Como se faz: Extrato de Baunilha

Por em

Baunilha

Tomando como base o Como Usar Fava de Baunilha, temos mais uma sugestão de prendas: fazer o próprio Extrato de Baunilha em casa é bem simples e fácil, apenas requer uma coisa: tempo e paciência.

A quantidade de fava por líquido é: quanto mais, melhor. Tera um extrato mais forte e presente. Mas a gente sabe que o preço do ingrediente é um obstáculo. Saiba mais em: Ingredientes: Fava de Baunilha.

Caso fosse um extrato industrial seguindo as normas do FDA (U.S. Food and Drug Administration), deve ter 100g fava de baunilha para cada 1L de líquido (acima 35% álcool). Medidas convertidas para o sistema métrico. [CITE: 21CFR169.3; 21CFR169.175]

A maneira que faço é a mesma fazem anos depois de ler muitas dicas, mas que no final querem dizer a mesma coisa.

Qual líquido usar?

Uso: vodka (30-35% álcool). De modo geral, é possível usar qualquer bebida com alto teor alcóolico. Cachaça, rum, álcool de cereais. Só lembrar que alguns destilados tem sabor também que podem atrapalhar ou contribuir, depende do que você quer no final.

Não uso vodka cara, como quero apenas o álcool dela não precisa ser tudo isso. O preço girando até uns R$15-20 é aceitável, mais barato do que isso a qualidade da destilação pode ser bem baixa. Algumas pessoas já usaram álcool de cereais, mas na minha região é difícil de encontrar.

Transfiro para uma garrafa ou frasco de vidro bem limpo com tampa. Lave muito bem, enxágue bastante. Como a gente é precavido neurótico passo água quente também. Vamos combinar que se estragar é uma dor no coração e no bolso, afinal, como já disse baunilha é cara.

Como colocar a baunilha?

Depois é hora de colocar a fava de baunilha. Você pode cortar ao meio (no sentido do comprimento) como se fosse usar e colocar assim. Raspando ou não as sementes. E cobrir com vodka, as favas devem ficar submersas. Outra opção é cortas as pontas e colocar a fava inteira também.

Não precisa ser apenas favas novas. Como tem um aroma bem forte, mesmo depois de usadas ainda dá para usar. Só lavar para remover eventuais resíduos da preparação anterior, passar um pouco de vodka e colocar no extrato. Parece a quintessência da pobreza, mas todo mundo gastronômico reusa.

Esse reuso acabo colocando nos extrato mais jovens, caso estragar a perda será menor. Tenho extratos de anos e anos, é preciso deixar descansar por bastante tempo. Quanto mais tempo, melhor. Mas por volta de uns 3-4 meses já daria para usar. Claro, é possível usar antes, mas o potencial aromático é menor também.

Armazenamento?

O ideal é usar vidros escuros, mas como podem ver pelas fotos não uso (achei para comprar só em São Paulo, lá na Rua Silveira Martins). Então, guarde em um local escuro, fresco e livre de odores fortes.

Como tem álcool e água, a vodka pode acabar absorvendo esses odores também prejudicando o extrato. De tempos em tempos, é bom agitar os vidros e dar aquela conferida para ver se está tudo bem.

E uma sugestão de uso: garrafinhas de 50mL e coloquei parte da fava usada dentro também para deixar um pouco mais forte.

Extrato de Baunilha

Compartilhe!

Dicas de Compras

Nigella Express
Cozinha: Uma Questão de Amor, Arte e Técnica
Pierre Herme Pastries
Grant Achatz – Alinea

Confira toda a ESTANTE!

13 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Adoradora incondicional de baunilha! :)

  2. Fiz aqui em casa! :D

    Agora estou esperando ficar pronto (só em fevereiro agora… Até lá todos chora)
    Aliás, fiz o açúcar de baunilha. ainda estou pensando como utilizar-me dele :D

  3. Sem Avatar Van Chaves:

    Bom, eu sou apaixonada pelo seu blog/site e só agora “criei coragem” para comentar (ok, eu sei que vc não morde… é que eu não tinha nada para acrescentar e ficar dizendo o quanto adoro cada post acabaria enjoando hahaha). Apesar de amar cozinhar e SEMPRE usar ingredientes selecionados, só agora resolvi fazer meu extrato natural de baunilha (antes tarde do que nunca rs). Usei rum e favas cortadas ao meio (deixando apenas a ponta “grudada”). É assim mesmo que vc faz? E quanto as sementes? Vc coa o extrato qdo adiciona nas receitas? Tb fiquei apaixonada pelas garrafinhas… onde compro?
    Ai, primeiro comentário e eu lotando de perguntas :/
    Parabéns pelos assuntos e receitas… lambo a tela toda vez que vc publica algo novo!
    Beijosss

    1. @Van: vamos lá! O modo de colocar a fava meio que depende, para mim. Às vezes faço do jeito que disse (uso vodka), outras divido totalmente a fava ou faço alguns cortes. As sementes podem ficar soltas no líquido mesmo, eventualmente elas vão acabar saindo. Não tudo, mas saem. Não precisa coar não, a menos que tenha algum pedaço de fava muito grande (a fava é comestível, a propósito).

      Os vidros encontro normalmente em lojas de embalagens. Caso seja de São Paulo sugiro: Embalagens de Vidros: Rua Silveira Martins em São Paulo.

  4. Sem Avatar Van:

    Muuuiiitooooo obrigada, Vitor! Assim que eu voltar a ter cozinha e voltar a preparar delícias, te conto como ficou :P

    Beijoss

  5. Sem Avatar Mírian:

    fizemos um vidrinho de extrato ano passado bem assim ano passado, para experimentar, e ficou bárbaro. mas refizemos esse ano (começo de novembro), e está com umas bolhas pequeninhas que parecem óleo – mas são da baunilha mesmo. o que parece é que a baunilha não misturou na vodka… já viu isso? é normal? não lembro da vez passada ter ficado assim em algum estágio :(

    1. @Mírian: estranho… assim, na baunilha deve ter substâncias oleosas naturalmente, mas a maioria se dissolve na vodka. Será que não era do vidro?

  6. Sem Avatar Livia:

    Oi!
    Acompanho seu site e instagram! E adoro cada uma das suas postagens!
    Fiz o meu extrato de baunilha há menos de uma semana. Fui comprar os vidrinhos em um local próximo do qual você indicou e fiz as esterilização do mesmo modo que vc descreveu aqui no site. Usei favas de baunilha (aparentemente confiáveis =] ) e vodka Absolut.
    Cortei 3 favas e deixei 1 fava e meia em cada potinho com 300mL de vodka.
    Primeiro dia, okay. Lindo, um pouco marronzinha no fundo e tudo. Aí eu agitei… e agora começaram a aparecer muitos pedacinhos brancos no líquido junto com as sementes de baunilha. Tem uma mistura de coisinhas brancas e baunilha caídas no fundo e uma parte fica “nadando” no líquido. </3
    Eu jurava que não tinha como dar errado. Mas acho que deu, né? Você já ouviu ou soube de algo parecido?

    Obrigada pela atenção! =)

    1. @Livia: olha… não sei como é esses seus pedacinhos brancos, mas se forem os que eu já vi, é normal. Basicamente é proteína coagulada por causa do álcool da vodka. Acredito que seja o seu caso também, se for mofo, é muito azar!

      1. Sem Avatar Livia:

        Obrigada pela sua resposta tão rápida <3
        Pensando positivamente, se forem proteínas coaguladas então posso usar sem problemas?
        Também notei algo como se fossem bolhas de óleo, assim como a Miriam falou no comentário acima. Em um futuro breve tentarei fazer em outro recipiente e com outro tipo de baunilha!
        Obrigada!

      2. @Livia: sim, sim se for proteína não tem problema nenhum! De vez em quando nos meus extratos também aparece. As bolhas de óleo, dependendo da quantidade, é normal. É óleo natural da própria fava. Porém, se tiver uma quantidade muito grande pode ser do frasco utilizado que tinha resquício de gordura.

  7. Sem Avatar Clau:

    Olá
    gostaria de tirar uma dúvida quanto à quantidade fava / líquido.

    E aproveitando…além da vodka, e do rum que li nos comentários… quais outras bebidas poderia utilizar?

    1. @Clau: dá uma olhadinha nesse post: http://pratofundo.com/2519/como-usar-fava-de-baunilha/ De líquidos, destilados em geral. Cachaça seria outra bebida de escolha também.

Trackbacks/Pingbacks

  1. Macaroon de Coco Queimado | PratoFundo

    [...] 5mL extrato de baunilha [...]

  2. Receita: Bolo de Limão Siciliano & Creme de Leite | PratoFundo

    [...] extrato de baunilha [...]

  3. Receita: Cookies Chocolate & Stiksy | PratoFundo

    [...] 10mL extrato de baunilha [...]

  4. Receita: Sorvete de Caramelo Salgado | PratoFundo

    [...] 20mL extrato de baunilha [...]

  5. Receita: Cheesecake New York | PratoFundo

    […] 10mL extrato de baunilha […]

  6. Ingredientes: Fava de Baunilha | PratoFundo

    […] Como se faz: Extrato de Baunilha […]

Comentários fechados no momento. Caso queira, entre em contato.

«

»