Geralmente, maracujá é usado para fazer mousse e creme gelados. Mas também é possível fazer bolos com este fruto com um sabor inconfundível!
Um fruto que tem bastante presença, é o maracujá. E fiquei com vontade de usar em um bolo, mas tinha que ser uma versão bem fácil e prática. Ou seja, que não precisa de liquidificador ou batedeira, dá para fazer tudo na mão com um batedor de arame (fouet) e uma espátula.
Demorei um pouco para chegar nessa formulação, pois no meu caso específico queria usar as formas bonitas da Marissa e da Nordic Ware que testei. Já que foram compradas, vamos usar.
Na época dos testes, cheguei a fazer este bolo três vezes na semana até ficar como eu queria. E sim, deu uma enjoada comer tanto bolo assim. Mas deu certo!
Dicas para Bolo de Maracujá
- Usei polpa de maracujá congelada, é mais fácil e não tem desperdício de fruta. E quando eu fiz, ficava mais barato do que a fruta fresca.
- Dá para fazer com a fruta, porém é mais trabalhoso. Precisa remover as sementes da polpa e usar a quantidade de polpa indicada na receita. Diria que para este bolo, 3-4 frutos podem ser necessários.
- A forma usada (Marissa Lounina modelo Spangle) é um pouco pequena para o volume de massa por conta dos detalhes; se for uma lisa do mesmo tamanho deve ser suficiente.
- Se usar formas com muito detalhes, o bolo precisa mesmo ser desenformado quente; caso contrário a chance de grudar aumenta.
- Parece muito açúcar (e realmente é), mas é necessário. Maracujá é bem azedo, então, é preciso usar tudo isso mesmo. Não recomendo a redução.
- As sementes de papoula, nesse caso, são puramente estética. Dá para fazer sem, as minhas foram presente e vieram de fora. E não, não é proibido no Brasil, apenas ficou mais difícil e caro a importação.
- Não troque a papoula por chia ou linhaça, elas adoram água e criam um gel que vai alterar a textura do bolo.
Uma versão de 2008 já existia, a receita foi atualizada.
Bolo de Maracujá e Papoula
Ingredientes
Bolo de maracujá
- 300 g polpa de maracujá (usei a congelada; pode estar gelada)
- 350 g açúcar cristal
- 3 ovos (pode estar gelado)
- 150 g iogurte sem sabor (pode estar gelado)
- 150 g óleo vegetal
- 10 mL extrato de baunilha (ou 5mL de essência)
- 15 mL rum escuro (opcional)
- 300 g farinha de trigo
- 10 g semente de papoula (opcional)
- 20 g fermento químico em pó
- 3 g sal refinado
Calda de açúcar
- 40 g polpa de maracujá (usei a congelada; pode estar gelada)
- 10 g água
- 100 g açúcar de confeiteiro impalpável
Modo de Preparo
Bolo de maracujá
- Preaqueça o forno em 180°C.
- Unte com manteiga (margarina culinária ou gordura vegetal) uma forma redonda de furo no meio de cerca 24x9cm (veja observação), precisa ser alta. Se for uma cheia de detalhes como a usada nesta receita, unte, mas unte muito bem, unte a alma. Depois leve a forma ao congelador. Usei na receita uma forma tipo Bundt da Marissa Lounina modelo Spangle.
- Misture polpa de maracujá, açúcar, ovos, iogurte, óleo e baunilha (e rum, se usar) com um batedor de arame (fouet) em uma tigela até ficar tudo muito bem misturado, cerca de 2-3 minutos.
- Adicione farinha, semente de papoula (se usar), fermento, sal e continue mexendo até ficar bem uniforme, cerca de 1-2 minutos.
- Transfira para a forma preparada, se usar uma parecida com a minha, irá sobrar um chorinho de massa. Coloque em uma forma menor e asse também!
- Asse a 180ºC por 45-50 minutos ou até ficar dourado, faça o teste do palitoo
- Retire do forno e deixe esfriar por 5 minutos, então, desenforme.
- Espero esfriar para colocar a calda de açúcar.
Calda de açúcar
- Adicione a água na polpa de maracujá e misture bem.
- Misture a polpa de maracujá com o açúcar aos poucos até ficar levemente fluída, mas não totalmente líquida como água. Irá sobrar polpa.
- Espalhe sobre o bolo frio.
Dicas
- Untar: não precisa polvilhar farinha, mas se quiser pode. E usei gordura vegetal para untar, particularmente, fica melhor para desenformar e não gasto manteiga que está o preço da morte. E vai ao congelador para solidificar a gordura novamente.
- Semente de papoula: as minhas foram presente e vieram de fora; e não semente de papoula não é proibida, apenas ficou mais complicado e caro a importação.
olá, Victor! acabei de conhecer essa maravilha de blog e estou vibrante com tanta receita maravilhosa! quanto conhecimento compartilhado e quantas referências legais! obrigado por isso!
uma coisa que fiquei curioso: porque você usa os ingredientes gelados? sempre temi a regra de que o bolo precisa ter os ingredientes em temperatura ambiente.
obrigado!
Obrigadinho! Para as minhas formulações, no geral, ficam melhores/pouco impacto ao usar gelado. E tira uma outra preocupação na hora de fazer uma receita; sem falar que Brasil é um país quente, essa “temperatura ambiente” pode influenciar também na massa.
Achei as danadas sementes de papoula…ok, vou fazer o bolo hoje.
Obrigada por se oferecer para mandar mesmo assim.
E o bolo Suzy, deu certo?
Beijos
Não fui lá ainda porque acabei de me mudar para Recife e ainda não sei muito bem onde fica…aqui é grande…risos. Mas vou procurar. Sei que é estético, mas o bolo fica realmente lindo com ela…
Obrigada e visite meu site quando puder e fique à vontade para fazer comentários. Eu fiz o bolo Suzy e deu certo…está lá.
Beijos
@Fer: agradeço a visita e o comentário! =D A sementes de papoula não dá sabor nenhum, é mais estético. Para ser bem sincero onde eu moro também é bem difícil encontrar produtos diferentes, só acho num mercado que vende produtos mais exóticos. A pergunta é besta, mas você já tentou no mercado municipal daí?
Oi, cheguei no seu site lendo seus comentários no site da Ana Elisa, e fiquei triste quando, no meio de suas receitas vi o do bolo com sementes de papoula, estou louca para fazer uma receita aqui que tb tem este ingrediente e não acho isso de jeito algum aqui em Recife…aliás, achar ingredientes diferentes aqui é difícil…alguma sugestão?
@Agda: sério? Nem aquele pequeno roxo? Pensei que fosse mais fácil… =/
@Patricia: ainda vou testar com os dois frutos separados, vamos ver se fica mais interessante, hehehe
@Michel: esse é o espírito! =D
@Cinara: humm, o bolo Pullman eu acho meio molhado perto deste, a textura é diferente.
Bolo com frutas cítricas fica muito bom… e eu gosto até do fato de ser sequinho! Será que fica tipo bolo Pullman? Adoro!
Bjs e bom final de semana, Vítor!
Nessas férias é uma boa pedida.
Você uniu grandes paixões minhas neste bolo, Vitor! Que delícia!
Legal. Aqui na Califórnia não consigo encontrar maracujá, nem a polpa congelada que se encontra em outras partes do país, mas vou experimentar com o suco concentrado de laranja.
@belinha gulosa: para mim, ele ficou mais bonito do que gostoso, hahah
@marizé: a blue cooking aqui no Brasil as edições encontradas são sempre de meses passados. Devo achar agora nas bancas as edições de agosto/2207, por exemplo. A Saberes e Sabores nunca vi nas bancas daqui. Nunca tinha feito bolo com as sementes, tão um tchan a mais, :)
@Taty: e num é que tinha pensado nisso! Tentei seguir +/- a receita dessa vez, dá próxima faço isso! =D
coisa mái boa… deve ter ficado uma delícia
Adorei!
Vc pode colocar na receita um copo de iogurte natural, ele vai ficar mais molhadinho.
Beijos
Taty- CHOCOTATY
Que combinação de sabores original, gosto muito de usar sementes e as de papoula são das minha preferidas.
A revista Blue Cooking é distribuida no Brasil?
Quando enviei a Saberes & Sabores fiquei na duvida entre as duas.
Beijocas
Fiquei super curiosa com essa combinação de sabores.
Gosto muito de usar sementes e as de papoula são das minhas preferidas!
A revista blue cooking está disponivel no Brasil? è que fiquei na duvida quando enviei a Saberes & Sabores entre esta e a Blue.
Beijocas
k maravilha o bolo,ficou mesmo lindo ,óptimo aspecto..hummmmmm…bjokas