Se você ama Nutella (ou creme de avelã com chocolate) e pudim: essa sobremesa é para você! A união do clássico pudim de leite condensado com notas de avelã e chocolate, e claro, aquela cremosidade.
Pudim é uma das sobremesas mais tradicionais no Brasil (e quiça no mundo, com o flan). E opções saborizadas é o que não faltam… vide pudim de Yakult, pudim de doce de leite ou quem sabe pudim de panetone.
Percebi que dentro do meu repertório de pudins não tinha da amada (ou não): Nutella! Aquele aviso: não gosta? Só não fazer! Olha que simples, não é mesmo?
Diferente de muitos pudins, os meus pudins são cozidos na panela de pudim ou no sous vide (cozimento em banho-maria com temperatura controlada). Eu não cozinho pudim no forno, particularmente, eu acho que demora demais… passa de 2 horas. E nessa economia? Gastar tudo isso de gás, jamais.
Eu gostei demais dessa minha receita (obviamente) e por incrível que pareça não fica tão doce. Como tem menos leite condensado e a adição de cacau em pó que adiciona uma nota de amargor de fundo, acaba ficando bem equilibrado.
Pudim de Nutella (Creme de Avelã e Chocolate)
Ingredientes
- 125 g açúcar cristal
- 350 g leite (integral, semidesnatado ou desnatado)
- 300 g creme de avelã
- 200 g leite condensado (8% gordura)
- 3 ovos
- 5 g cacau em pó
- 5 g essência de baunilha
Modo de Preparo
- Aqueça água na panela de pudim até a marcação indicada. Não precisa ser uma fervura forte. A forma de pudim tem cerca de 20-21 cm (diâmetro superior) e 15 cm (diâmetro inferior da base) por 9,5 cm (altura); e a panela em si 21 cm (diâmetro) por 13 cm (altura).
- Faça o caramelo com 125 g açúcar cristal, seja diretamente na forma de pudim ou em uma panela separada. Tenha cuidado, é bem quente. Deve ficar com uma cor âmbar e espalhe nas laterais da forma. Reserve.
- Bata 350 g leite, 300 g creme de avelã, 200 g leite condensado, 3 ovos, 5 g cacau em pó, 5 g essência de baunilha no liquidificador em alta velocidade até ficar bem homogêneo, cerca de 1 minuto.
- Deixe a mistura batida descansar por 15 minutos, se desejar, passe por uma peneira fina para remover a espuma. Esta etapa ajuda a liberar a bolhas de ar que podem virar furinhos no pudim, alterando a textura.
- Transfira a mistura para a forma com caramelo.
- Cozinhe o pudim na panela de pudim, em banho-maria, por 1 hora e 20 minutos em fogo baixo (é na boca do fogão e não no forno). Ao espetar com uma faca, ela sairá ligeiramente suja, mas não deve estar líquida. Comece a testar quando chegar em 1 hora.
- Desligue o fogo, deixe no banho-maria por 20 minutos. Retire a forma do banho-maria e deixe esfriar por 30 minutos ou até ficar morno.
- Leve para geladeira para esfriar completamente, cerca de 8 horas. Ideal de um dia para outro.
- Ao retirar da geladeira, o pudim deve estar descolado das laterais da forma ao dar uma sacudida. Se estiver levemente grudado, passe a forma na chama do fogão (se a forma puder ir diretamente ao fogo) rapidamente para amolecer o caramelo.
- Desenforme em um refratário e sirva. Deve ser guardado na geladeira e consumido em até 3-4 dias.
Dicas
- Panela de pudim: sim, o pudim é cozido na panela de pudim na boca (queimador) do fogão e não no forno. Não asso pudim no forno, no meu forno, demora demais. Demora mais que em sous vide para ter uma ideia.