Geralmente, a gente associa azeite com pratos salgados e quentes. Frio, vai na nossa saladinha de cada dia. Quando recebi o convite da Carbonell fiquei pensando o que poderia fazer. Como você e eu sabemos, o meu forte são os doces.

Logo, usar o azeite para fazer um bolo pode soar um pouco estranho. Mas pensa aqui comigo: quem já não fez bolo com óleo, não é mesmo? A principal e grande diferença, para melhor, é a riqueza de sabor que o azeite vai adicionar ao bolo.
Creio que posso dizer que seja uma receita com ar mediterrâneo na sua essência, devido ao azeite e ao cítrico. Na minha versão, usei laranja. Nada impede de usar limão siciliano, lima da Pérsia ou até mesmo mexerica. Um sabor ajudando o outro a ficar ainda melhor.
E como podem ver, não é pouqinho que vai não, tem status de ingrediente principal também. Somado com a textura da pera que ao assar fica macia e adocicada. Optei pela versão Extra-Virgem Carbonell que possui um sabor mais rico e frutado. Ao menos, para mim.
Caso não seja muito fã de pera, acredito que com pêssegos ou até mesmo maçãs devem ser ótimas opções também.
Bolo de Pera com Azeite Extra-Virgem Carbonell
Ingredientes
- 245 g farinha de trigo
- 200 açúcar cristal (dividido em duas partes de 100g)
- 190 mL Azeite Extra-Virgem Carbonell
- 4 ovos (gemas e clara separadas)
- 1 clara
- 6 g fermento químico em pó
- 2 pera
- 75 mL suco de laranja (tipo pera)
- 1/2 fava de baunilha (raspada)
- 0,5 g sal refinado (pitada)
- 2 laranjas (tipo pera; raspas da casca)
- Açúcar de confeiteiro (para polvilhar)
Modo de Preparo
- Aquecer o forno em 180ºC. Untar com azeite uma fôrma redonda (23-24cm), polvilhar farinha apenas nas bordas. Forrar o fundo com papel manteiga untado com azeite. Reservar.
- Numa tigela misture farinha de trigo, sal, fermento químico em pó e raspa da casca das laranjas. Misture bem e reserve.
- Com metade do açúcar cristal, misturar a baunilha raspada. Guarde a fava que sobrar para outra receita. Esse açúcar será usado junto com as gemas.
- Bater as gemas com o açúcar misturado com a baunilha, utilizar o batedor tipo raquete da batedeira. Bater em velocidade média até ficar amarelo pálido. Diminuir a velocidade, adicionar o azeite e o suco de laranja aos poucos para não espirrar. Reservar.
- Numa outra tigela bem limpar, sem nada de gordura, bater as claras (as 5 unidades) em ponto de neve firme. Começar devagar, depois de 1-2 minutos acrescentar o açúcar de uma vez só. Aumentar a velocidade para média, usar o batedor tipo arame/balão.
- Enquanto isso, acrescentar a mistura dos ingredientes secos no creme de gemas e azeite feito. Misture utilizando uma espátula. A massa ficará bem espessa, é normal. Misture para deixar bem uniforme.
- Lavar muito bem as peras, serão usadas com casca. Cortar em rodelas grossas, retirando o miolo com um cortador redondo com com um desencaroçador de maçã. Claro, uma faca também funciona super bem. Reservar
- Com as claras em neve prontas, coloque 1/3 sobre o creme de gemas e farinha. Misture muito bem, pode mexer bem para ficar uniforme.
- Acrescente o restante das claras, mexendo com mais cuidado, mas firmeza. Deve ficar bem homogêneo.
- Coloque metade a massa na fôrma reparada, sobre a massa distribua a pera cortada. Em seguida, cubra com a massa restante.
- Assar a 180ºC por cerca de 45-50 minutos, deve ficar dourado e ao teste do palito sair limpo.
- Deixar esfriar antes de desenformar. Decorar com açúcar de confeiteiro.
Que lindeza ficou esse bolo, hein, Vitor? Amei! Preciso usar azeite mais vezes nas minhas receitas doces, fica bem interesante.
Bj!
Gostei imenso deste bolo! Divinal!
Bom ano 2014 e tudo de bom!
Bjs, Susana
Olá Victor
Essa receita me parece muito interessante, mas fiquei com uma dúvida: a baunilha é realmente necessária? O azeite não anula o gosto da baunilha ou eles se complementam?
Para mim, eles se complementaram…