Como se faz: Vegetais Assados (Roasting)

Por em

Como se faz: Vegetais Assados (Roasting)

Não abro mão de um excelente pedaço de carne, mesmo não consumindo em lá grandes quantidades. Mas quando o assunto é: vegetais assados é um detalhe a parte.

Cozinhar vegetais e legumes assim adiciona aquele gostinho de queimado/caramelizado bem comum em assados em geral. Além de ser uma maneira diferente de encarar os mesmos ingredientes. E não precisa ir muito longe nisso não.

Cebola, batata, cenoura, abóbora, alho-poro, alho… Possibilidades são vastas e fartas. Basta escolher. O tempero não poderia ser o mais simples de todos: sal, pimenta do reino e azeite (ou óleo mesmo). Claro, é possível acrescentar outros condimentos, mas se atendo ao básico é difícil de errar, além de provar o gosto do alimento em si.

Como se faz: Vegetais Assados (Roasting)

Com as batatas acho bacana pré-cozinhar, isso diminui o tempo no forno. Mas nada impede de irem cruas também. Dessa vez como era uma só, foi crua mesmo para o forno. Cenoura? Parece bastante no começo, mas diminue consideravelmente. E a doçura natural aparece. Uma beleza.

O que diferente, basicamente, do uso normal do forno quando é assado vegetais é temperatura. Precisa ser alta, bem alta. Ao menos, nesse caso. Geralmente, uso em torno de 200-250ºC por cerca de 30-40 minutos. Começo com uma temperatura mais alta e depois abaixo para terminar o cozimento, mas depende do alimento. Temperatura mais baixas vão assar também, claro, mas o efeito do caramelizado será menor e não queremos isso.

A assadeira que uso é velha de guerra e criou uma camada anti-aderente com o passar do tempo, de tanto queima e tira de gordura e afins. Caso a sua não seja assim, recomendo que envolva muito bem os vegetais na gordura usada para que não grudem.

Acredito que deu para entender o espírito, não? Servem como acompanhamento de carnes em geral, numa salada, com omelete. Tudo bem que comer eles sozinhos não é nada difícil.

Como se faz: Vegetais Assados (Roasting)
Inscreva-se no canal do PratoFundo

Compartilhe!

Compre pelos links abaixo. O valor não muda e você ajuda o PratoFundo:
SubmarinoWalmartShoptimeExtraAmericanasPontoFrioSaraivaLivraria CulturaFnacSephora

Confira outras ofertas e promoções na XEPA!

Após 600 dias os comentários são fechados automaticamente. Qualquer coisa, entre em contato.

12 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Olá Vitor, tudo bem?

    Sempre acompanho seus boletins, está de parabéns…
    Também adoro assar os legumes e alguns vegetais, adoro o caramelizado…
    A cebola, o pimentão e a beterraba prefiro assar com casca pois creio que crie um vapor e mantenha a umidade….

    Abraços e parabéns novamente

  2. Sem Avatar Pérola:

    Adoro!!! O campeão em sabor, para mim, é o brócolis assado! Inhame, mandioquinha e cebola tb batem um bolão!
    Beijos!

  3. Sempre fazemos legumes assados aqui em casa (e concordo com a Pérola que o brócolis fica sensacional). Acrescento também à lista: couve fininha e batata-doce. Mas eu sempre utilizo temperatura baixa (e a batata sempre entra crua). Vou experimentar os 200-250 graus pra sentir a diferença. :O)
    Beijo!

    1. O negócio aqui é roots, heheheh Dando uma pesquisada, notei que temperaturas mais baixas (<180ºC) cozinham-baking-steamy, sabe? E o alimento tende a perder água que pode acumular na assadeira. Já em nas mais altas, não dá tempo disso acontecer.

  4. Pô, ainda bem que voce postou isso. Achei que só eu gostava de vegetais com pouco tempero e ao forno. São sensacionais!

  5. Excelente post!
    Adoro vegetais desta forma e acho que ficam com ótimo aspecto!

    Bjo
    Ale

  6. Sem Avatar Tamy:

    Adoro fazer legumes assados… a vida fica tão mais prática quando colocamos tudo em uma assadeira e levamos ao forno!!! Tem o tempo certo para ficar pronto e vc um tempo livre para fazer o que quiser!!! Adoro…

  7. Aqui nunca acumulou água… mas quero logo testar com temperatura mais alta!!! ;O)

  8. Vou fazer isso aqui pros meus pais amanhã… http://t.co/OOJubsgk Ok, é pra mim, mas eles vão gostar também

  9. Sem Avatar Regina Guimarães:

    Eu preparei os legumes numa temperatura do forno de 200 graus, porque também estava assando um tipo de suflê de azeitonas. Aumentei para 270 graus depois de uns 25 minutos e deu certo, ficou com um caldinho caramelizado. E o perfume que tomou conta da cozinha….eita maravilha! Ah, além do sal e do azeite, usei um pouco de tomilho e manjericão frescos e umas pitadas de ervas de provença (tempero seco).

  10. Sem Avatar Viviane Rocha:

    Oi!!! Sempre passo por aqui pra dar uma olhada, adoro seu site! Nunca fiz vegetais assados, mas queria testar esse fim de semana e gostaria de saber se cada legume não tem um tempo de cozimento diferente do outro. Exemplo: a beterraba fica mais tempo do que a abobrinha, por ser mais dura? Pode ir tudo junto e ficar o mesmo tempo no forno? Quero testar abobrinha, pra ver se aprendo a gostar dela, beterraba, brócolis, couve flor, alho, cebola, berinjela, cenoura e batata. O que vc acha?
    Beijos e parabéns por cada explicação, você é ótimo!

    Vivi

    1. @Viviane: está corretíssima! Dependendo do legume escolhido irá demorar mais ou menos. Os que usei tiveram praticamente o mesmo tempo, no geral. Alimentos mais duros (beterraba, abóbora) vão levar mais um tempinho de forno, já os mais mole (abobrinha, couve-flor) vão levar menos. O ideal é sempre cortar em tamanhos similares para tentar ter um mesmo tempo, mas nem sempre é possível. Dica: couve-flor assada é incrível, gosto bastante! Agradeço a preferência! :D

«

»