Nem sempre você está com vontade de fazer uma massa de torta tradicional e para essas ocasiões a base feita com bolachas trituradas é a melhor opção.
Uma receita super fácil e bastante usada na confeitaria. Em alguns casos, ela é a melhor opção para a preparação. Super fácil de fazer e para você que está começando na confeitaria, é uma boa ideia.
Ideal quando deseja fazer uma base rápida para uma torta, um cheesecake mas não quer fazer a tradicional massa de torta.
Geralmente, é feita com bolacha maisena (ou maria ou de leite) triturada com manteiga derretida. Mas você pode usar a bolacha que desejar dependendo do sabor que tenha no final.
Dicas para base de torta feita de bolachas
- Normalmente, a proporção é de 2:1. Ou seja, duas partes de bolacha para uma parte de gordura. Mas pode existir variações, algumas bolachas podem ser mais secas e pedir mais gordura; ou o contrário também, a bolacha existir menos gordura. Coloque aos poucos.
- A bolacha de escolha é a maisena por ser mais neutra, mas pode usar uma de aveia com mel por exemplo para um cheesecake. Ou um biscoito de chocolate para uma torta de chocolate.
- Pode saborizar a base seja com essência de baunilha, raspas de alguma fruta (limão, laranja), cacau em pó ou até mesmo deixar mais doce ao colocar açúcar.
- Pode ser assada ou não, vai depender do sabor que deseja e do tempo. Ao assar será necessário esperar esfriar, mas ajuda a dar mais sabor de tostado-assado na torta.
- No lugar da manteiga pode ser usado margarina culinária, se preferir. Mas tem que ser a culinária, a passar do pão é mole demais.
Base de Torta de Bolacha
Ingredientes
- 200 g bolacha/biscoito (maisena, de leite, de aveia)
- 100 g manteiga sem sal (amolecida ou derretida)
Modo de Preparo
- Triture as bolachas no liquidificador (ou processador ou bata com rolo de macarrão) até obter uma farinha fina.
- Misture a manteiga até a massa ficar homogênea, quando aperta entre os dedos a textura lembra paçoca.
- A quantidade é suficiente para 11 forminhas de mini-torta (8cm de diâmetro)/ ou fôrma canelada do mesmo estilo com 22-28cm de diâmetro. Quando montar a base, a borda deve ser mais generosa para suportar o recheio.
- Asse num forno pré-aquecido 180°C por 15-20 minutos ou junto com o recheio. Também pode ser usada sem assar.
Olá, não gosto de margarina ou manteiga. O que posso substituir na base de bolacha triturada para fazer tortas doces?
Nada.
Boa tarde, gostei muito da receita, bem prática. Uma pergunta, tem como usar banha para substituir a manteiga ou a margarina? Obrigada, Carmen Ferreira.
Banha vai mudar bastante a textura por ser praticamente 100% gordura e não ter água junto, e pode dar sabor de porco pra base. Já margarina, só se for a de uso culinário, aquelas de passa no pão são muito moles.
A minha base de biscoito sempre quebra ao desenformar por que?
Hum… ela não deve ser desenformada sozinha, apenas com o recheio dentro e frio já. Vazia, ela vai quebrar.
Quero fazer uma massa com bolacha mas não quero colocar manteiga, nesse caso como posso fazer?
Seria margarina culinária.
Me ajudou, tenho maçã e só faltava massa.
Estava procurando receita p torta doce de biscoito p aproveitar uns biscoitos aq na casa de minha irma. Nao e de maisena mas vou dar uma adaptada. Mando noticia… bjus
Olá Isabela,
Agradeço os elogios! :) Vixi, cursos na França… os únicos que conheço são do Le Cordon Bleu, mas são mais longos e bem caros.
Oi Vitor,
Muito prática, adorei. Sou visitante assídua do seu blog, tudo sempre muito claro, e nos atualizando sempre.
Obrigada!
Agora, outro assunto. Gostaria de uma indicação de aulas “rápidas” de gastronomia, temperos, etc. na região da Provence, na França. Vc teria alguma dica?
Abraços
Boa tarde
achei muito pratica a receita esta receita pode ser usada para forma media ou so para formas pequenas e quais sugestoes de recheio ?
obrigado
Olá, Vitor!
Adorei a receita!
Olá Renata,
Agradeço os elogios e o comentário! :)
Só duas vezes a base ficou muito dura mesmo: 1) quando assou demais; 2) quando não assei.
Por ter assado demais, ela ficou bem dura/crocante. Então, é preciso ficar de olho quando assar.
Certa vez usei sem assar, pois não daria tempo de esfriar e tal. E como o recheio não precisava cozinhar, só coloquei a base na geladeira e retirei na hora de usar. A manteiga se solidificou novamente e deixou bem dura.
Nas demais vezes, ficaram ótimas. No ponto certo de textura e crocância.
Oi, Vitor!
Sempre visito teu site mas nunca tinha feito comentário. Adoro o jeito como você escreve e, depois das mudanças, ficou melhor ainda!! Os vídeos são divertidíssimos, ótima oportunidade para te ver colocando a mão na massa!! Bom, agora a pergunta… já fiz algumas vezes essa base de biscoito (dependendo da receita, variava na qtde de manteiga) e sempre achei que ficava uma pedra, um caos pra cortar a torta! Existe algum segredo para ficar macia?
Obrigada!!
Bem acho mto interessante ter um site exclusivo a deliciosas sobre-mesas…
Site perfeito feito por encomenda..
Meus parabéns:P
@Débora: agradeço a visita e fico feliz que tenha gostado desse canto! :) Sim, “lavei”… quer dizer depois de alguns minutos (segundos na verdade) azeite, escorri bem o azeite e passei para a água gelada e para terminar joguei um pouco de água para retirar o que ficou.
Oi, adorei seu blog!!!
Ainda sobre o caviar de maracujá, vc o “lavou” depois? ele nao ficou com gosto de oleo?
Pensei em fazer com chocolate ou nozes pro natal!
Obrigada
Dé
@Marizé: quando se precisa de tempo, essa de bolacha slava tudo!
@Eliana Scaramal @Joaninha : da próxima vez, acho que vou rechear com mousse ou creme pâtisserie.. nham!
@Laurinha: e num é? :)
É um ótimo quebra galho, já fiz algumas vezes!!!
Beijinhos,
´Simples mas deliciosa. Eu já estava a ver essas forminhas cheias de frutos vermelhos ou mousse de chocolate, ou as duas coisas juntas! :)
Que delícia!!! :)
Afinal é a massa areada!
Os nomes confundem-nos com uma pinta!
Beijocas
Òptima sugestão!
Não conhecia era a outra, a massa podre, vou já verificar a receita.
Beijocas