Quando você vê um produto na internet, mas ele não vende onde você mora… o que a gente faz? Isso mesmo, faz! E foi assim que cheguei nesse Brownie de Bergamota (ou de Tangerina ou Mexerica).
Fiquei sabendo desse doce por causa do instagram (me segue lá instagram/pratofundo), é um produto meio que uma parceria entre a rede de supermercados Zaffari e uma confeitaria de Porto Alegre (ex-Charlie Brownie, agora é Charlie Candies ou Charlie e Vó Mila).
Fiquei bem curioso sobre o sabor e como ficaria no formato de brownie. Mas aquele problema, né? Onde eu moro não tem. Então, resolvi fazer uma versão inspirada no sabores.
E sim, pra mim, é brownie mesmo e nada de blondie. A maioria das explicações dizem que blondies não tem chocolate e tal (há uma explicação mais histórica, mas o resumo da ópera tem uma reviravolta: brownie original-histórico não ia chocolate por exemplo).
Se a gente for pela explicação mais simples: é um brownie sim, pois vai chocolate branco. E sim, chocolate branco é chocolate. Antes de falar alguma coisa, proponho um desafio: coma uma chocolate sem manteiga de cacau e depois a gente conversa.
Formulação do brownie
A receita do produto, obviamente, eu não sei. Então, criei a minha própria fórmula! Como eu queria uma certa textura específica, usei como base o brownie de brigadeiro que usa leite condensado na massa o que deixa mais fudge ou para a gente que é brasileiro: lembra o puxa-puxa do brigadeiro.
O maior obstáculo para qualquer receita de brownie é a quantidade de água (umidade) na preparação, a grande maioria não tem tanta água assim. E como bergamota (ou tangerina ou mexerica) tem bastate, isso iria mudar e muito a proporção de todos os ingredientes. Sem contar do sabor que é mais suave que limão, por exemplo.
Mas nada como fazer a boa e velha redução: ferver o líquido para concentrar os sabores e diminuir a quantidade de água no total. E para deixar ainda mais com sabor do cítrico, usei as raspas na redução para ajudar a extrair ao máximo o sabor.
Por isso, na receita tem uma quantidade até que grande de bergamota (ou tangerina ou mexerica) para fazer o suco e retirar as raspas.
Fora isso, a massa é super tranquila de executar… e foi sucesso! Deu bastante certo, o sabor cítrico fica bem presente e não ficou enjoativo de doce. O azedo adicional equilibrou muito bem todo o açúcar presente. E a calda ajuda ainda mais nisso.
Aquele lembrete maroto: apesar da receita ter funcionado e tudo, eu fiz apenas uma vez. Como se trata de receitas famosas da internet não invisto tanto tempo ajustando ela.
Brownie de Bergamota (Tangerina ou Mexerica)
Ingredientes
Massa do brownie
- 630 g bergamota (cerca de 6 unidades; tangerina ou mexerica)
- 170 g chocolate branco (derretido)
- 395 g leite condensado (8% gordura)
- 100 g óleo vegetal
- 200 g farinha de trigo
- 1 g sal refinado
Calda de açúcar
- 125 g açúcar de confeiteiro impalpável
- 65 g suco de bergamota (concentrado; veja a receita)
Modo de Preparo
Massa do brownie
- Lave bem as bergamota (tangerina ou mexerica) e retire as raspas da casca do fruto. Então, esprema para obter o suco. O total de suco deve ser cerca de 260g.
- Misture as raspas, o suco e leve ao fogo baixo para reduzir pela metade o suco. Ou seja, de 260g deve chegar a 130g. Mas como tem as raspas com quase 10g, retire do fogo quando atingir 140g.
- Divida o suco reduzir em duas porções: 1) 65g que é o suco de bergamota concentrado para a calda; 2) 65g + 10g de raspas. As raspas todas devem ficam na segunda porção.
- Preaqueça o forno a 180ºC e forre uma forma quadrada 20 x 20 x 5 cm com papel antiaderente (ou papel manteiga) e unte com óleo as laterais sem papel. Reserve.
- Derreta o chocolate branco no micro-ondas de 15 em 15 segundos, mexendo sempre. Ou no banho-maria.
- Misture leite condensado, óleo e suco de bergamota 2 com uma espátula até ficar bem uniforme, cerca de 1-2 minutos.
- Acrescente chocolate branco derretido e misture bem.
- Adicione farinha, sal e mexa para incorporar bem.
- Transfira para a forma preparada.
- Asse a 180℃ por 40-45 minutos. Quando mais tempo ficar assando, mais firme ficará o brownie. Ao teste do palito em 40 minutos, ele saí ainda sujo de massa. Se o seu forno tende a ser mais quente, talvez seja necessário diminuir a temperatura, o brownie pega cor facilmente, mas não estará cozido ainda.
- Retire do forno e deixe esfriar por 60 minutos antes de cortar.
Calda de chocolate
- Misture o suco de bergamota concentrado 1 no açúcar de confeiteiro impalpável aos poucos. Coloque 1 colher de sopa por vez e vá misturando. Usei ao todo cerca de 3 colheres de sopa do suco (45g).
- Espalhe sobre o brownie já frio e deixe a calda secar, ela ficará durinha.
- Corte em quadrados de 5 x 5 cm, sirva em temperatura ambiente ou aqueça por 15 segundos no micro-ondas.
Nossa quando li o título fiquei super curiosa, ainda mais por morar em um lugar que tem muito a tangerina (bergamota, mexerica, enfim). Amo encontrar receitas diferentonas :)