Receita de Pão de Queijo Tradicional

Receita de Pão de Queijo Tradicional por PratoFundo.com

Na época que post original foi publicado acontecia uma enxurrada de receitas de pão de queijo na comunidade dos foodblogs e até então, não tinha feito em casa. Além dos polvilho e fécula, eram ingredientes distante de mim, o que foi até bom. Fiquei curioso e fui saber mais sobre o ingrediente: Polvilho Azedo, Doce e Fécula de Mandioca.

Existem tantas versões desse quitute mineiro que, praticamente, cada família de Minas terá a sua versão. Acabei escolhendo a receita vencedora de um concurso realizado na TV, se levou o prêmio… não custava tentar.

Dessa vez, utilizei queijo colonial que é mais salgado que o minas padrão (ao menos, eu achei). Assim, a quantidade de sal varia, leia a observação no final. Queria usar um queijo diferente, por isso troquei. Aliás, um não dois. O parmesão dessa vez não veio do pacotinho, comprei um pedaço (nacional mesmo). Se puder utilizar queijo Canastra não irá se arrepender, é um excelente queijo. E, o ideal para a receita mesmo.

Inscreva-se no canal do PratoFundo
Colagem de uma jarra estilizado com moedas
Apoie o PratoFundo

Você ajuda a manter o site e os vídeos no ar e temos recompensas bem bacanas, vem saber como!

Aconselho usar batedeira planetária com batedor gancho. É uma massa pesada, as batedeiras normais não aguentar o tranco (já testei e quase queimou). Caso não tenha e não queira arriscar queimar o equipamento, bater na mão mesmo.

Congela extremamente bem tanto os pães crus (já separados em bolinhas) quanto assados. Recomendo congelar cru, o resultado fica melhor.

Receita de Pão de Queijo Tradicional

Receita de Pão de Queijo Tradicional

Pré-preparo: 25 minutos
Tempo de preparo: 35 minutos
Total: 1 hora
Rende: 40 - 50 unidades, depende do tamanho.
Autor: Vitor Hugo

Ingredientes

  • 500 g fécula de mandioca (polvilho doce)
  • 300 g polvilho azedo
  • 440 g queijo minas padrão ralado (fino OU queijo colonial)
  • 220 g queijo parmesão ralado
  • 550 mL leite integral
  • 110 mL óleo vegetal (de sabor neutro)
  • 5 ovos
  • 25 g sal refinado (a quantidade depende do queijo usado)
  • 30 g manteiga sem sal
Recomendo sempre usar as quantidades nas unidades de medidas em peso e volume quando presentes. As quantidades em xícaras/colheres são apenas uma cortesia do sistema e menos precisas.
1 xícara: 250mL | 1 colher de sopa: 15mL

Modo de Preparo

  • Peneirar todos os secos: polvilho azedo, fécula e o sal. Principalmente o azedo, havia vários grânulos duros no meio, e na fécula alguns flocos estranhos. Reserve.
  • Numa panela misture leite integral, óleo, manteiga. Levar ao fogo e deixar ferver.
  • Então, acrescentar aos secos vagarosamente e mexendo. Tendo cuidado, estará quente. Essa etapa é chamada de “escaldar” o polvilho.
  • Para bater, pode ser manualmente com uma colher grande ou espátula. Ideal que seja na batedeira planetária. É uma massa pesada.
  • Continue batendo até esfriar. Deve ficar bem uniforme, macia e uniforme. A melhor comparação é com massa de biscuit.
  • Quando ficar morna, ou seja, conseguir colocar a mão sem se queimar. É o momento de acrescentar os ovos. Parece que eles não serão absorvidos, mas vão. Com calma e paciência, coloque um por um, misturando e esperando que seja absorvido pela massa. Em seguida, os queijos. Parece muito queijo, mas a massa aguenta e absorve tudo.
  • A massa fica pegajosa quando pronta, então, para fazer as bolinhas é preciso passar óleo nas mãos.
  • Aquecer o forno em 180ºC. Unte a assadeira, distribua as bolinhas (deixando espaço entre), assar a 180ºC por 25-30 minutos.

Dicas

  • Queijo parmesão: caso compre a peça, deixo a dica de processá-los ao invés de ralar. É mais fácil.
  • Queijo colonial / minas padrão: sugiro que rale ao contrário do parmesão. Como são queijos mais macios, ao processar pode virar uma massa compacta e pode interferir na hora de adicionar na massa.
  • Sal: caso utilize algum queijo mais salgado, como o colonial, a quantidade de sal irá diminuir bem. No caso do colonial, a quantidade vai para 16g de sal. Mas recomendo que coloque aos poucos e experimente a massa.
  • Adaptado: Pão de Queijo Uai, Sô!
Vem me acompanhar!Confira mais novidades no meu Instagram @PratoFundo!
Receita de Pão de Queijo Tradicional
Artigo por: Oi, Eu sou o Vitor Hugo!

Farmacêutico, Produtor Gastronômico e Comunicador de Ciência de Alimento. Uma combinação diferente, né? Vem saber mais…

Fez ou tem uma dúvida sobre a receita? Comente!

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

Avalie a receita:




96 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Fiz o pão de queijo e ficou excelente. Ótima receita. Parabéns. só tem uma coisa para quem deseja fazer. A massa é pesada. Nussss!! Vai ser pesada assim lá em casa viu?? Eu amassei na mão mesmo pq não tenho planetária. Fiquei com dor nos braços. Mas no fim valeu a pena. Ficaram ótimos, douradinhos, cresceram que quase estouraram.

  2. muito bom mesmo adorei isoooooooooo

  3. Hoje eu tava com vontade de fazer pao de queijo e procurei na internet. Encontrei seu site com a receita e decidi tentar. Segui as instruções passo a passo e deu certinho! Aqui onde moro nos EUA, só consegui encontrar povilho azedo num mercado internacional. Pro povilho doce eu comprei Tapioca Flour no mercado local, que é praticamente o equivalente ao doce. Como aqui não é fácil encontrar queijo mineiro e tal, somente usei 600g de queijo parmesão ralado. A massa foi preparada na planetária kitchenaid que eu tenho e como ajudou!! UFA! Ainda bem que eu tinha porque a massa realmente é pesada. Mas deu tudo certo! Ficou levemente salgado, da proxima vez colocarei menos sal. Muito obrigada pela receita!

  4. A receita é ótima e suas dicas ainda melhores! Bati na planetária nacional mesmo, ela não quebrou (ufa!), mas tb usei as mãos em alguns momentos.
    vou publicar a receita no meu blog, com a fonte, lógico!
    Ah, também congelei e o resultado foi o mesmo dos não congelados.
    Obrigada!

  5. adoro pao de queijo quando morei em palmas do tocantims nao dava outra comia demais e saboreando todos os dias no cafe da manha

  6. Maravilhoso!!!
    Fiz na mão e dei uma pequena modificada, coloquei 100gr de parmesão de saquinho, 150gr de gorgonzola e 250gr de meia cura.

    O custo foi mais ou menos 25 reais, porem rendeu 200 mini pães!!!

    A massa é pesada mas nem tanto, qd joga o ovo e os queijos fica ótima de trabalhar =]

    Valeu pela receita

  7. fiz o pao de queijo
    o sabor ficou otimo, mas a massa ficou horrivel (kkk)
    fiz de colher pq era impossivel fazer bolinhas, acredito que o erro tenha sido por que coloquei 5 ovos (como manda a receita) mas os ovos eram big’s
    na proxima vez farei com ovos menores.. mesmo assim me acabei de comer
    beijos

    1. A receita indica 5 ovos pequenos, então…

  8. gostaria saber como pode sustituir Polvilho Azedo, Doce e Fécula de Mandioca, eu quero mandar a receita para minha mae, ela mora no México y eu nao sei donde ela pode comprar polvilho azedo etc. no México
    pode ser farina de trigo o milho????
    obrigada¡¡¡

    1. Não vai ficar igual, aliás, ficará bem diferente. Ela poderia usar fécula de batata.

  9. Oiii gostaria de saber se a massa do pão de queijo pode ser batida na maquin de fazer massa de pizza??

    Agradeço uma resposta no e-mail……

    bj

    1. Não saberia dizer, não trabalhei com máquina de pão.

  10. Meu querido, de padaria que eu quis dizer é que pelo menos tenha gosto de queijo entendes….Pq pareceu um pão de polvilho só.

    Comprei queijo minas padrão, como pede na sua receita.
    Só pra vc ter uma ideia, o kg do queijo que comprei custou 40 reais…
    Foi de uma marca muito boa sim.

    Sua receita é otima, é a que mais parece com o original, só achei que não ficou aqueles pães de quejo que voce morde e sente queijo mesmo sabes…

    Talves a quantidade de queijo seja pouca, vou tentar fazer com uns 700gr de queijo pra ver se melhora..

    bjs

  11. vou fazer hoje,adoro desafios culinaristicos.

  12. Fiz o pao de queijo exatamente como vc falou, na planetaria tal…

    Ficou lindo, mais de sabor não ficou tão bom, parecia um pão de polvilho só, Não tinha tanto sabor de queijo.. oque fazer para ficar com mais gosto de queijo? eu acho que colocar mais não resolveria taaanto, será que existe algum produto sabor queijo para adicionar? e assim ficar igual os de padaria rs.

    bjs .
    obrigada.

    1. “Igual de padaria”? É justamente o oposto disso que buscamos. De modo geral, pão de queijo de padaria é feito com pré-mistura. Se não ficou com gosto de queijo, é problema no queijo usado. A qualidade do produto reflete a qualidade dos ingredientes utilizados, sugiro que use um queijo melhor na próxima vez, tá? :)

  13. Faço esta receita para vender. Esperimentem fazer recheado com catupiry e o que mais vendo. Só uso a fecúla de mandioca, polvilho azedo (para não ficar massudo por dentro) e muito queijo curado. Vendo eles congelados. A minha Mãe fazia para vender (ela nos criou e pagou nossos estudos com esta receita).
    Bato eles na máquina de pão.

  14. olá, Vitor Hugo!!!!
    Hoje, acordei com uma vontade de comer pão de queijo, então resolvi procurar na net uma receita nova, então achei seu blog com esta receita que parece ser deliciosa, vou colocá- la em prática o mais breve possível, depois volto para contar o que achei!!!!
    Ah! Adorei seu blog!!!!

  15. Olá Vítor!
    Finalmente fiz a receita de pão de queijo. FICOU DEMAIS!!!
    Confesso que além de dar um pouquinho de trabalho também achei que a minha batedeira (planetária arno) fosse quebrar… rsrsrs… A massa é realmente pesada!!!
    Mas tudo valeu MUITO a pena. Ficaram deliciosos. Sou maluca por pão de queijo e adorei o resultado.
    Da próxima vez irei tentar bater a massa na máquina para pão. Será que rola? Depois te conto se deu certo…
    Ah! Coloquei umas fotos no facebook… dá uma olhadinha lá…

    Beijinhos
    Valéria Regina

  16. Minino, que delícia! Já fiz essa receita duas vezes, congelei o excedente e me deliciei por dias… Pra quem duvida, fiz na batedeira planetária (aquela branca e bege), com batedor de gancho e aguenta firme. Também usei uma técnica milenar pra enrolar: duas colheres! Hahaha – preguiça de ficar com a mão toda lambrecada de óleo.
    Também usei somente polvilho doce, porque o maridão se enganou e comprou demais, e ficou muito bom. Vou comprar o azedo pra misturar e ver se dá muita diferença.
    Ainda, atrasada: parabéns pela receita de Guioza. Fica igual ao do meu restaurante preferido e foi com ela que eu conheci o Prato Fundo. Só vou fazer menos da próxima vez, ou convidar um monte de gente pra comer, quem sabe…

  17. ola esta receita é excelente,mas gostaria que alguem me ajuda-se no biscoito de polvilho,porque razão passado uns dias fica com cheiro e gosto a ranço? sera do oleo? tem algum segredo ao fazer a massa?por favor me ajudem.

  18. oi, eu mora na italia e gostaria de fazer pao de queijo, mas so achei fecula de mandioca….sera que posso fazer esta recita sem o polvilho azedo????

    1. É possível, mas terá diferenças na textura, sim?

  19. Deu certo!=)
    Sempre que faço pão de queijo (ou qualquer coisa que vende em padarias), faço com frio na barriga! Principalmente porque parece que esse tipo de massa tem vida própria… hehehe.
    Adorei a receita e sua descrição do preparo me ajudou a não desistir na hora de incluir os ovos.
    Agora farei o teste de congelar e assar, tomara que não perca a qualidade do que assei fresquinho.
    Seu blog é tudo de bom, parabéns!

  20. Olá, Tudo bem? Nunca fui de comentar mas visito sempre aqui…a minha surpresa foi ver “ler” falando sobre o Prato Fundo na minha revista desse mês,a minha casa….adorei…até porque lá tem a foto de um pão lindo que vi por aqui…vc é muito talentoso…
    Um abraço!!
    Samantha

    1. Olha, a revista já está nas bancas! Vou garantir a minha, heheheh Obrigado pelo aviso, Samantha! :D

  21. Por isso que amo seu blog …. é sempre bao demais da conta ….
    beijos.

  22. Vitor,
    para enrolar os pães de queijo com maior facilidade, basta colocar a massa na geladeira coberta com filme plástico e esperar que esfrie completamente. Desta forma ela fica muito mais firme, facilitando demais o nosso trabalho.
    Para congelar as bolinhas ainda cruas é só colocá-las no tabuleiro sem deixar que encostem umas nas outras. Feito isto, coloque o tabuleiro no congelador e quando congelarem completamente coloque-as em saquinhos plásticos. Garanto que terá bolinhas separadinhas dentro dos saquinhos, igual os industrializados.
    Grande abraço!

  23. Adoro suas receitas! Parabéns!
    Gostaria de pedir uma receita de pão de queijo para congelar, pois moro sozinha, e isto facilitará muito minha vida.

  24. Essa receita fica bem gostosa mesmo, eu já fiz essa e uma variação que só leva polvilho doce. Só uma coisa, não sei se os seus ficaram assim, mas dentro os meus ficam um pouco pesados, não ficam com aquelas “bolhas de ar” no meio, igual pão de queijo de padaria… Será que que é algum erro no preparo?

    Enfim suas receitas são ótimas e as fotos são incríveis!

    1. Ficam maciços sim, ao menos os que fiz. Parece que é devido a quantidade maior de polvilho doce, mas não tenho certeza. Entretanto, não acho que ficam pesados.

  25. Essa receita não tem erro, é uma delicia….
    A maneira correta de congelar, é seguir a receita até colocar na assadeira untada; ao invés de levar ao forno, leve ao congelador ( congelamento em aberto),quando estiver bem durinho, retire da assadeira, coloque em saquinhos de congelar e volte a guardar no congelador. Quando quiser saborear, pre aqueça o forno por 15 minutos e leve para assar na quantidade desejada.

    1. Naia, testei desse jeito mesmo que você disse! Só não assei ainda, vou esperar mais alguns dias.