Não sei você, mas eu gosto muito de sorvete. Pelo blog é possível perceber que eu faço bastante receita de sorvete: Sorvete de Maracujá, Sorvete de Limão e Sorvete de Caramelo Salgado.
E outra coisa que eu aprecio bastante é pipoca. Salgado, doce ou ambas misturadas. Confesso que a doce é a minha preferida. Então, nada mais natural do que juntá-los! Apresento: Sorvete de Pipoca.
Olha, eu invoquei com essa receita a tal ponto que eu testei pelo menos umas 5 versões diferentes até ficar como eu queria: com sabor intenso de pipoca e que fosse fácil também.
Claro, se procurar pelo Oráculo (leia-se: Google) existem várias receitas para isso. Mas boa parte são feitas com a base clássica de sorvete (de ovos) e usa sorveteira. Duas coisas que eu não estava muito interessado.
Enquanto outras, para aumentar o sabor extraído de pipoca deixam por várias horas a infusão de pipoca… Vou te contar que testei 60, 45, 30 e 20 minutos. Se você quiser se aventurar já digo: 60 minutos não vai sobrar nada, a pipoca suga a alma. Você foi avisado!
Eu, particularmente, gostei bastante do resultado. Tem sabor de pipoca: eu fui impactado.
Sorvete de Pipoca Sem Sorveteira
Ingredientes
- 100 g milho para pipoca
- 30 mL óleo vegetal (sabor neutro)
- 750 mL água (morna)
- 60 g manteiga sem sal
- 125 g açúcar cristal ( ou refinado)
- 100 g leite em pó (pode ser instantâneo e sem lactose)
- 300 g creme de leite fresco/pasteurizado (gelado; tenha mais que 35% gordura | usado: 45% gordura)
Modo de Preparo
- Em uma panela, estoure a pipoca com o óleo. Tome cuidado para não queimar, e caso tenha alguma pipoca queimada, retire antes de continuar. Se a panela queimou, troque ou lave antes de continuar.
- Na mesma panela acrescente água e manteiga.
- Cozinhe em fogo médio por 5 minutos, mexendo de tempos em tempos.
- Transfira a mistura de pipoca para uma peneira fina e pressione bem para remover todo o liquido. Sairá também parte da polpa de milho, não tem problema. Descarte a parte sólida que sobrou da pipoca.
- Esta mistura de de pipoca renderá cerca de 400-400g. Será necessário metade: 200-220g.
- Coloque 200g (ou 220g) da mistura de pipoca em uma panela adicione açúcar e leite em pó. Leve ao fogo por 2-3 minutos mexendo sempre para dissolver. Deixe esfriar bem, deve estar abaixo de 30ºC. Recomendo que esteja frio, leve para geladeira.
- Bata o creme de leite em picos firmes, então, adicione o creme de pipoca frio. Misture bem.
- Transfira para um recipiente e leve para o congelador por, mínimo, de 3 horas.
- Retire do congelador cerca de 5 minutos antes de servir, pode ser servido com pipoca para acompanhar.
Dicas
- Creme que sobrou: a metade de creme de pipoca que sobrou dá pra fazer outra leva de sorvete, eu ia fazer brigadeiro, mas não ficou tão bom assim.
- Sólidos de pipoca: a parte que fica na peneira, a parte sólida de pipoca, eu não consegui pensar em nada no que fazer. Fica bem estranho e meio sem sabor.
Olá Vitor! Já adianto que amo seu trabalho e sempre acompanho o blog, suas receitas e suas avaliações de produtos e técnicas mirabolantes da confeitaria moderna (vulgo as doidices do instagram), como o creme de leite fresco caseiro. Mas minha pergunta é:
Poque usou uma solução de água e manteiga para infusionar a pipoca e não uma de leite? Que acredito eu tem mais gordura, traria mais cremosidade e sabor a mistura.
Por usar leite em pó na fórmula. Leite líquido e leite em pó nem sempre conversam direito por causa do excesso de proteína e isso altera a textura.
É possível juntar algum sabor como chocolate, limão ou maracujá?
Acredito que até seja, mas vão matar o sabor da pipoca… são sabores fortes comparados ao do milho.