Kit Kat Ruby: O que é Chocolate Rosa?

Finalmente, depois que 99% da internet brasileira já provou o mítico KitKat Rosa feito com Cacau Ruby, eu também consegui encontrar. Depois de fazer várias visitas em diversos mercados e lojas, mas… habemus KitKat Rosa feito com Cacau Ruby!

Resenha: Kit Kat Ruby feito com Chocolate Rosa por PratoFundo.com

Não é a primeira vez que falo sobre este KitKat rosa, ele foi lançado originalmente lá no Japão (Kit Kat Rosa no Japão). Naquela época, não imaginei que também seria lançado no mercado brasileiro.

Até onde vi, não tem em outros países. Então, fiquei bem animado quando soube que iria conseguir provar o tal Chocolate Ruby que ainda não é vendido oficialmente no Brasil. Chocolate Ruby chegou ao país e já provei: Resenha: Chocolate Ruby RB1 da Callebaut Sobrevive ao Hype?

Para quem está meio perdido o porquê de tanto alvoroço por apenas um chocolate rosa, não é mesmo? O principal fator: é um produto novo de verdade.

O que é Chocolate Ruby?

Chocolate Ruby da Callebaut

O chocolate ruby é um tipo novo de chocolate que foi lançado em 2017 pela Barry-Callebaut (empresa de chocolate belga), ele é naturalmente rosa sem adição de corantes para ter o tom rosado diferente de outros chocolates coloridos que a gente vê no mercado.

Ele é feito com a variedade de cacau ruby que é cultivado no Brasil, Equador e Costa do Marfim. Pelo que foi anunciado, o chocolate ruby é o resultado de mais de 10 anos de pesquisa em busca desse novo chocolate. E até onde a gente sabe, apenas a Callebaut sabe o processo de fabricação dele, afinal, deve ser um segredo de produção.

Alguns meios de comunicação estavam meio céticos com a empresa justamente pela falta de informação de como o produto é obtido. Por um lado é compreensível, quem vai querer divulgar um segredo desses, né?

Minha aposta é que dois pontos básicos foram alterados: a fermentação e a torrefação do cacau. Chocolate é um produto fermentado, o que altera o pH (acidez do produto) e a torra das sementes produz substâncias coloridas marrons.

O que se especula é que o ruby é feito com cacau não fermentado que mantem este tom rosado que o cacau possui naturalmente. E geralmente, na natureza quando se encontra cores nesses tons azul-rosa é devido a presença de uma classe de substância chamada antocianinas que são sensíveis a variação de pH e calor. Então, até que faz sentido.

Vou confessar que quando vi as primeiras fotos do chocolate ruby me lembrou bastante chocolate branco e manteiga de cacau quando se quebra por causa do aspecto esfarelento. Não sei como é o ruby puro, mas lendo os ingredientes do Kit Kat: ele não tem licor ou massa de cacau no começo da lista o que lembra chocolate branco. Lembrando que ele lista cacau, pois o recheio é de chocolate normal.

Em tempo, a Nestlé está usando o chocolate ruby devido a acordos comerciais com a Callebaut, né minha gente. Na época do lançamento da versão japonesa foi divulgado que haviam feito um acordo de exclusividade de 6 meses de uso. Isso que é ter dinheiro!

[Video: KitKat Ruby, o KitKat feito com Chocolate Rosa]

KitKat feito com Cacau Ruby

Kit Kat Ruby feito com Cacau Ruby

Marca: Nestlé Brasil
Origem: Alemanha, mas é importação oficial da Nestlé
Preço: r$3,99
Embalagem: 41,5g
Calorias por 100g: 539,7kcal
Joinha: ser realmente feito com um ingrediente novo, o famoso chocolate ruby feito com o cacau ruby que é uma novidade; o sabor é realmente diferente, o gosto fica entre o azedo-ácido e doce.
Desjoinha: apesar da novidade, particularmente, eu não acho que chocolate combina tanto com a acidez desse chocolate, ela é mais azeda do que do Kit Kat limão; são perfis diferentes. Para mim, não ornou. Porém, não é sei dizer se o chocolate ruby puro é assim também, ou a versão feita para este kit kat que ficou mais azeda-ácida.
Ranking: #4/#10 Humm (pela novidade em si); #3/#10 Cilada (pelo sabor em si)

Kit Kat Ruby feito com Cacau Ruby Kit Kat Ruby feito com Cacau Ruby
Vitor Hugo

Mestre em Ciência de Alimento, Farmacêutico-Bioquímico e Gastrônomo. Atua como Produtor Gastronômico e Comunicador de Ciência. Criou o PratoFundo para ser o portfólio de gastronomia e ciência.

Fez ou tem uma dúvida sobre a receita? Comente!

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

3 Comentários (Deixe o seu!)
  1. João Marcos:

    Sua aposta sobre a produção desse chocolate faz bastante sentido! Uma vez eu comprei nibs de cacau, e eles vieram mal fermentados ou mal torrados, não sei se intencionalmente. Quando eu triturei eles pra fazer massa de cacau, a massa de cacau ficou com uma coloração roxo escuro, aposto que se eu tivesse misturado com uma boa quantidade de manteiga de cacau teria ficado rosa. Lembro que quando lavei o processador, a água ficou rosa haha A proposito, já vi algumas discussões a respeito se esse chocolate poderia ser considerado chocolate. Um dos argumentos é em relação a fermentação/torrefação do cacau, que são considerados por muitos como fatores determinantes para o desenvolvimento do que chamamos de aroma de chocolate. Oque você pensa a respeito?

  2. Raquel B.:

    Quando encontrei fiquei tão emocionada que queria comprar um monte! Mas custava mais de cinco reais cada um. Achei bem caro, comprei só uma barrinha e nem fotografei :(

  3. Elizabete Fonseca:

    Em Portugal também já está à venda. Curiosa fui comprar, claro, mas não gostei da acidez. Não é um caso de sucesso para o meu palato :)