Marshmallow de Champagne

Demorou um pouco, mas o post especial para o Outubro Rosa como faço todos os anos: Outubro Rosa: Cupcake de Baunilha Trufado, Gelée de Champagne & Morango com Coulis no Outubro Rosa e Outubro Rosa: Drink Miss G, chegou!

Marshmallow de Champagne visto de cima com uma rosa seca em cima

Outubro (Pink October) é o mês oficial para levar a conscientização contra o Câncer de Mama. Cada ano melhora, mas a incidência ainda é grande. Porém, quando descoberto cedo somando com o tratamento moderno as chances de cura são muito grandes.

Então, meus caros leitores e minhas caras leitoras: prevenção! Mamografia não é lá divertida, dói, aperta e tudo o mais (não, nunca fiz, mas já escutei vários relatos), é um “mal” necessário. Não deixe passa batido. Como é que a gente vai conseguir fazer a comilança sem saúde? ;)

Para a receita deste ano, segui o ano passado e o ingrediente básico é na casa das biritas: champagne (ok, é espumante… vamos manter o glamour, tá?). Ao invés de beber, vamos comê-lo.

Champagne sólido, bom… quase. Nada de técnicas mirabolantes, é o bom e velho marshmallow. Marshmallow de Champagne! Todos os créditos para Stella autora do BraveTart, receita base é dela.

Já fiz outras receitas de marshmallow (Chocolate Marbled Marshmallow e Marshmallows de Capim-Santo), desta vez ficou como queria: bem alto e fofinho.

Não, não vai ficar com o gosto do marshmallow americano industrializado e vai lembrar maria-mole. Para mim, aquele gosto que associamos com marshmallow é aromatizante.

Mesmo marshmallow sendo uma bomba de açúcar e ar, o gosto do champagne é facilmente percebido com o fundo de álcool. Pouco, mas tem.

Então, nada de dar para a criançada. Essa versão é para os crescidos. Com o passar dos dias fica mais suave.

Marshmallow de Champagne um em cima do outro formando uma pirâmide

Marshmallow de Champagne

Pré-preparo: 20 minutos
Tempo de preparo: 4 horas 40 minutos
Total: 5 horas
Rende: 50 pedaços
Autor: Vitor Hugo

Ingredientes

  • 23 g gelatina em pó (incolor e sem sabor)
  • 165 g champagne (#1; ou Espumante )
  • 165 g glicose líquida (transparente)
  • 240 g champagne (#2; ou Espumante )
  • 420 g açúcar cristal
  • 1,5 g sal refinado
  • açúcar de confeiteiro impalpável (a gosto)
  • 1/2 fava de baunilha (opcional)
  • Corante alimentício (opcional)
Use as quantidades nas unidades de medidas em peso e volume quando presentes. As medidas em xícaras/colheres são apenas uma cortesia do sistema e menos precisas .
1 xícara: 250mL | 1 colher de sopa: 15mL.

Modo de Preparo

  • Na tigela da batedeira colocar o Champagne #1 e polvilhar sobre a gelatina em pó. Reservar.
  • Preparar uma fôrma (bolo inglês, 28x11x6cm) untada com óleo. Reservar.
  • Em uma panela alta juntar o Champagne #2, levar ao fogo médio-baixo até reduzir pela metade: 120g. Medir a redução e caso reduza além, corrija colocando mais champagne até chegar a marca de 120mL.
  • Acrescentar na redução açúcar cristal, sal e glicose líquida. Levar ao fogo médio, misture apenas no começo para distribuir bem o açúcar e a glicose.
  • Cozinhar a calda até atingir 115ºC (ponto de bala mole), pode demorar de 15-20 minutos. Retire do fogo e deixar esfriar até 98-100ºC.
  • Ligar a batedeira em velocidade baixa e colocar a calda em fio. Bater devagar para a gelatina dissolver. Então, bater em velocidade máxima até triplicar em volume.
  • Transfira o marshmallow para a fôrma preparada, distribuindo da melhor maneira possível. Bata a fôrma contra uma superfície plana para nivelar ao máximo.
  • Deixar descansar por 5 horas (mínimo) em temperatura ambiente. Ou polvilhar açúcar de confeiteiro sobre, cobrir com plástico e levar a geladeira por 4 horas ou de um dia para outro.
  • Com cuidado retirar o bloco de marshmallow e cortar no tamanho desejado, polvilhando açúcar de confeiteiro para evitar que grudem entre si.
  • Armazenar em pote bem vedado.

Dicas

  • Adaptado: Champagne Marshmallows
  • Medidas: todas as medidas foram por peso/massa, mesmo os líquidos. Como a receita da Stella estava em ounces preferi pesar tudo, pois existem diferenças quando a ounce é para secos e molhados. Como não sei como ela fez, adaptei para a minha realidade.
  • Batedeira: aconselho usar uma batedeira potente/planetária, a medida que a mistura esfria fica mais consistente.
  • Fava de baunilha: não usei desta vez, acrescentei algumas gotas de extrato.
  • Fôrma untada: segui as instruções da Stella de usar uma fôrma untada com óleo, saiu mais fácil quando comparado com o papel manteiga, e desperdiça menos. Mas ainda assim dá uma grudada e machuca um pouco o marshmallow.
A receita tem links para programa de afiliados, se comprar, o PratoFundo pode receber uma comissão sobre a venda que ajuda a manter o site no ar.
Informações nutricionais
Calorias: 100kcal (5%)
As infos nutricionais são apenas uma cortesia do sistema e geradas automaticamente; podem não refletir a realidade nutricional da receita.
Vem me acompanhar!Confira mais novidades no meu Instagram @PratoFundo!
PALAVRA-CHAVE: confeitaria americana
Vitor Hugo

Mestre em Ciência de Alimento, Farmacêutico-Bioquímico e Gastrônomo. Atua como Produtor Gastronômico e Comunicador de Ciência. Criou o PratoFundo para ser o portfólio de gastronomia e ciência.

Fez ou tem uma dúvida sobre a receita? Comente!

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

Avalie a receita:




6 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Hugo:

    5 stars
    Adoro marshmallow, é tão fofinho!

  2. Ulysses Borges:

    Ficou lindo. Esse rosinha a la Pantera cor de rosa é hipnotizante! Quem sabe um dia eu tente ….

  3. Hevelyn:

    Olá!

    Ficou muito lindo o seu Marshmallow!! Parabéns pela iniciativa em estimular o Outubro Rosa!!
    Eu tenho um termômetro que uso para temperar chocolate, vc saberia dizer se esse tipo de termômetro “agüenta” essas temperaturas maiores? Tenho medo de estragar! hehe!
    A glicose líquida seria o Karo?

    Obrigada!!

    1. Vitor Hugo:

      @Hevelyn: não, não. Karo é uma mistura de açúcar em geral, tem glicose e sacarose. A glicose líquida é apenas glicose mesmo. Sobre o termômetro, depende do modelo. Alguns muito específicos (chocolate, carne…) não suportam altas temperaturas que o açúcar atinge. Normalmente o manual informa a escala de temperatura suportada.

      1. hevelynmori:

        Obrigada!

  4. Pamella Marques:

    Que lindo que ficou!
    Pena que meu termômetro não está funcionando. Estou sem poder testar receitas que exigem medição de temperatura. Nunca fiz Marshmallow; queria muito tentar! ADOREI!
    Abs, Pamella.