Sorvete de Leite Ninho e Nutella Sem Sorveteira

Corri atrás para fazer o tal leite Ninho condensado por causa do sorvete de Leite Ninho Com Nutella!

Sorvete de Leite Ninho e Nutella Sem Sorveteira

O sabor da receita foi inspirado no docinho de leite Ninho que existem muitas versões e uma delas é recheado com Nutella. Particularmente acho muito doce, mas entendo o apelo. Então, pensei será que funciona como sorvete? Sabe como é, gelado, cremoso e menos doce.

Além de ser sorvete. Precisa mais?

E para facilitar ainda mais não precisa de nenhum equipamento diferente além do congelador. Ou seja, nada de sorveteira.

Numa tentativa de aumentar ainda mais o sabor de Ninho no sorvete, testei colocar uma dose extra de leite Ninho em pó. Porém, os resultados não foram satisfatórios.

A textura ficou granulada e ao paladar não era tão perceptível, mas visualmente não passou no meu padrão. Como não tem tanta água assim, não se dissolve completamente. Ruim não ficou, mas saiba que pode acontecer. Talvez com a versão instantânea do leite não fique assim. Durante os testes, acabei não encontrando. Apenas a tradicional sem lecitina.

Seja forte e espere gelar, pois a vontade de comer tudo logo depois de fazer será grande. Mas vale a pena ter um pouco de paciência!

Sorvete de Leite Ninho e Nutella

Pré-preparo: 15 minutos
Tempo de preparo: 5 horas
Total: 5 horas 15 minutos
Rende: 6 porções (cerca de 1 litro)
Autor: Vitor Hugo

Ingredientes

Base de leite condensado

  • 90 mL água (morna)
  • 135 g açúcar refinado
  • 120 g leite em pó

Sorvete

  • 25 g glicose líquida (transparente; opcional)
  • 40 mL leite integral (morno; opcional)
  • 300 g creme de leite fresco/pasteurizado (tenha mais de 35% gordura| usei: 41% gordura)
  • 50 g nutella (creme de avelã com chocolate)
Use as quantidades nas unidades de medidas em peso e volume quando presentes. As medidas em xícaras/colheres são apenas uma cortesia do sistema e menos precisas .
1 xícara: 250mL | 1 colher de sopa: 15mL.

Modo de Preparo

Base de leite condensado

  • Aqueça a água numa panela ou micro-ondas, deve ficar morna em torno de 50°C.
  • Acrescente o açúcar refinado na água quente e misture até dissolver.
  • Junte a mistura de açúcar ao leite em pó e bata muito bem com o batedor de arame (fouet), pode usar a batedeira ou mixer.
  • Deixe esfriar a base antes de continuar.

Sorvete

  • Se utilizar a glicose líquida transparente, dissolver no leite morno. Então, misture na base de leite condensado. Se estiver quente ainda, espere esfriar.
  • Bata o creme de leite bem gelado até picos moles. Se usar creme de leite com mais gordura, bata mesmo para não virar manteiga.
  • Adicione a base de leite condensado ao creme de leite batido e misture bem.
  • Transfira para um recipiente em camadas, alternando a massa de sorvete com nutella. Recomendo fazer fios de nutella, com um saquinho fica mais fácil ou usando colher.
  • Tampe ou cubra com plástico filme.
  • Levar ao congelador por 6 horas, no mínimo. Mas depende do seu equipamento.
  • Retire alguns minutos antes de servir para ficar mais fácil.

Dicas

  • Leite condensado Ninho: veja como preparar o Leite Condensado de Ninho.
  • Glicose líquida: ajuda na textura para ficar mais cremosa e sem tantos cristais de açúcar, caso não encontre, pode ser feito sem.
A receita tem links para programa de afiliados, se comprar, o PratoFundo pode receber uma comissão sobre a venda que ajuda a manter o site no ar.
Informações nutricionais
Calorias: 426kcal (21%) | Carboidratos: 42g (14%) | Proteína: 7g (14%) | Gordura: 27g (42%) | Gordura Saturada: 17g (106%) | Colesterol: 89mg (30%) | Sódio: 106mg (5%) | Potássio: 346mg (10%) | Fibra: 1g (4%) | Açúcar: 37g (41%) | Vitamina A: 933IU (19%) | Vitamina B2: 1mg (59%) | Vitamina C: 2mg (2%) | Cálcio: 231mg (23%) | Ferro: 1mg (6%)
As infos nutricionais são apenas uma cortesia do sistema e geradas automaticamente; podem não refletir a realidade nutricional da receita.
Vem me acompanhar!Confira mais novidades no meu Instagram @PratoFundo!
PALAVRA-CHAVE: sorvete caseiro, sorvete sem sorveteira
Sorvete de Leite Ninho e Nutella Sem Sorveteira
Vitor Hugo

Mestre em Ciência de Alimento, Farmacêutico-Bioquímico e Gastrônomo. Atua como Produtor Gastronômico e Comunicador de Ciência. Criou o PratoFundo para ser o portfólio de gastronomia e ciência.

Fez ou tem uma dúvida sobre a receita? Comente!

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

Avalie a receita:




38 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Lucilene Andraee:

    ola Vitor nao conheco leite condensado de ninho. posso substituir por qual produto??

    mto obrigada Parabens, confio de olhos fechados nas suas receitas

    1. Vitor Hugo:

      É uma receita aqui no site também: Leite Condensado de Ninho.

  2. Raquel:

    5 stars
    Quando vc diz Glicose, é aquela de pote que vem com o nome de Glucose?? Porque tem a mesma aparência da que vc usa, mas eu só acho com o nome de Glucose. Aí fico sem saber se é a mesma coisa!
    Obrigada! =)

    1. Vitor Hugo:

      Depende de qual produto você está falando. Se for o produto é (xarope de) glicose/glucose líquida transparente, é o mesmo. Mas produto tipo Karo, não é. :)

  3. karleyanne:

    Da pra colocar no saquinho pra fazer sacole ou dindin? ??

    1. Vitor Hugo:

      Poder, você até pode. Mas se vai dar certo, já não sei dizer!

  4. Franciele C. Oliveira:

    Foi bem difícil para mim ter descoberto essa receita hoje! kkkk Parece maravilhoso!

    1. Vitor Hugo:

      Olha, até eu que não sou tãaao fã dessa duplinha acabei gostando! hahahah

  5. natália:

    oi, tudo bem? aqui no sul tem apenas a nata ou o chantilly.. posso comprar o chantilly já pronto? pois a gordura da nata é muito alta

    1. Vitor Hugo:

      Não sei o que você considera “chantilly já pronto”… se já vier adoçado ficará muito doce e/ou se for creme vegetal tipo chantilly não vai ficar tão bom. Quanto a “nata” (que é creme de leite também), dá para usar. É o que eu uso, geralmente tem entre 39-45% gordura. E sim, fica bem mais rico, hahahahah

  6. Luiza:

    Oi Vitor! Inicialmente gostaria de elogiar a receita, maravilhosa!
    Tenho duas dúvidas:
    1. Quanto a ordem de adição dos ingredientes: Começo misturando a glicose+leite morno no leite condensado de leite ninho e depois o creme de leite para em seguida adicionar mais leite condensado de leite ninho?
    2. A glicose pode ser pastosa? ela irá dissolver no leite?
    Obrigada!

    1. Vitor Hugo:

      Ahã… 1) tem mais leite condensado nessa dúvida. Como está na receita e no video: misturar o leite morno + glicose líquida, e depois juntar ao leite de condensado. E por fim, ao creme de leite batido. 2) Sim, né! :)

  7. Aline:

    Boa tarde eu posso usar creme de leite de caixinha ou tem que ser o pasteurizado? Obrigada

    1. Vitor Hugo:

      Creme de leite de caixinha/lata não tem gordura suficiente para virar chantilly, tem que ter pelo menos 35%. Poder usar, até poderia. Mas não vai ficar igual (e nem dar certo). Então, não recomendaria. O pasteurizado é conhecido popularmente como o “fresco”, aquele que fica na parte gelada do mercado.

  8. Aninha:

    Oooutra pergunta, rs. Mas quero ter certeza de que vai dar certo (lombrigas mode on). Posso bater os ingredientes na batedeira, naquela velocidade mais lenta, ao invés de bater na mão?

    1. Vitor Hugo:

      Vamos por partes, hahahah Quanto a outra pergunta, aquele produto tipo Karo não é recomendado. Ele não é só glicose, tem outros açúcares e vai interferir no sabor final ficando bem mais doce. Além de ter mais água também.
      Olha, poder bater na batedeira até pode, mas só há necessidade para fazer o chantilly. O restante dá parta misturar na mão mesmo. Caso use, só tomar cuidado para não bater demais e transformar o chantilly em manteiga!

  9. Aninha:

    Oi Vitor! Eu de novo, rs
    Vi sua resposta pra mim na receita do Leite Ninho Condensado, e obrigado! E me desculpe, eu não tinha visto mesmo o rendimento lá em cima :x Fui ver só hoje, e já tinha enviado a pergunta ontem, hahaha… Agora deixa eu te fazer uma pergunta… O Alimento à base de glicose, tipo esse aqui: (http://www.zonasulatende.com.br/ImgProdutos/430_430/20111221_50189.jpg) serve no lugar da glicose? É que não fui eu quem comprou os ingredientes da receita e me trouxeram um desses, hehehe… Daí não sei se posso usar. Pelo que vi, vai alterar a cor do sorvete um pouco, mas queria saber quanto à textura e o sabor? Pode?

  10. Guilherme:

    Boa noite Vitor, tudo bem ?
    Desculpe a ignorância, mas é tranquilo de achar essa glicose líquida em supermercados ? e a vodka dá uma consistência bem parecida ou não vale a pena ? Obrigado

    1. Vitor Hugo:

      Depende da sua região, já vi em mercados maiores em São Paulo. Em lojas de produtos para festa/confeitaria sempre tem. Entre vodka e glicose, prefiro a glicose ainda. Vodka atua, mas não é a mesma coisa por causa da quantidade. A glicose influencia mais sem alterar o sabor.

  11. Vanessa:

    Adorei! agora é só preparar essa receita para fazer o seu sorvete de leite ninho com Nutella.

  12. Jozelaine:

    Vitor adorei seu blog, gostaria de saber como faço na sorveteira esse sabor, tava na Net procurando e encontrei aqui…Obrigada…

    1. Vitor Hugo:

      É só seguir as instruções da massa base e ao invés de ir no congelador, vai na máquina e siga o modo que o fabricante recomenda! :)

  13. luciana:

    nao entendi leite condensado de leite ninho????

    1. Vitor Hugo:

      Sim, leite condensado de leite ninho! Na lista de ingredientes tem o link para a receita! :)

  14. Alexandre:

    Menino, eu já estava vindo aqui perguntar se você conhecia uma receita de sorvete de leite ninho com nutella =X

  15. Angela:

    Creme de leite pasteurizado, é o mesmo que o fresco?

    1. Vitor Hugo:

      Sim e não. Creme de leite fresco não existe (a menos que more em sítio/fazenda com vaca), mas é o nome popular do creme de leite pasteurizado que fica lá na parte de frios do mercado. SE quiser saber mais sobre, dá uma lida no post sobre Tudo sobre Creme de Leite! :)

  16. Carine:

    Oi Vitor! Estou com uma dúvida quanto ao creme de leite fresco. Moro no Sul e temos nata. Eu encontro com uma porcentagem mais alta (em torno de 47%) ou mais baixa (31%) de gordura. Posso misturar as duas pra equilibrar? Porque já fiz com a de 47% mas fica um leve gosto de gordura no fim do sorvete..obrigada!

    1. Vitor Hugo:

      Daria para misturar sim, sem problemas. Fazer o chantilly com a versão de 47% e colocar um pouco da versão 31%. Geralmente, só encontro creme de leite com 49% e não fica com sabor de gordura forte. Talvez o seu de 47% esteja virando manteiga ou no meio do caminho de ficar rançoso (quanto mais gordura, mais fácil de acontecer). Lembrando que nata é Ingredientes: Creme de Leite, hein? ;)

  17. Mario Sergio lima.:

    É UMA MARAVILHA !… MEUS PARABENS

  18. Elis:

    Ain, eu acredito que vou achar muito doce também. Mas, só por você tirar as fotos em ângulos tão sensuais já vou fazer!

    1. Vitor Hugo:

      Tenho o costume de achar quase tudo doce, mas este daqui ficou no ponto ideal: nem tão doce e nem sem doce assim. ;) Mas a gente é suspeito, né? hahahahah

  19. Carine:

    Como eu tinha certeza que ia surtar com o vídeo, só assisti hoje depois que voltei de viagem. Resultado: aguei e estou indo comprar o que falta…aquele semifreddo de nutella é figurinha fácil aqui em casa e esse sorvete é certo que vai disputar lugar. Os teus vídeos são ótimos pra gente passar vontade e ser obrigados a fazer rsrsrs parabéns!

    1. Vitor Hugo:

      Hahahaha, a intenção é essa :D

  20. Douglas:

    Desculpe a ignorância… Mas usar Glucose de Milho no lugar de Glicose é a mesma coisa?

    1. Vitor Hugo:

      Se for “glucose de milho”, sim. Só não pode ser xarope de milho igual Karo, sabe?