Como se faz: Tomate Assado em Confit

Como se faz: Tomate Assado em Confit por PratoFundo.com

Tomate Confit é um misto de Esta receita ou técnica? Bom, também foi executada na aula e… gostei tanto que refiz em casa em quantidade apreciáveis. Além de ser bem fácil, é uma ótima opção de comida feita em casa que pode ser preparada com certa antecedência. É realmente gostoso, os amantes de tomate vão gostar.

O uso é dos mais variados, seja frio ou quente. Fica ótimo com pasta (né!), no pão de leite, na bruschetta de ciabatta, com salsicha… quebra o galho quando bateu aquela preguiça de fazer molho.

Tomate Confit

Como se faz: Tomate Assado em Confit

Pré-preparo: 10 minutos
Tempo de preparo: 40 minutos
Total: 50 minutos
Rende: 500 g
Autor: Vitor Hugo

Ingredientes

  • 700 g tomate uva (ou cereja, higienizados)
  • 200 mL azeite (não precisa ser caro)
  • 3 dentes alho (com casca, lavados)
  • 2 ramos alecrim fresco
  • 1/2 colher de chá vinagre (tangerina ou maçã)
  • açúcar cristal (pitada)
  • pimenta do reino moída (a gosto)
  • sal refinado (a gosto)
Use as quantidades nas unidades de medidas em peso e volume quando presentes. As medidas em xícaras/colheres são apenas uma cortesia do sistema e menos precisas .
1 xícara: 250mL | 1 colher de sopa: 15mL.

Modo de Preparo

  • Aqueça o forno em 180ºC, ideal que seja a temperatura bem baixa.
  • Corte os tomates no sentido do comprimento. Experimente o tomate com sal para saber qual a característica de sabor ele tem. Se é ácido, se é doce… Assim, saberá quanto de sal deverá colocar e precisará usar o açúcar por causa da acidez. Tempere com sal, pimenta-do-reino, açúcar e vinagre. Junte o alho, alecrim e o azeite.
  • O tomate uva estava bem doce e pouco ácido para um tomate, porém mesmo assim coloquei uma pitada de açúcar e achei necessário o vinagre para dar uma acidez-azeda. Mas isso depende do seu gosto.
  • Transfira os tomate para um refratário, deixando a face cortada para cima. Pode colocar uns em cima dos outros, e coloque todo o líquido que ficou na tigela.
  • Leve para assar por cerca de 40-45 minutos, dependerá da consistência dos seus tomates. Deve ficar cozido, mas sem desmanchar. Deixe esfriar dentro do forno mesmo. Guarde num pote de vidro e guarde na geladeira, dura cerca de 2 semanas.
  • Se quiser um gosto mais forte do alho e do alecrim deixe-os junto com os tomates, caso contrário retire antes de guardar.

Dicas

  • Alho: utilizei 3 dentes e não os removi antes de guardar, o gosto fica marcante. Se não gosta tanto de alho assim, coloque 2 dentes e remova-os depois.
  • Alecrim: coloquei 2 ramos bem “folhados” e os mantive depois de pronto, assim como o alho o gosto fica marcante. Caso não seja muito fã de alecrim, coloque menos e retire depois.
  • Vinagre de tangerina: é suave quando comparado com o tinto e o branco, a melhor substituição seria o de maçã.
A receita tem links para programa de afiliados, se comprar, o PratoFundo pode receber uma comissão sobre a venda que ajuda a manter o site no ar.
Informações nutricionais
Calorias: 250kcal (13%)
As infos nutricionais são apenas uma cortesia do sistema e geradas automaticamente; podem não refletir a realidade nutricional da receita.
Vem me acompanhar!Confira mais novidades no meu Instagram @PratoFundo!
PALAVRA-CHAVE: vegetais em geral
Como se faz: Tomate Assado em Confit por PratoFundo.com
Vitor Hugo

Mestre em Ciência de Alimento, Farmacêutico-Bioquímico e Gastrônomo. Atua como Produtor Gastronômico e Comunicador de Ciência. Criou o PratoFundo para ser o portfólio de gastronomia e ciência.

Fez ou tem uma dúvida sobre a receita? Comente!

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

Avalie a receita:




8 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Daniel:

    Testado e aprovado, muito bom! Só achei estranho que depois de 2 dias na geladeira, o líquido virou uma coisa sólida, mas enfim, depois de quente voltou ao normal

  2. Mimi:

    Rola acrescentar tomilho?

  3. Silvana:

    Nooossaa, deu água na boca!
    Adoro esses tomatinhos são muitos saborosos e confitados assim, devem ficar divinos. Amanhã mesmo sairei em busca para reproduzir esta receita.
    Obrigado mais uma vez por dividir receitas tão saborosas.
    Um abraço,
    Silvana

  4. Luciana Betenson:

    Hummm, que coisa boa, fiquei com muita vontade de fazer!! Bj,

  5. Jean:

    Hmmm! Boa Dica VH-san!

    direto e reto faço em casa.
    ou melhor, sempre que minha mãe faz o festival do tomate!
    hahaah!

    bom, eu não costumo usar alecrim fresco, mas suponho que com algumas folhas de manjericão deve ficar… de lamber os beiços também!
    Estes dias atráz eu os fiz com spaghetti! Confesso que fica muuuito bom!

    parabéns :)

  6. Andréa Potsch:

    Lindos seus tomates Victor!! Eu nunca fiz! Tenho uma receita de massa feita com eles que pretendo fazer em breve! Mas tenho receitas demais que pretendo fazer… kkkk
    bjs

  7. Dani:

    Vitor, Adoro tomate confit servido com uma saladinha de folhas. Sempre q faço, uso o tomilho. Linda a foto!

    Bjo gde, Dani :)

  8. Luís:

    Será que fica bom com tomilho ou manjericão no lugar do alecrim? Minha mulher não suporta alecrim… Qual seria a melhor opção para substituir?