A combinação do azedinho da laranja com a cremosidade do chantilly para um bolo refrescante e leve, ideal para todas as horas.
Um bolo que estava na lista para ser feito faz muito, mas muito tempo. Finalmente, chegou a hora! A vontade voltou depois de ver diversos vídeos de confeitaria coreanas e japonesas que tem doces nesse estilo: fruta com chantilly.
Já temos no PratoFundo algumas versões assim, mas geralmente é com frutas mais caras como o morango. Mas a opção da vez é com a nossa querida laranja e orna demais.
A laranja por ser azedinha complementa demais a riqueza do chantilly (guia do creme de leite), e somado a massa do bolo que é incrível. Firme e úmida na medida.
A massa do bolo é praticamente a mesma de sempre, a minha massa básica de baunilha em que a gente assa em uma chapa única e a partir dela fazemos as camadas. Uma técnica super prática e mão na roda para quem não tem um forno grande e nem diversas formas, né.
Bolo de Laranja e Chantilly
Ingredientes
Massa do bolo
- 270 g açúcar cristal
- 80 g manteiga sem sal (gelada)
- 80 g óleo vegetal (sabor neutro)
- 2 laranjas (tipo pera, raspas)
- 3 ovos (gelado)
- 170 g iogurte sem sabor (gelado)
- 5 mL essência de baunilha
- 250 g farinha de trigo
- 6 g fermento químico em pó
- 3 g sal refinado
Recheio de laranja e chantilly
- 8 laranjas (cortadas)
- 450 g creme de leite fresco/pasteurizado (gelado; 35% gordura)
- 30 g açúcar refinado
- 5 mL essência de baunilha
- 150 mL suco de laranja
- 10 g açúcar refinado (ou açúcar de confeiteiro)
Modo de Preparo
Massa do bolo
- Preaqueça o forno em 180ºC.
- Unte com óleo uma fôrma de 32x22cm (ou 34x24cm) e forre a base com papel manteiga que também deve ser untado. Reserve. Separe um aro de 15cm diâmetro.
- Bata açúcar, manteiga, óleo, raspas da casca das laranjas até virar um creme homogêneo na batedeira com o batedor tipo arame, cerca d 2-4 minutos. As laranjas são usadas no recheio e na cobertura.
- Adicione ovos, iogurte, baunilha e continue batendo por cerca 1-2 minutos. Raspe as laterais da tigela.
- Acrescente farinha de trigo, fermento químico, sal e bata para incorporar, cerca de 1-2 minutos.
- Transfira a massa na forma preparada, espalhe e alise para ficar o mais nivelado possível.
- Asse a 180ºC por cerca de 40-45 minutos, ficará dourado no topo. Faça o teste do palito.
- Tire do forno e deixe esfriar na forma.
- Depois de frio, leve para geladeira por 20 minutos. Se for usar no dia seguinte, cubra com plástico filme.
Recheio de laranja e chantilly
- O recheio a a decoração usa laranja fresca descascada e cortada. Para isso usei a técnica de laranja supreme que consiste em retirar os gomos da laranja que ficam parecendo em meio lua. No vídeo mostro como isso é feito, não precisa fazer assim se não quiser, mas é importante remover a casca e a parte branca da laranja.
- Para a decoração bolo (os gominhos) usei cerca de 4 laranjas no topo, e mais 6 laranjas para o recheio. A quantidade pode variar dependendo de como a laranja estiver. Essa conta já entraram as 2 laranjas que retirei as raspas para colocar na massa do bolo. Esse processo de cortar as laranjas faz o suco dela sair, reserve ele também.
- As laranjas usadas no recheio devem ser cortadas em pedaços menores para facilitar na hora de fatia o bolo. Para cada camada de recheio usei cerca de 200g de laranja.
- Bata creme de leite gelado, açúcar, baunilha até começar a ficar levemente espesso. Quanto maior o teor de gordura do creme de leite, mais rápido isso acontecerá. Deve ficar em picos moles. A quantidade de açúcar pode aumentar se as laranjas estiverem muito azedas.
- Deixe na geladeira até o momento de usar.
Montagem
- O suco que saí e sobra das laranjas pode ser usado para regar o bolo. Sugiro cerca de 150mL e adoçado com 10g de açúcar refinado ou de confeiteiro.
- Passe uma faca fina ou espátula nas laterais do bolo para desgrudar da forma.
- Retire da forma o bolo frio sobre uma superfície limpa. Remova o papel manteiga com cuidado e deixe o bolo com a base virada para cima.
- Corte 3 discos com o aro de 15cm de diâmetro. Dois deles serão perfeitos, o terceiro é juntando os pedaços que sobraram do bolo para formar um disco, são duas meia luas. Este disco ficará escondido dentro do bolo.
- Não é necessário, mas se desejar pode remover a caramelização/Maillar da superfície do bolo.
- Use o aro de 15cm como guia e coloque uma tira de acetato com 10cm de altura. Coloque sobre o prato de servir ou um tabuleiro.
- Coloque o disco montado de duas partes na base do bolo e preencha os espaços com os pedaços de bolos que sobraram. Regue com o suco de laranja adoçado.
- Espalhe laranja picada de maneira uniforme e cubra com chantilly batido.
- Repita o processo de camada de bolo, então, laranja e chantilly.
- Finalize com a última camada de bolo que pode ser molhada com suco de laranja também. E sugiro que coloque essa camada de ponta cabeça, ou seja, a base virada para cima.
- Leve para geladeira por 30 minutos, no mínimo. Se estiver quente, pode deixar mais tempo.
- Retire o aro de metal e acetato. Passe o chantilly que sobrou nas laterais e no topo do bolo, se quiser fazer uma camada mais grossa pode.
- Coloque os gomos de laranja no topo do bolo até cobrir.
- Sirva imediatamente.
Dicas
- Laranja: por ser um bolo com fruta fresca, não tem uma validade muito grande e o consumo é imediato e diria que no máximo 3 dias na geladeira.
- Laranja: usei a variedade pera, mas poderia ser a lima também.
Fiz a massa desse bolo hoje: INCRÍVEL!!! Fofinha, saborosa, doce na medida, cresce linda na forma. Parabéns, Victor!!! Agora quero fazer o bolo completo…