Marshmallow de Champagne

Demorou um pouco, mas o post especial para o Outubro Rosa como faço todos os anos: Outubro Rosa: Cupcake de Baunilha Trufado, Gelée de Champagne & Morango com Coulis no Outubro Rosa e Outubro Rosa: Drink Miss G, chegou!

Marshmallow de Champagne visto de cima com uma rosa seca em cima

Outubro (Pink October) é o mês oficial para levar a conscientização contra o Câncer de Mama. Cada ano melhora, mas a incidência ainda é grande. Porém, quando descoberto cedo somando com o tratamento moderno as chances de cura são muito grandes.

Então, meus caros leitores e minhas caras leitoras: prevenção! Mamografia não é lá divertida, dói, aperta e tudo o mais (não, nunca fiz, mas já escutei vários relatos), é um “mal” necessário. Não deixe passa batido. Como é que a gente vai conseguir fazer a comilança sem saúde? ;)

Para a receita deste ano, segui o ano passado e o ingrediente básico é na casa das biritas: champagne (ok, é espumante… vamos manter o glamour, tá?). Ao invés de beber, vamos comê-lo.

Champagne sólido, bom… quase. Nada de técnicas mirabolantes, é o bom e velho marshmallow. Marshmallow de Champagne! Todos os créditos para Stella autora do BraveTart, receita base é dela.

Já fiz outras receitas de marshmallow (Chocolate Marbled Marshmallow e Marshmallows de Capim-Santo), desta vez ficou como queria: bem alto e fofinho.

Não, não vai ficar com o gosto do marshmallow americano industrializado e vai lembrar maria-mole. Para mim, aquele gosto que associamos com marshmallow é aromatizante.

Mesmo marshmallow sendo uma bomba de açúcar e ar, o gosto do champagne é facilmente percebido com o fundo de álcool. Pouco, mas tem.

Então, nada de dar para a criançada. Essa versão é para os crescidos. Com o passar dos dias fica mais suave.

Marshmallow de Champagne um em cima do outro formando uma pirâmide

Marshmallow de Champagne

Pré-preparo: 20 minutos
Tempo de preparo: 4 horas 40 minutos
Total: 5 horas
Rende: 50 pedaços
Autor: Vitor Hugo

Ingredientes

  • 23 g gelatina em pó (incolor e sem sabor)
  • 165 g champagne (#1; ou Espumante )
  • 165 g glicose líquida (transparente)
  • 240 g champagne (#2; ou Espumante )
  • 420 g açúcar cristal
  • 1,5 g sal refinado
  • açúcar de confeiteiro impalpável (a gosto)
  • 1/2 fava de baunilha (opcional)
  • Corante alimentício (opcional)
Use as quantidades nas unidades de medidas em peso e volume quando presentes. As medidas em xícaras/colheres são apenas uma cortesia do sistema e menos precisas .
1 xícara: 250mL | 1 colher de sopa: 15mL.

Modo de Preparo

  • Na tigela da batedeira colocar o Champagne #1 e polvilhar sobre a gelatina em pó. Reservar.
  • Preparar uma fôrma (bolo inglês, 28x11x6cm) untada com óleo. Reservar.
  • Em uma panela alta juntar o Champagne #2, levar ao fogo médio-baixo até reduzir pela metade: 120g. Medir a redução e caso reduza além, corrija colocando mais champagne até chegar a marca de 120mL.
  • Acrescentar na redução açúcar cristal, sal e glicose líquida. Levar ao fogo médio, misture apenas no começo para distribuir bem o açúcar e a glicose.
  • Cozinhar a calda até atingir 115ºC (ponto de bala mole), pode demorar de 15-20 minutos. Retire do fogo e deixar esfriar até 98-100ºC.
  • Ligar a batedeira em velocidade baixa e colocar a calda em fio. Bater devagar para a gelatina dissolver. Então, bater em velocidade máxima até triplicar em volume.
  • Transfira o marshmallow para a fôrma preparada, distribuindo da melhor maneira possível. Bata a fôrma contra uma superfície plana para nivelar ao máximo.
  • Deixar descansar por 5 horas (mínimo) em temperatura ambiente. Ou polvilhar açúcar de confeiteiro sobre, cobrir com plástico e levar a geladeira por 4 horas ou de um dia para outro.
  • Com cuidado retirar o bloco de marshmallow e cortar no tamanho desejado, polvilhando açúcar de confeiteiro para evitar que grudem entre si.
  • Armazenar em pote bem vedado.

Dicas

  • Adaptado: Champagne Marshmallows
  • Medidas: todas as medidas foram por peso/massa, mesmo os líquidos. Como a receita da Stella estava em ounces preferi pesar tudo, pois existem diferenças quando a ounce é para secos e molhados. Como não sei como ela fez, adaptei para a minha realidade.
  • Batedeira: aconselho usar uma batedeira potente/planetária, a medida que a mistura esfria fica mais consistente.
  • Fava de baunilha: não usei desta vez, acrescentei algumas gotas de extrato.
  • Fôrma untada: segui as instruções da Stella de usar uma fôrma untada com óleo, saiu mais fácil quando comparado com o papel manteiga, e desperdiça menos. Mas ainda assim dá uma grudada e machuca um pouco o marshmallow.
A receita tem links para programa de afiliados, se comprar, o PratoFundo pode receber uma comissão sobre a venda que ajuda a manter o site no ar.
As infos nutricionais são apenas uma cortesia do sistema e geradas automaticamente; podem não refletir a realidade nutricional da receita.
Vem me acompanhar!Confira mais novidades no meu Instagram @PratoFundo!
PALAVRA-CHAVE: confeitaria americana
Vitor Hugo

Mestre em Ciência de Alimento, Farmacêutico-Bioquímico e Gastrônomo. Atua como Produtor Gastronômico e Comunicador de Ciência. Criou o PratoFundo para ser o portfólio de gastronomia e ciência.

Fez ou tem uma dúvida sobre a receita? Comente!

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

Avalie a receita:




6 Comentários (Deixe o seu!)
  1. 5 stars
    Adoro marshmallow, é tão fofinho!

  2. Ficou lindo. Esse rosinha a la Pantera cor de rosa é hipnotizante! Quem sabe um dia eu tente ….

  3. Olá!

    Ficou muito lindo o seu Marshmallow!! Parabéns pela iniciativa em estimular o Outubro Rosa!!
    Eu tenho um termômetro que uso para temperar chocolate, vc saberia dizer se esse tipo de termômetro “agüenta” essas temperaturas maiores? Tenho medo de estragar! hehe!
    A glicose líquida seria o Karo?

    Obrigada!!

    1. @Hevelyn: não, não. Karo é uma mistura de açúcar em geral, tem glicose e sacarose. A glicose líquida é apenas glicose mesmo. Sobre o termômetro, depende do modelo. Alguns muito específicos (chocolate, carne…) não suportam altas temperaturas que o açúcar atinge. Normalmente o manual informa a escala de temperatura suportada.

      1. Obrigada!

  4. Que lindo que ficou!
    Pena que meu termômetro não está funcionando. Estou sem poder testar receitas que exigem medição de temperatura. Nunca fiz Marshmallow; queria muito tentar! ADOREI!
    Abs, Pamella.