Depois que fui convertido ao creme de leite fresco, não o troco por nada dessa cozinha. Ok, existem certas ocasiões que é aceitável e prática os de lata/caixinha. Por mais que eu goste, nem sempre compro e evito o uso. Tirando as razões óbvias (é calórico pacas), por mais que use sempre sobra uma quantidade generosa. E tem a chance de estragar num piscar de olhos.
Para que isso não ocorra, dessa última vez o creme virou uma bela de uma manteiga amarela com uma pitada de sal. Básica? Opa, sem dúvida nenhuma e totalmente gostosa como manteiga deve ser. Confesso que não chega a ser aquela manteiga do avião (pegou? pegou?), mas quebra o galho.
Tinha visto a dica no artigo “Easy Butter” do Dutch Girl Cooking. Diga-se de passagem, vale a visita e colocar nos favoritos. Fotos ao melhor estilo Porn Food que eu sei que vocês gostam (e eu também), e as receitas mais recentes tem passo-a-passo dessa maneira. Um dia chego lá! :D
Ah, jurava que a Laurinha tinha feito também por esses dias. Só que não encontrei o artigo… será que confundi blogs?! :/
Então, voltando a dica… lá fora ela usou heavy cream que deve tem +36% de gordura. O creme que usei tinha 40%. Essas porcentagem, normalmente, vem escritas no pote/garrafa do produto.
Tá, mas como é que faz mesmo? Simples.
Manteiga Caseira
Ingredientes
- 500 g creme de leite fresco/pasteurizado (tenha mais de 36% gordura)
Modo de Preparo
- Bata o creme de leite fresco com batedeira (processador com a lâmina certa ou fouet). Primeiro, vira chantilly mole, firme até chegar no ponto de manteiga. E como é que saberá disso? A cor muda de branco para amarelo pálido e “do nada” surge uma água leitosa na tigela.
- O tempo depende de qual utensílio usar, além da porcentagem de gordura do seu creme de leite. Comigo demorou uns 10 minutos, em média. Com toda certeza, o mais demorado é com o fouet.
- Se a tigela da sua batedeira for baixa (como a minha) na hora que “vira” manteiga, a água leitosa começa a voar pela cozinha. Esteja preparado! :D
- Coe a manteiga recém-preparada na peneira, dê umas apertadas para retirar o máximo de líquido. Sabe essa água que saiu, sabe o quê é? Buttermilk tradicional! Bacana, não? :D
- Com essa manteiga fresca, fresca você pode mantê-la sem “sabor” ou temperá-la. Só coloquei um pouco de sal, a idéia era fazer uma com manjericão seco.
- Para armazenar, coloque dentro de um recipiente de plástico e aperte bem para retirar bem o ar da manteiga e cubra com uma camada de água limpa/potável.
- Aqui em casa durou uma semana (alguns lugares dizem 3 dias…), ou melhor, ela acabou nesse tempo. Pois como era uma quantidade pequena, o consumo foi rápido. [valeu pessoal pelo lembrete!]
- Além de saber como fazer manteiga, agora já sabe o que acontece se o chantilly (verdadeiro) passar do ponto.
Excelente, muitíssimo obrigado
Desculpe mas, qual a lâmina certa para o processador? Obrigado.
Vai depender do fabricante o nome dado, alguns chamam de batedor/disco emulsificador: ele é meio onduladinho, próprio para bater cremes. E em outros processadores tem batedor/disco que parece o fouet.
Vou tentar. Obrigada pelo post. Adorei a narrativa. Beijo
Olá, gostei muito do jeito simples de fazer a manteiga.
Mas gostei muito mais do jeito simples e alegre ? com que você explica a receita.
Parabéns!!
Com certeza, tudo que é feito com amor e alegria, fica bem mais gostoso! A vida é maravilhosa ?.
Um grande abraço.
Fabi