Sabe quando você fica com aquela vontade de comer alguma coisa? E fica pensando nela toda hora? Então, isso aconteceu com essa Torta de Limão. Fiquei matutando nela por muito tempo.
Mas precisava ter alguns pontos: base bem amanteigada, recheio cremoso sem dar o truque (leia-se leite condensado) e merengue confeitado com bico específico. Não é à toa que demorei um certo tempo para fazer.
Nem sempre fui fã de torta de limão, justamente por causa do trucão do leite condensando. Nada contra como vocês bem sabem (Leite Condensado), mas queria algo diferente do básicão desta vez.
E a resposta vem na forma do curd, creme de limão com ovos, gemas e manteiga. Dá vontade de comer ele puro, assim, sozinho e de colher. Se gosta de coisas bem azedas, ele é para você. Ainda mais que usei limão taiti que é mais ácido que o siciliano.
O merengue é o suíço, mas com aquela agilizada. Não faço ele no banho-maria, coloco diretamente a panela no fogo. A gente é roots-brutalidade (oi?) e vive perigosamente. Caso nunca tenha feito assim e esteja com receio, no banho dá certo do mesmo jeito. E sim, as claras continuam cruas em ambos os casos. Ou seja, muita emoção.
Torta de Limão com Merengue Sem Leite Condensado
Ingredientes
Ingredientes: RECHEIO
- 01 receita de base para torta pré-assada
- 200 mL suco de limão coado (01 limão siciliano e 03 limões taiti)
- 150 g açúcar cristal
- raspas das cascas dos limões
- 110 g manteiga sem sal
- 03 ovos
- 03 gemas
Ingredientes: MERENGUE SUÍÇO
- 90 g clara (cerca 03 unidades)
- 110 g açúcar refinado
- 0,5 g sal refinado (pitada)
- 1 g cremor de tártaro (opcional)
Modo de Preparo
Modo: RECHEIO
- Aqueça o forno em 180ºC.
- Em uma panela misture suco dos limões, açúcar, raspas das cascas dos limões e manteiga cortada em cubos. Levar ao fogo baixo. Mexer para dissolver o açúcar.
- Numa tigela bater os ovos e as gemas, reserve.
- Quando toda a manteiga estiver derretida, coloque cerca de 02 conchas (~1/3 da mistura) da mistura de limão sobre os ovos batidos, mexendo sempre.
- Voltar a mistura de ovos e limão para a panela. Continuar a cozinhar em fogo baixo para engrossar, cerca 5 minutos. Sem parar de mexer.
- Quando engrossar, retire do fogo e transfira para outro recipiente. Esperar ~10 minutos antes de usar.
- Coloque o creme sobre a base para torta pré-assada, espalhando bem e alisando a superfície.
- Assar a 180ºC por cerca de ~15 minutos, ficará levemente seco na superfície e mais firme.
- Tire do forno e deixar esfriar completamente antes de decorar.
Modo: MERENGUE SUÍÇO
- Num panela bem limpa misturar claras, açúcar, sal e cremor de tártaro.
- Levar ao fogo baixo, mexer para dissolver o açúcar. Esta etapa é feita, tradicionalmente, em banho-maria.
- Teste com os dedos para sentir se o açúcar já dissolveu. A consistência das claras mudam, ficam mais líquidas também.
- Transfira para a tigela da batedeira, e bater bem até ficar com picos firmes (batedor arame). Cerca de ~7-8 minutos, dependendo da potência do seu equipamento.
- Assim que ficar em picos firmes, se quiser utilizar manga de confeitar e bico é possível. Usei bico pétala #125 Wilton.
Modo: FINALIZAÇÃO
- Nesta torta foi usado bico de confeitar, mas pode ser decorado do jeito que desejar: com colher, espátula.
- Com maçarico e bastante cuidado, queimar o merengue.
Dicas
- Adaptado: David Lebovitz.
- Recheio: pode ser feito com antecedência e armazenado na geladeira por 2-3 dias. A torta completa é melhor consumido do dia que foi finalizada. Vai bastante ovos, para mim, não fica com sabor de ovo… isso que eu sempre sinto ele em tudo. Mas se você é mais crazy que eu, poderá sentir.
- Limão: utilizei cítricos diferentes por sabor mesmo. Se quiser fazer apenas com taiti não tem problema. Usei as raspas das cascas dos 04 frutos, pode colocar menos se quiser. E sim, a gente sabe que o taiti é uma lima azeda na verdade.
- Cremor de tártaro: vendido em lojas de confeitaria, ajuda na estabilidade do merengue. Se não achar, não tem tanto problema.
- Merengue: tecnicamente está cru sim, o tempo que fica no fogo não é suficiente para pasteurizar.
Vitor, amo suas receitas, porque além de lindas sempre dão certo. Esse truque de fazer o merengue sem o banho Maria é maravilhosa. Obrigada!!!
Oi Victor, o fato de levar ao fogo as claras até chegar à +/- 70°C não pasteuriza? E com relação à segurança alimentar, o que vc me aconselha, uma vez que eu vendo essa torta?
Não é só chegar, mas precisa ficar um tempo nessa temperatura. Mas se ficar o tempo necessário, vai cozinhar de fato as claras. Usar claras pasteurizadas industrializadas seria uma opção, pois não pode vender/servir ovos crus diretamente aos consumidores segundo a vigilância sanitária.
Legal. Vamos nessa garoto.
Cesar Torres
Adorei, as dicas ,fiquei com àgua na boca!
Vitor, sempre acompanho seu site e amo todas as receitas (as que fiz estão aprovadíssimas). Uma sugestão: colocar opção de imprimir a receita. Ia ficar demais! Obrigada e parabéns sempre pelo ótimo trabalho ;)
Boa tarde! Onde encontro essa forma retangular para torta? Procurei muito e não encontrei! Grata Lindalva
Comprei faz bastante tempo em loja de confeitaria em São Paulo.