Sim, é uma overdose de baunilha. Prometo que será o último artigo sobre essa coisa linda este ano, ano que vem a gente volta a falar dela. ;)
Tomando como base o Como Usar Fava de Baunilha, temos mais uma sugestão de prendas para o fim de ano.
Tudo bem que para executa-la era preciso ter feito com antemão para deixar o extrato realmente pronto. Ou avisar que será necessário um pouco de paciência antes de usar.
Usei garrafinhas de 50mL e coloquei parte da fava usada dentro também para deixar um pouco mais forte. O veículo de extração foi vodka com 50% de teor alcoólico. Isso, essa vodka mesmo da garrafa preta.
E não, não foi um desperdício. Ou virava extrato ou não seria usada. Afinal, o extrato tem muito mais serventia para mim do que a vodka em si, heheheh
Ah, sim. Eu gosto de baunilha… só para deixar claro, hahahah ;)





Adoradora incondicional de baunilha! :)
Fiz aqui em casa! :D
Agora estou esperando ficar pronto (só em fevereiro agora… Até lá todos chora)
Aliás, fiz o açúcar de baunilha. ainda estou pensando como utilizar-me dele :D
Bom, eu sou apaixonada pelo seu blog/site e só agora “criei coragem” para comentar (ok, eu sei que vc não morde… é que eu não tinha nada para acrescentar e ficar dizendo o quanto adoro cada post acabaria enjoando hahaha). Apesar de amar cozinhar e SEMPRE usar ingredientes selecionados, só agora resolvi fazer meu extrato natural de baunilha (antes tarde do que nunca rs). Usei rum e favas cortadas ao meio (deixando apenas a ponta “grudada”). É assim mesmo que vc faz? E quanto as sementes? Vc coa o extrato qdo adiciona nas receitas? Tb fiquei apaixonada pelas garrafinhas… onde compro?
Ai, primeiro comentário e eu lotando de perguntas :/
Parabéns pelos assuntos e receitas… lambo a tela toda vez que vc publica algo novo!
Beijosss
@Van: vamos lá! O modo de colocar a fava meio que depende, para mim. Às vezes faço do jeito que disse (uso vodka), outras divido totalmente a fava ou faço alguns cortes. As sementes podem ficar soltas no líquido mesmo, eventualmente elas vão acabar saindo. Não tudo, mas saem. Não precisa coar não, a menos que tenha algum pedaço de fava muito grande (a fava é comestível, a propósito).
Os vidros encontro normalmente em lojas de embalagens. Caso seja de São Paulo sugiro: Embalagens de Vidros: Rua Silveira Martins em São Paulo.
Muuuiiitooooo obrigada, Vitor! Assim que eu voltar a ter cozinha e voltar a preparar delícias, te conto como ficou :P
Beijoss
fizemos um vidrinho de extrato ano passado bem assim ano passado, para experimentar, e ficou bárbaro. mas refizemos esse ano (começo de novembro), e está com umas bolhas pequeninhas que parecem óleo – mas são da baunilha mesmo. o que parece é que a baunilha não misturou na vodka… já viu isso? é normal? não lembro da vez passada ter ficado assim em algum estágio :(
@Mírian: estranho… assim, na baunilha deve ter substâncias oleosas naturalmente, mas a maioria se dissolve na vodka. Será que não era do vidro?
Oi!
Acompanho seu site e instagram! E adoro cada uma das suas postagens!
Fiz o meu extrato de baunilha há menos de uma semana. Fui comprar os vidrinhos em um local próximo do qual você indicou e fiz as esterilização do mesmo modo que vc descreveu aqui no site. Usei favas de baunilha (aparentemente confiáveis =] ) e vodka Absolut.
Cortei 3 favas e deixei 1 fava e meia em cada potinho com 300mL de vodka.
Primeiro dia, okay. Lindo, um pouco marronzinha no fundo e tudo. Aí eu agitei… e agora começaram a aparecer muitos pedacinhos brancos no líquido junto com as sementes de baunilha. Tem uma mistura de coisinhas brancas e baunilha caídas no fundo e uma parte fica “nadando” no líquido. </3
Eu jurava que não tinha como dar errado. Mas acho que deu, né? Você já ouviu ou soube de algo parecido?
Obrigada pela atenção! =)
@Livia: olha… não sei como é esses seus pedacinhos brancos, mas se forem os que eu já vi, é normal. Basicamente é proteína coagulada por causa do álcool da vodka. Acredito que seja o seu caso também, se for mofo, é muito azar!
Obrigada pela sua resposta tão rápida <3
Pensando positivamente, se forem proteínas coaguladas então posso usar sem problemas?
Também notei algo como se fossem bolhas de óleo, assim como a Miriam falou no comentário acima. Em um futuro breve tentarei fazer em outro recipiente e com outro tipo de baunilha!
Obrigada!
@Livia: sim, sim se for proteína não tem problema nenhum! De vez em quando nos meus extratos também aparece. As bolhas de óleo, dependendo da quantidade, é normal. É óleo natural da própria fava. Porém, se tiver uma quantidade muito grande pode ser do frasco utilizado que tinha resquício de gordura.
Olá
gostaria de tirar uma dúvida quanto à quantidade fava / líquido.
E aproveitando…além da vodka, e do rum que li nos comentários… quais outras bebidas poderia utilizar?
@Clau: dá uma olhadinha nesse post: http://pratofundo.com/2519/como-usar-fava-de-baunilha/ De líquidos, destilados em geral. Cachaça seria outra bebida de escolha também.