Não olhe com essa cara de nojo antes de ler tudo. Porque esse Bolo de Chocolate com maionese, mesmo.
Essa história de bolo feito com maionese não é muito nova, pelo que pude apurar (algumas fontes dizem) surgiu durante a 2º Guerra Mundial devido a escassez de muitos alimentos, ao menos lá nos EUA que teoricamente é onde apareceu esse uso para o ingrediente.
A Dri do Kanten já fez uma versão, ou seja, não é tão absurdo assim.
Mas, afinal, porque usar maionese no bolo? Bom, pensando do ponto de vista da sua composição, maionese é basicamente ovos e óleo. Ou seja, gordura pura no geral. Ah, sim, claro há outros ingredientes como sal e ácidos (vinagre, suco de limão e afins).
Pensando assim, o ingrediente agrega aquele fator de umidade que gorduras em geral dão num bolo. É bem fácil perceber quando um bolo tem ou não. Ao menos, creio que sim.
É justamente isso que a maionese fez neste caso. Como os nossos amigos gringos dizem ficou bem decadent (pena que a tradução literal não dá o mesmo tom que em inglês). Quero dizer que ficou bem… delicioso mesmo.
Um bolo extremamente rico, úmido e denso sem ser pesado. Não fica com gosto de maionese, dito isso. Depende. O meu não ficou, mas caso use alguma maionese que tenha um gosto muito forte, poderá ficar.
Entretanto, é um tipo de bolo que exige recheio e cobertura. Nessa versão, a massa sozinha não ficou muito doce. A proporção de açúcar é pequena quando se comparada com os outros ingredientes, e como usei cacau em pó (100%) que tira bastante o dulçor. Assim como, a maionese possui temperos de caráter salgado que contrabalanceiam o açúcar.
Minha única ressalva seria quanto ao sal. Caso faça novamente irei suprimir o sal que a receita pede, uma vez que a maionese já possui. Não ficou salgado, mas comendo a massa sozinha fica de fundo uma saltiness como aftertaste (retrogosto é feio demais, gente!). Por isso digo que exige recheio para dar esse contraste de sabores.
Outro ponto que chamou a atenção foi a cor final do bolo. Sim, ficou bem escuro mesmo. As causas podem ser várias, o cacau usado, alguma reação aleatória entre a acidez da maionese, cacau e bicarbonato. Enfim, inúmeras possibilidades. Mas ao final, o resultado foi bem positivo.
Ah, quer saber em resumo o que achei? Um dos melhores bolo que já fiz e comi. Inusitado, totalmente. Mas o produto final é muito bom. Faria novamente? Certamente.
Bolo de Chocolate Com Ganache Crocante
Ingredientes
Ingredientes: BOLO
- 160 g farinha de trigo
- 165 g água (quente)
- 150 g açúcar cristal
- 145 g maionese
- 35 g cacau em pó (100% cacau)
- 1 ovo
- 1 clara
- 10 mL extrato de baunilha (ou 3-4mL essência)
- 6 g bicarbonato de sódio
- 1 g fermento químico em pó
- 1 g sal refinado
Ingredientes: GANACHE CROCANTE
- 200 g chocolate meio amargo
- 110 g creme de leite UHT (20% gordura)
- 130 g creme crocante maltado
- 10 mL licor de laranja (triple sec; opcional)
Finalização
- Granulados tipo splits amargo pequeno
Modo de Preparo
Modo: BOLO
- Pré-aquecer o forno em 180ºC, preparar duas fôrmas redondas (15cm) untar e forrar o fundo com papel manteiga, untados também.
- Misture todos os secos, exceto o açúcar cristal. Reservar.
- Bater o ovo e clara com o açúcar cristal até ficar cremoso. Junte a maionese e o extrato de baunilha. Misturar até ficar bem homogêneo.
- Acrescentar os secos. Ficará bem denso.
- Adicionar a água quente, batendo ara incorporar bem. Ficará bem mais fluída.
- Dividir a massa entre as duas fôrmas.
- Assar por 25-30 minutos à 180ºC, fazer o teste do palito.
- Remover do forno e deixar descansar nas fôrmas por 20 minutos antes de retirar. Deixar esfriar completamente.
Modo: GANACHE
- Derreter o chocolate no micro-ondas ou em banho-maria.
- Acrescentar o creme de leite e mexer. Depois o creme crocante maltado.
- Caso desejar, adicionar o licor de laranja logo em seguida.
- Levar a geladeira para ficar cremos, 15-20 minutos dependendo da eficiência da geladeira. Se deixar muito tempo, ficará sólido.
Modo: MONTAGEM
- Nivelar os dois bolos para que fiquem com o topo reto.
- Usar cerca de 1/4 do ganache como recheio. Um pouco mais, um pouco menos.
- Dispor o segundo bolo sobre, mas de ponta cabeça para que a base dele seja o topo do bolo.
- Cobrir a lateral e o topo do bolo com o restante do ganache.
- Salpicar com granulados a lateral do bolo.
Dicas
- Adaptado: Chocolate Mayonnaise Cake.
Parece pouco cacau… fica chocolatudo?
Para mim, ficou. Mas lembre-se que é um bolo pequeno, então, a quantidade é essa mesmo.
Genteee!!! Receita que remete à minha adolescência. Alguém chegou com essa receita na escola e viralizou, todo mundo fazia. Claro que a cobertura não era ganache, era brigadeiro e olhe lá! Kkkkkkk
Com o tempo esqueci. Muito obrigada por compartilhar
Procuro essa receita á anos, esse bolo é uma delícia, um dos melhores que já comi, tinha uma patroa que fazia sempre á uns 27 anos atrás, e acabei perdendo a receita , que alegria ter encontrado novamente, podem fazer sem medo é maravilhoso.