Muffin de Presunto & Queijo

Por em

Muffin de Presunto & Queijo

Acho que nunca falei isso aqui no Prato, mas quando tenho que fazer um prato para levar ou que pessoas além de minhas fronteiras vão comer, fico um pouvo preocupado. Tantas coisas erradas podem acontecer, a receita dar errado, o produto final ficar ruim, ou o pior dos meus pesadelos: alguém passar mal, isso seria arrasatório(?!). Murphy é mó amigão nessas horas.

Para evitar tudo isso, nesses casos, procuro receitas testadas e aprovadas na comunidade dos blogs de comida. A chance de dar errado é pequena, só aumenta um pouco quando resolvo mexer na receita, heheheh. Estes muffins foram feitos para levar pro pessoal do setor que trabalho da firma. Queria algo fácil e simples, por mim levaria alguma coisa doce, mas pediram que fosse de sal, então, tá. :D

Já que não poderia levar muffin de chocolate, que tal se fosse salgado? Assim, surrupiei a receita que a Akemi (do Pecado da Gula) postou “Muffins de queijo e sementes” e a Luna (do Quiche de Macaxeira) também fez em “Muffin de Queijo e Sementes“. Mas que tem origem com a Rosi (do Devore-me, pena que está sem atualizações).

Para não dizer que não mexi, só troquei o recheio. A base da massa é a mesma, nem ousei em nada dessa vez! :) Usei forminhas de papel para muffin B-00, acredito que sejam as maiores. Meio que grudou mais do que se fossem doces, e definitivamente preciso de uma fôrma inteiriça de muffin! Usar as de empadas não é nada legal, e as de silicone são um tormento para lavar, parece que nunca ficam limpas.

Ingredientes

  • 300 g de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • 5g de sal (é quase uma colher de chá, usei um pouco menos por causa do queijo)
  • 100-120g de queijo mozzarella picada
  • 100g de queijo provolone defumado ralado grosso
  • 150g de presunto picado
  • 2 ovos grandes
  • 250mL de leite
  • 125g de manteiga derretida e fria

Utensílios: 2 tigelas, garfo, peneira.

Modo: unte e enfarinhe a fôrma ou coloque as forminhas de papel. Pré-aqueça o forno em 180ºC.

Numa das tigelas, peneire a farinha de trigo, o sal, o fermento químico. Misture. Junte os queijos e o presunto, misture e reserve.

Na outra tigela, bata os ovos com o garfo, junte o leite e a manteiga derretida e fria. Adicione os líquidos aos secos e misture com o garfo, mas o suficiente para misturar bem. Não precisa mexer muito.

Coloque na fôrma, cerca de uma colher de sopa bem cheia ou 3/4 da forminha. Leve ao forno por cerca de 30 minutos (deixei 40), sem dourar demais, faça o teste do palito. E está pronto. :D O rendimento que tive foi de 14 muffins, pois não enchi demais.

Compartilhe!

Dicas de Compras

Baked: New Frontiers in Baking
Jamie Oliver's Meals in Minutes: A Revolutionary Approach to Cooking Good Food Fast
A Day at elBulli
Sinfully Easy Delicious Desserts

Confira toda a ESTANTE!

5 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Sem Avatar Cynthia:

    Sempre que vou comentar, aparece algum imprevisto aqui do lado e tenho de largar o computador. Acho que hoje eu termino o comentário ;-)
    Vitor, o seu post sobre álcool na comida é um clássico, indico pra todo mundo nesses tempos de lei seca e ignorância sobre dosagens alcoólicas…

    Os muffins parecem ficar deliciosos, vou tentar no fim de semana!

  2. Sem Avatar CRIS:

    vitor está de parabens , nem trouxe pra mim mais tive oportunidade de provar muito bom msm.
    vou tentar fazer
    bjus

  3. Sem Avatar Ana Elisa:

    Eu vivo recomendando às pessoas que façam exatamente isso e não resolvam testar receita quando tem convidado ou quando você vai levar comida para alguém. Mas eu não resisto e sempre faço o oposto: não teve uma pessoa que veio aqui em casa que não tenha ouvido a mesma coisa: “Olha, é a primeira vez que eu faço, então pode ter ficado uma b*sta…” hehehe…
    Arranja uma forma inteiriça de metal sim, que é beeeeeeeeem melhor.
    Beijos!

  4. Sem Avatar Silvia:

    Nossa, senti-me na sua cola!!! Estava louca para fazer mousse de chocolate e você postou uma receita (ainda me fazendo o favor de acabar com os meus mini-marshmallows), e agora estava indo fazer os muffins de queijo e sementes da Akemi!!!

    Também vou dar uma mexida, mas as cobaias serão as de sempre, hehehe

    Beijos

  5. @Cris: pois é, então. =x

    @Cynthia: hahahah, como assim? É complô, é? Fico contente em saber que o texto foi útil, essa é a intenção.

    @Ana: uahuahuahua, pior é quando recebe a fama que sabe cozinhar, aí a pressão é enorme. Mas graças, os muffins fizeram sucesso, ufa! Próxima ia em SP *tenho* que ir na Paula Souza.

    @Silvia: eita! :D Olha, o mousse é ótimo, vale a pena assim, muito! E os muffins, como vi lá no seu canto também fizeram sucesso, né? :D

Comentários fechados no momento. Caso queira, entre em contato.

«

»