

    bjos obrigada, amooo tudo com ninho, acho q vc tbem neh?? valew Parabenssss pelas receitas bem explicadinhas e pelo blog

    1. Vitor Hugo:

      É um recheio bem sensível ao calor, se ficou líquida… estava quente demais. Tem que ficar na geladeira ainda mais se for esta versão com creme de leite fresco.

  7. Liana:

    5 stars
    Usei esse Chantininho para cobrir um bolo de chocolate, coloquei suspiros por cima e ficou muuuito bom mesmo! Ele fica bem leve e com um gostinho de “quero mais”. Amei!