Um bolo para quem realmente gosta de coco, afinal, tem como tem tudo. Desde a massa, recheio e cobertura. Uma celebração ao coco pelo coco!
Já fiz tantas receitas de bolos para o PratoFundo que, às vezes, fica difícil chegar com um novo sabor que eu já não tenha feito. Bolo de coco, já temos: Bolo de Coco Molhado (Toalha Felpuda).
Mas… não tinha de Beijinho! Tem Bolo de Brigadeiro, clássico, obviamente. Faltava a sua contraparte, não é mesmo?
E já fica aqui o aviso: tem bastante sabor de coco, se você não gosta de coco… pouco provável que irá gostar desse bolo. Só na massa, ele entra de três maneira diferentes para você ter uma ideia.
Geralmente, nas minhas receitas não tem tantos avisos ou recomendações de alterações. A gente pede que não mude drasticamente, pois isso pode alterar o resultado final. E nem (tantas) indicações que precisa ser usado tal ingrediente.
Mas para esse bolo, teremos. Alguns ingredientes são usados por causa da composição e concentração deles, e no mercado existem variedades com diferentes concentrações. Logo, isso muda o que eu tinha em mente quando desenvolvi essa formulação.
Por exemplo, uso óleo de coco extravirgem. Ele tem sabor de coco e ajuda a deixar o bolo com mais sabor de coco. Outra observação é quanto ao teor de gordura do leite de coco usado. Não é informação comumente vista em receitas, afinal, nem na embalagem isso é indicado. Mas para este bolo é importante.
Ah, sim. O nome é para chamar a atenção mesmo. Porém, é um dos melhores bolos que eu já fiz. A ponto de eu pensar o seguinte: se eu tivesse uma confeitaria ou ainda vendesse doces, com toda a certeza, este bolo estaria no cardápio.
Como calcular o teor de gordura do leite de coco?
Não é difícil, mas precisa de um pouquinho de matemática e uma regra de três. E sim, o leite de coco precisa ter 20% gordura. Ele entra como fonte de gordura (além de fonte de umidade e sabor), caso seja usado outro, muda toda proporção da receita.
Para saber qual o teor de gordura do leite de coco, observe a tabela nutricional do produto. Com os dados informados é possível calcular e ter uma ideia da quantidade.
Para calcular o teor de gordura do leite de coco:
- Divida o valor de Gorduras Totais pelo peso da Porção, ou seja…
- Gorduras totais (3g) dividido por Porção (15g), logo temos 0,2, então…
- Multiplique por 100, assim temos: 0,2 x 100 = 20%
Infelizmente, os leites de coco com esse teor de 20% de gordura são os mais caros. Os baratos, normalmente, tem 10% ou menos. Não é um problema em si, mas o sabor de coco fica mais suave na grande maioria das receitas. Mas para este bolo, vai alterar muitos aspectos: textura, estrutura, umidade/untuosidade e sabor.
Ganache de coco pode ficar estranho
Um aspecto que comentei na receita de bala de coco alguns anos atrás: praticamente toda marca de leite de coco utilizando algum tipo de espessante-estabilizante. Não é um problema em si e nada contra. O detalhe é que alguns desses pózinhos mágicos mudam a viscosidade/fluidez do líquido quando são aquecidos.
Então, a ganache pode ficar com um aspecto elástico: é assim mesmo. Depois que esfria um pouco na geladeira, a textura fica normal quando fria. Mas quente: é estranho mesmo. É só visual, o sabor e a textura ao comer ficam normais.
Só por curiosidade: no leite de coco, esses estabilizantes são usados para que o leite de coco não se separe. Antigamente, era bem mais comum você ver o leite de coco separado: uma parte branca (a gordura do coco) e uma semi-transparente em cima. O que é totalmente normal (leite de coco é uma emulsão que tente a se separar), mas para alguns clientes isso era visto como problema ou até mesmo que o produto estava estragado.
Beijinho que todo mundo vai querer
O beijinho é o padrão que todo mundo já conhece… será? Quase.
A primeira observação: o meu beijinho ficou mais colorido, pois usei leite condensado sem lactose (e sim, eu sei que não é sem lactose no sentido literal, mas que o produto teve a adição da enzima lactase para a clivagem da ligação glicosídica β-1,4, tá?). Pode ser o normal, mas como eu queria comer o bolo depois, optei por essa versão.
Desta vez, não estava com vontade de enfrentar o piriri… afinal, intolerante à lactose.
E essa mudança na coloração de produtos sem lactose é normal: fica mais fácil acontecer caramelização dos açúcares e a nossa famosa reação de Maillard. O sabor pode ficar levemente alterado, mais caramelizado, mas o sabor é de beijinho.
Outra mudança: coloquei leite e óleo de coco como fonte de gordura para dar ainda mais sabor de coco. O leite de coco dá outra vida para esse doce clássico, dá vontade de comer sozinho.
Bolo de Beijinho: Bolo de Coco Recheado com Beijinho
Ingredientes
Massa do bolo de coco
- 100 g coco ralado (seco e adoçado)
- 400 g leite de coco integral (20% gordura)
- 50 g água
- 4 ovos (pode estar gelado)
- 70 g óleo de coco (extravirgem)
- 70 g óleo vegetal
- 5 g essência de baunilha
- 400 g açúcar cristal
- 340 g farinha de trigo
- 15 g fermento químico em pó
- 4 g sal refinado
Beijinho
- 790 g leite condensado (cerca de 2 latas)
- 100 g leite de coco integral (20% gordura)
- 75 g coco ralado (seco e adoçado)
- 20 g óleo de coco (extravirgem)
Ganache de coco
- 300 g chocolate branco
- 125 g leite de coco integral (20% gordura)
- 50 g coco ralado (seco e adoçado)
- 25 g leite de coco integral (20% gordura)
Calda de coco
- 100 g leite de coco integral (20% gordura; gelado)
- 100 g água
- 100 g açúcar cristal
Cobertura de chantilly
- 300 g creme de leite fresco/pasteurizado (35% gordura)
- 30 g açúcar refinado
- 150 g coco em flocos (úmido e adoçado)
Modo de Preparo
Massa do bolo de coco
- Preaqueça o forno a 180ºC. Unte e forre com papel manteiga o fundo de uma forma de 22x32cm ou 24x34cm. Reserve. Separar um aro de 15cm diâmetro.
- Misture coco ralado, leite de coco, água em uma tigela até ficar bem homogêneo. Dexe descansar por 10 minutos
- Bata ovos, os óleos, essência e açúcar no liquidificador até ficar bem misturado, cerca de 2-3 minutos.
- Adicione no liquidificador a mistura de coco ralado com leite de coco, e continue batendo por mais 1 minuto.
- Transfira a mistura do liquidificador em uma tigela.
- Adicione farinha, fermento, sal na tigela com a mistura líquida e mexa até ficar tudo uniforme.
- Transfira a massa para a forma preparada e alise para nivelar.
- Asse em forno a 180ºC por 40-45 minutos ou até ficar dourado na superfície e no teste do palito deve sair limpo.
- Retire do forno e deixe esfriar na forma. O bolo deve ser usado frio e de preferência gelado.
- Com o bolo frio, desenformar sobre uma superfície limpa. Remover o papel manteiga com cuidado e deixe o bolo com a base virada para cima.
- Para fazer os discos de bolo: com o aro de 15cm, cortar três discos. Dois deles serão mais perfeitos, o terceiro é juntando os pedaços que sobraram do bolo para formar um disco, duas meias luas. Este disco ficará escondido dentro do bolo.
- Para este bolo, retirei a camada dourada tanto da superfície quanto da base com a ajuda de um nivelador. E com dos dois discos perfeitos cortei ao meio no sentido do comprimento, cada camada ficou com cerca de 1cm.
- O disco feito com as duas metades, também fiz a mesma coisa. Mas optei por não usá-los, o bolo já tem 4 camadas de massa.
- Reserve os discos até a hora de usar, cubra com plástico filme para não ressecar.
Beijinho
- Misture leite condensado, leite de coco, óleo de coco, coco ralado em uma panela até ficar uniforme.
- Cozinhe por cerca de 8-10 minutos em fogo meio até chegar no ponto de beijinho mole. Não é no ponto de enrolar, é um ponto antes. Firme, mas ao mesmo tempo cremoso.
- O beijinho do vídeo e do recheio está com uma coloração mais escura, pois usei leite condensado sem lactose que tende a caramelizar e sofrer reação de Maillard mais facilmente, o que mudar a coloração do doce.
- Transfira para um recipiente largo e deixe esfriar. Deve ser usado frio.
Ganache de coco
- Misture chocolate branco com os 125g de leite de coco. (O meu chocolate apesar de estar bom, deu aquela oxidada por isso a cor mais amarelada)
- Leve ao micro-ondas de 30 em 30m segundos até derreter completamente. Misturando entre os intervalos para não queimar.
- Adicione o coco ralado e os 25g de leite de coco finais, e misture até ficar uniforme.
- Deixe esfriar e pode ser necessário colocar na geladeira por 15-20 minutos por conta do aspecto viscoso.
Calda de coco
- Deixe o leite de coco na geladeira por pelo menos 15 minutos.
- Misture água e açúcar e aqueça no micro-ondas até o açúcar dissolver por completo. Mas deixe ferver, é para ficar levemente morno.
- Adicione o leite de coco gelado.
- Se a calda ainda estiver quente, deixe na eladeia até a hora de usar. Deve ser usada fria ou em "temperatura ambiente" de cerca 25-30ºC
Cobertura de chantilly
- Bata o creme de leite gelado com o açúcar até chegar em ponto de picos moles. É um chantilly mais leve, com ele não seria possível trabalhar com bico.
- Reserve na geladeira até o momento de usar.
Montagem do Bolo de Beijinho
- Molhe cada camada de bolo com a calda de coco, pode molhar bem.
- Passe um pouco do ganache de coco em uma base ou prato de servir, coloque uma camada de bolo com a parte umedecida para baixo, então, molhe novamente a camada na parte seca.
- Faça uma barreira dupla na borda da camada do bolo com o ganache de coco, fica mais fácil ao usar uma manga de confeitar com bico liso (usei Wilton 12).
- Coloque o beijinho no centro da barreira de ganache e espalhe bem, deixando o mais nivelado possível.
- Coloque outra camada de bolo com a parte umedecida para baixo encostando no beijinho, e molhe a parte seca dessa camada.
- Repita o processo até terminar as camadas de bolo. Vá ajustando as laterais para ficar reto e pode pressionar levemente as camadas.
- Leve a geladeira por 30 minutos ou mais se o dia estiver quente para assentar o recheio.
- Passe uma camada do ganache nas laterais e no topo do bolo, caso esteja muito firme, aqueça o ganache para ficar mais maleável. É só uma leve camada para proteger o bolo.
- Leve a geladeira por 30 minutos ou mais se o dia estiver quente para endurecer o ganache.
- Passe o chantilly batido por todo o bolo, não precisa ficar super reto ou lisinho, é uma camada que será coberta com coco em flocos depois.
- Espalhe coco em flocos sobre o chantilly e pressione levemente para grudar.
- Sirva na imediatamente ou mantenha na geladeira até a hora de servir. É um bolo que deve ser mantido na geladeira.
Dicas
- Aparas: neste bolo sobra bastante apara, pois queria uma certa altura no bolo. É só comer, não sobra nada… a massa do bolo sozinha é muito boa.
Fiz esse bolo pro Natal, ficou com um sabor incrível , uma delícia! Não avisei pra todo mundo que era um bolo de beijinho (muita gente kkk), mas todos amaram e uma tia falou “esse bolo parece um beijinho gigante” kkkkkk e minha irmã falou que foi o melhor bolo que ela comeu na vida. Objetivo de fazer um bolo de beijinho alcançado com sucesso!!! ;) Parabéns por mais essa receita maravilhosa!!!
Vitor, é normal a massa do bolo de coco ser um pouco mais pesada que a sua massa de baunilha? Nunca fiz bolo de coco antes, ficou gostosa, mas pesada, até mesmo na hora de cortar senti mais o peso da massa.
Não é para ficar não, assim: pode fica menos leve comparada com a massa de baunilha por causa do coco e do óleo de coco. Mas não pesada, pesada… talvez, o coco usado na massa era mais seco do que eu usei e/ou o fermento químico já não tava tão joia.
Victor, como é um bolo gelado, o ponto do beijinho deve ser tipo de copinho? Já estou com vontade de fazer
De copinho/colher, eu acho que fica muito mole e podem vazar. Como ele tem mais líquido e gordura, ele fica cremoso mesmo.