Não se preocupe: não tem carne no Mincemeat moderno! É apenas frutas mesmo, a cara, sabor e aromas do Natal. Uma preparação muito tradicional inglesa, lá da terra da Rainha!
Apesar da tradução literal de Mincemeat ser carne picada ou moída, esta receita não tem carne não. Tudo bem que anos atrás, entre os séculos 15-17, realmente tinha. Era e continua sendo um recheio de torta (dá para comer puro também) em conserva por causa das especiarias e bebidas alcoólicas.
Nas receitas mais atuais ainda tem gordura animal, as mais tradicionais usam sebo (beef suet), mas pode ser usado manteiga. E foi o que eu fiz na minha versão!
Existem diversas variações do Mincemeat entre quais frutas, especiarias e bebidas colocar. É uma receita bem versátil que você pode adaptar com o que tiver em casa e preferências.
Ingredientes do Mincemeat
Geralmente, é usado:
- Maçã verde
- Frutas cristalizadas
- Uva-passa de Corinto (no Brasil nunca vi)
- Raspa de cítricos (laranja, limão siciliano)
- Cravo
- Noz-moscada
- Canela
- Algum tipo de bebida: rum, brandy, whiskey
Como falei antes, é uma preparação conserva: fica melhor se for maturada/envelhecida. Você pode comer ou usar logo depois de preparar, mas deixando amadurecer por pelo menos 7 dias (na geladeira), vai ficar mais gostoso.
Mincemeat: Recheio de Frutas Inglês
Ingredientes
- 230 g maçã verde (picada; cerca 1 unidade)
- 100 g uva-passa escura
- 100 g uva-passa branca
- 100 g frutas cristalizadas
- 100 g tâmara seca (picada e sem caroço)
- 100 g cranberry seca
- 100 g açúcar mascavo
- 1 laranja (raspas da casca)
- 100 mL suco de laranja (cerca de 1 unidade; retira as raspas antes)
- 50 g manteiga sem sal
- 60 mL rum escuro
- 60 mL whiskey (usei a versão com mel)
- 5 mL extrato de baunilha (1-2 mL essência)
- 1 colher de chá gengibre em pó
- 1-½ colher de chá canela em pó
- ½ colher de chá noz-moscada (ralada na hora ou em pó)
- ⅛ colher de chá cravo em pó
Modo de Preparo
- A receita usa as raspas e o suco da laranja, retire as raspas primeiro e depois o suco. Fica mais fácil.
- Cozinhe maçã verde, uvas-passas, frutas cristalizadas, tâmaras, cranberry, açúcar, suco de laranja, manteiga, rum escuro, whiskey, raspas da casca de uma laranja, baunilha, gengibre, canela, noz-moscada e cravo em pó em uma panela grande em fogo baixo por 5-10 minutos ou até o líquido reduzir.
- As quantidades das especiarias e bebidas alcoólicas são uma sugestão. Ajuste de acordo com a sua preferência: se gostar mais de gengibre, coloque mais gengibre e assim por diante. A única recomendação: tome cuidado com cravo em pó, é super forte.
- Retire a panela do fogo.
- Transfira as frutas cozidas para um recipiente com tampa. E se desejar, pode colocar mais um pouco das bebidas alcoólicas sobre antes de fechar.
- Como não será feito o processo térmico de conservação igual ao de geleia e conservas, o recheio de frutas deve ser guardado na geladeira.
- Pode ser usado de imediato, mas fica melhor depois de 7 dias ou mais.
Dicas
- Frutas secas: existem várias receitas e opções, algumas usam damasco, fico, cereja. Fique à vontade para adaptar como desejar.
- Bebidas: tradicionalmente, no mincemeat vai alguma bebida. Pode ser conhaque, brandy e rum. Recomendo que use, caso não possa, sem problemas.
Eu vou fazer!!
Amei a receita do recheio da Mince Pie. Eu adoro essa tortinha e sonho sempre em comê-la no Natal novamente. Obrigada!!!!