Como se faz: Açúcar Tostado (caramelizado)

Açúcar tostado não é um ingrediente tão comum assim, mas pode ser útil para algumas receitas que precisam de um toque de caramelo.

Açúcar tostado pouco dourado.

A ideia e o método do açúcar tostado que ficou famoso na internet é uma criação da Stella Parks (vulgo Brave Tart). Quase que começou como um sub-produto de uma outra dica da Stella: ela usava açúcar como peso para assar tortas ao invés de grãos secos ou peso de cerâmica.

Essa dica do peso é super útil, pois você não perde o ingrediente (no caso, o açúcar). Diferente de quando é usado arroz ou feijão, eles acabam sendo inutilizados e há desperdício de comida. O açúcar vai tostando (caramelizando), mas você ainda pode usar em receitas ou para adoçar alguma bebida.

E o mais legal: o açúcar ganha notas de caramelo por causa do calor do forno. Vai caramelizando, mas sem derreter. Em tempo: açúcar em si não derrete, ele passa por uma decomposição térmica que muda o seu estado físico e composição.

Açúcar assado por horas

A técnica mais comum é, literalmente, assar o açúcar em baixa temperatura por horas e assim garantir que tenha o tostado, mas sem virar caramelo líquido. Quanto mais tempo, mais tostado. Geralmente, 3 a 5 horas.

E eu já sei: o que? gastar tudo isso de tempo no forno? nessa economia?

Também sinto essa dor, tanto que testei fazer na panela de pressão elétrica. Coloquei o açúcar dentro de um pote de vidro próprio para conserva para ver como ficava. Infelizmente, não deu certo. Apesar de ter uma ligeira mudança de cor, não foi suficiente para deixar caramelizado, mesmo aumentando o tempo.

Dito isso, pode ser culpa da panela elétrica. Talvez, ela não chegue a uma temperatura tão alta assim mesmo na pressão. Mas para ser justo, geralmente, a temperatura gira em torno de 120ºC, o que é baixo perto dos 150ºC necessários no forno.

Torrões de açúcar tostado visto de perto.

Para o meu uso, fiz o açúcar tostado na… air fryer. Mas antes de ficar animado: a minha air fryer é muito mais um forno elétrico do que uma air fryer no formato. Traduzindo: não é do modelo de cesta. E em tempo: tecnicamente, toda air fryer é um forno de convecção, mas o formato é diferente.

Por ser um equipamento do um volume menor, esquenta mais rápido e mantém a temperatura de modo mais eficiente. Funcionar, funcionou. Mas tive vários pontos de caramelização por não mexer tanto no açúcar, ficou bem caramelizado (foto acima). Como ficou com bastante torrões de açúcar, bati no processador para ficar com cristais menores novamente antes de usar (foto abaixo).

Depois de anos evitando, fui obrigado a fazer: a receita de Biscoff caseiro exige o ingrediente. E infelizmente, dá uma baita diferença.

Dúvidas sobre açúcar tostado

Para antecipar algumas perguntas sobre o açúcar tostado

  • Usar açúcar comum: tecnicamente, sim. Digo, o açúcar comum (não tostado) e açúcar tostado são intercambiáveis. Mas terá diferença no sabor, por causa do tostado/caramelizado ser presente, logo, a receita final terá essa nota de fundo.
  • Não é igual ao brown sugar americano: são produtos diferentes, no geral, o famoso brown sugar comum em receitas americanas é feito com açúcar cristal comum com adição de melado que tem um perfil de sabor diferente do caramelo.
  • Não é igual açúcar mascavo: praticamente o mesmo caso do brown sugar, o perfil de sabor do açúcar mascavo que estamos acostumados é diferente do açúcar tostado que tem notas de caramelo.
  • O mais próximo é candi sugar: é um tipo de açúcar que foi caramelizado e recristalizado, pode ser feito de açúcar de beterrabas. É comum na Europa e quem produz cervejas no estilo belga.
Açúcar tostado depois de ser processado no mixer dentro de uma assadeira.

Açúcar tostado (caramelizado)

Pré-preparo: 10 minutos
Tempo de preparo: 5 horas
Total: 5 horas 10 minutos
Rende: 5 porções
Autor: Vitor Hugo

Ingredientes

  • 1 kg açúcar cristal
Use as quantidades nas unidades de medidas em peso e volume quando presentes. As medidas em xícaras/colheres são apenas uma cortesia do sistema e menos precisas .
1 xícara: 250mL | 1 colher de sopa: 15mL.

Modo de Preparo

  • Preaqueça o forno a 150℃
  • Espalhe açúcar em um refratário de vidro ou cerâmica que fique uma camada uniforme. Não use de metal, pois esquentam rápido demais.
  • Asse por a 150℃ por cerca de 5 horas, mas mexendo o açúcar a cada 30 minutos. O açúcar mais quente das laterais deve ser misturado com o açúcar do meio mais frio, e assim evitar que derreta.
  • Retire do forno, misture bem e deixe esfriar. Quando estiver quente, pode existir vapor d'água residual que precisa ser dissipado. Caso não tenha mexido direito durante o processo, o açúcar vai empedrar.
  • Caso o açúcar frio esteja solto e sem grumos, transfira para um pote hermeticamente fechado para não absorver umidade.
  • Caso o açúcar tenha ficado com torrões muito grandes por ter endurecido ou derretido: basta bater no processador. E então, transfira para um pote hermeticamente fechado para não absorver umidade.

Dicas

Adaptado de Toasted Sugar Recipe da Stella Parks.
A receita tem links para programa de afiliados, se comprar, o PratoFundo pode receber uma comissão sobre a venda que ajuda a manter o site no ar.
Informações nutricionais
Porção: 100g | Calorias: 770kcal (39%) | Carboidratos: 199g (66%) | Gordura: 1g (2%) | Sódio: 2mg | Potássio: 4mg | Açúcar: 200g (222%) | Vitamina B2: 0.04mg (2%) | Cálcio: 2mg | Ferro: 0.1mg (1%)
As infos nutricionais são apenas uma cortesia do sistema e geradas automaticamente; podem não refletir a realidade nutricional da receita.
Vem me acompanhar!Confira mais novidades no meu Instagram @PratoFundo!
PALAVRA-CHAVE: açúcar tostado, bases da confeitaria
Vitor Hugo

Mestre em Ciência de Alimento, Farmacêutico-Bioquímico e Gastrônomo. Atua como Produtor Gastronômico e Comunicador de Ciência. Criou o PratoFundo para ser o portfólio de gastronomia e ciência.

Fez ou tem uma dúvida sobre a receita? Comente!

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

Avalie a receita: