O Melhor Sorvete de Caramelo Salgado

Praticamente o mesmo apreço incondicional que tenho por chocolate, tenho também por sorvetes. Entram na conta sorbets e sherbets, é claro. Ao longo dos anos fui colecionando receitas e a grande maioria acaba sendo postada aqui no Prato: Sorvete.

O Melhor Sorvete de Caramelo Salgado

Infelizmente, não temos uma literatura nacional voltada para a arte de fazer sorvetes. Tudo bem que ter ingredientes bons é importante, mas sem o maquinário específico (no caso, comercial) o sorvete vira uma pedra de gelo e gordura. Mas a gente discute isso em outro momento.

Então, na minha última compra de livros da Amazon escolhi um meio famosinho do meio do mundo da comida americana: Jeni’s Splendid Ice Creams at Home.

E isso muda tudo. Tudo mesmo.

O Melhor Sorvete de Caramelo Salgado

A base proposta pela Jeni vai contra toda a parte mais tradicional na produção de sorvete que geralmente gira em torno de um creme inglês, basicamente.

Normalmente é usado as gemas para dar consistência e criar a emulsão (mistura a água e a gordura), na receita da Jeni não é usadao ovos! Então, o que usamos? Cream cheese. Isso mesmo, não leu errado. Cream cheese.

Além dele é usado, também, um ingrediente-aditivo que seria uma heresia, um tabu: amido de milho. Na indústria como um todo, amidos são usados não apenas para alterar a consistência de produtos, mas como um estabilizante também. Ou seja, auxiliar para manter a emulsão.

E afinal, todas essas mudanças valem a pena? Dou o braço a torcer: sim. A textura final que o sorvete adquire é excelente. Incrível mesmo. Não, não fica com gosto de cream cheese.

O Melhor Sorvete de Caramelo Salgado

A minha versão sofreu algumas adaptações, como de costume. A original é usado “heavy cream” (acima de 36% gordura) e leite integral. Como encontro creme de leite “fresco” (na verdade, é pasteurizado) com teores de gorduras acima de 38%, resolvi usar leite desnatado para compensar essa gordura a mais. E sim, faz diferença.

Escolhi o sabor de caramelo salgado por ter uma certa birra com ele. Meio mundo cai de amores pelo dito e é um dos sabores assinatura da Jeni. Nessa versão, eu entendi o porquê.

É realmente muito bom, diferente do que já tinha provado. É um sabor mais adulto, diria. Não fica absurdamente doce, parece que vai faltar, mas não. E o sal aflora as notas de caramelo e queimado.

Sorvete de Caramelo Salgado por PratoFundo.com

Sorvete de Caramelo Salgado

Pré-preparo: 10 minutos
Tempo de preparo: 6 horas
Total: 6 horas 10 minutos
Rende: 1 L
Autor: Vitor Hugo

Ingredientes

Use as quantidades nas unidades de medidas em peso e volume quando presentes. As medidas em xícaras/colheres são apenas uma cortesia do sistema e menos precisas .
1 xícara: 250mL | 1 colher de sopa: 15mL.

Modo de Preparo

  • Em uma tigela misture o cream cheese e sal, bata com fouet para ficar cremoso. Reservar.
  • Em um recipiente pequeno misture cerca de 40mL do leite com o amido de milho. Reservar.
  • Junte a glicose líquida transparente com os 58g de creme de leite (#1). Não vai ficar muito bem misturado, coloque a glicose por cima do creme e mexa o mínimo possível.
  • Em uma panela larga e alta, coloque o açúcar para fazer o caramelo. Use fogo médio-alto. Mexa ocasionalmente o açúcar no caramelo que vai se formando. Cuidado para não se queimar, o caramelo é bem quente.
  • Quando atingir a coloração e o aroma de caramelo, deve ficar num tom de âmbar. Diminua o fogo para acrescentar a mistura de glicose líquida e o creme de leite. Tenha bastante cuidado! Irá borbulhar e pode espirrar também.
  • Então, continue acrescentando o restante do creme de leite (#2) até acabar. Misture bem para deixar tudo homogêneo.
  • Aumente o fogo para médio, adicione o leite. Misture bem. Deixar ferver e então, contar 4 minutos. Remova do calor e acrescente a mistura de amido de milho mexendo sempre. Volte ao fogo para cozinhar por 1-2 minutos, ficará mais consistente. A consistência muda praticamente na hora.
  • Despejar a mistura de leite sobre o cream cheese misturando bem para incorporar. Se usar extrato de baunilha, acrescentar agora.
  • Faça um banho de gelo para resfriar a base mais rápido ou cubra com plástico filme, leve para geladeira.
  • Utilize a base de sorvete gelada na sua sorveteira seguindo as instruções do fabricante.

Dicas

A receita tem links para programa de afiliados, se comprar, o PratoFundo pode receber uma comissão sobre a venda que ajuda a manter o site no ar.
Informações nutricionais
Calorias: 350kcal (18%)
As infos nutricionais são apenas uma cortesia do sistema e geradas automaticamente; podem não refletir a realidade nutricional da receita.
Vem me acompanhar!Confira mais novidades no meu Instagram @PratoFundo!
PALAVRA-CHAVE: doce de leite, sorvete caseiro

A Jeni fez este vídeo para o Chow mostrando como fazer sorvete sem uma sorveteira. Discordo dela, o equipamento faz diferença sim: dá menos trabalho e a textura fica diferente. Mas quem não tem cão, caça com gato, né?

Vitor Hugo

Mestre em Ciência de Alimento, Farmacêutico-Bioquímico e Gastrônomo. Atua como Produtor Gastronômico e Comunicador de Ciência. Criou o PratoFundo para ser o portfólio de gastronomia e ciência.

Fez ou tem uma dúvida sobre a receita? Comente!

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

Avalie a receita:




9 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Cintia:

    Boa tarde,

    Parece delicioso. Nao achei na internet glicose liquida transparente. Se puder compartilhar a marca, onde comprar, seria otimo. Obrigada

    1. Vitor Hugo:

      Tem de várias marcas, você encontra em loja para produtos de confeitaria.

  2. Mary:

    Melhor compra da vida foi minha sorveteira ” Fun kitchen” essa prata lindona , que faz o melhor sorvete do mundooo em 20 minutos. Não sei mais viver sem ela, realmente o sorvete fica incrivelmente cremoso, quando termina eu coloco a mistura no freezer por 2 horas! ❤️❤️❤️Digno de perfeição, fiz um sorvete de pistache igualzinho ao da ” Lá Basque”( 50 $ o copinho). Recomendo muitooo!❤️❤️

  3. Elza:

    Então, é que nas interwebs e na loja de confeitaria do santo casamenteiro por exemplo, ao buscar gl-i-cose líquida os produtos que aparecem tem nome de “gl-u-cose líquida”, e ao ir em detalhes dos produtos tem na descrição dos ingredientes e até no rótulo mesmo da foto a informação de que são “Xarope de Glicose de Milho”. A única certeza que tenho é que não é o tal do Karo, que é 75% açúcar.

  4. Elza:

    A glicose líquida que você pede é o mesmo que xarope de glucose?

    1. Vitor Hugo:

      Se o seu “xarope de glucose” for xarope de milho como está escrito na receita, não é não. O nome do produto é glicose líquida transparente mesmo.

  5. Gabriela:

    Maravilhoso! Amei a forma de aluminio para colocar o sorvete… sera que da pra deixar a dica daonde consigo uma :D
    amooo PF! Sempre vejooo

  6. Patricia Scarpin:

    Ficou lindo demais esse sorvete, não? Gosto de caramelo salgado e há tempos não preparo sorvete. Ah, me interessei por esse livro, tb.

  7. Claudia Ikeda Gozzi:

    Vitor Hugo, tb sou apaixonada por sorvetes. Tenho sorveteira em casa e uso receitas do livro The Vegan Scoop (comprei na Amazon). Por serem veganos, não levam ovos nem leite na receita, e acho a textura final ótima. Esse que vc postou deve ficar muito bom tb, costumo fazer um recheio de bolo com cream cheese que fica muito gostoso e sem gosto de cream cheese.
    Abraço!