Um dos sabores para sobremesa que eu mais gosto: matcha, o famoso chá verde em pó.
Depois que consegui minhas formas de picolé… quero fazer sorvete sempre. Bom, eu já fazia antes, mas agora é uma opção para quem não tem sorveteira, hein.
E o sabor de escolha dessa vez foi o matcha que é um dos ingredientes que eu mais gosto para fazer doces: Bolo de Matcha e Morango, Brigadeiro de Matcha, Chiffon de Matcha e claro, Sorvete de Matcha (de massa).
Para mim, combina demais. Ele tem um perfil herbáceo e um amargo de fundo que harmoniza o leite condensado usado na receita.
Você precisa gostar de matcha, o sabor dele fica bem evidente no sorvete. E para ficar ainda mais com sabor de matcha, a casquinha crocante de chocolate branco é com matcha também. Então, você realmente precisa gostar de matcha.
Dicas para escolher o matcha (chá verde em pó)
- Recomendo que compre as opções importadas e, se possível, de origem japonesa.
- Não recomendo comprar matcha vendido de maneira à granel e exposto, por ser um produto em pó tende a absorver sabores e aromas facilmente; além de se oxidar mais rápido.
- Preste atenção na embalagem: ela deve proteger quanto a exposição da luz.
- Opte por matcha que tem uma cor verde mais vibrante e com um subtom mais para o verde do que para o marrom.
- Desconfie de matcha muito barato: matcha é um produto caro (dá um trabalho horroroso para produzir, logo, será caro). Se está muito barato: ou tem ingredientes de volume (como maltodextrina) ou a qualidade do chá base não era das melhores ou está próximo do vencimento.
- Geralmente, a melhor variedade de matcha é a opção cerimonial (usado na cerimônia do chá, logo, caro), premium, culinário e o sem classificação. É possível usar qualquer um deles, o fator de escolha será preço.
- A quantidade de matcha usado pode variar de acordo com a qualidade do chá comprado; sugiro ir colocando aos poucos e experimentando. Apenas se lembre que o sorvete será consumido congelado, o que diminui a percepção do sabor dele, ou seja, precisa de uma boa quantidade para que seja possível sentir mesmo congelado.
- Na receita sugiro usar Catechin Powder Tea (sachê branco abaixo) que é uma matcha vendido pela Daiso e produzido pela empresa Kunitaro; e o matcha Hagoromo Ujinotsuyu que vem em uma latinha verde.
Picolé de Matcha com Casquinha de Chocolate Branco
Ingredientes
- 30 g água (quente, 80-90℃)
- 12 g matcha (chá verde em pó) (veja observação)
- 200 g creme de leite UHT (17-25% gordura; caixa ou lata)
- 225 g leite condensado (8% gordura)
- 100 g leite (desnatado ou integral)
- 5 g essência de baunilha
Cobertura de chocolate branco
- 300 g chocolate branco (gotas ou barra picada)
- 40 g óleo de coco (sem sabor; veja observação)
- 6 g matcha (chá verde em pó) (veja observação)
Modo de Preparo
- Separe duas formas para picolé com 3 cavidades/cada de 90mL; e coloque o palito com na forma de picolé. Reserve.
- Misture 30 g água (quente) com 12 g matcha (chá verde em pó) e deixe descansar por 5 minutos. Recomendo que faça diretamente, se possível, no mesmo recipiente que for bater os outros ingredients.
- Adicione 200 g creme de leite UHT, 225 g leite condensado, 100 g leite, 5 g essência de baunilha e bata por 30 segundos no liquidificador. Pode ser usado um mixer de mão.
- Adicione a mistura nas cavidades da forma preparada e leve ao congelador por 8 horas, ao menos. Recomendo que deixe por 24 horas.
Cobertura de chocolate branco
- Derreta 300 g chocolate branco no micro-ondas de 15 em 15 segundos na potência média (50%) ou no banho-maria.
- Adicione 40 g óleo de coco, 6 g matcha (chá verde em pó) e misture bem e transfira para um copo alto.
- Retire os picolés dos moldes e banhe cada um deles no chocolate retirando o excesso.
- Leve ao congelador para finalizar o endurecimento.
- Mantenha no congelador até a hora de servir.
Dicas
- Matcha: recomendo que use as opções importadas, na receita Catechin Powder Tea que é uma matcha vendido pela Daiso e produzido pela empresa Kunitaro; e o matcha Hagoromo Ujinotsuyu que vem em uma latinha verde.
- Chocolate branco da cobertura: dependendo do seu chocolate pode ser necessário mais óleo de coco; deve ficar fluído. Caso precise adicionar, coloque 5g por vez. Não colocaria mais do que 60g no total.
- Tempo de congelamento: o picolé realmente precisa ficar bastante tempo no congelador, a mistura desse sorvete tem bastante açúcar o que atrapalha o congelamento. E o seu congelador precisa ser bem frio, chegar pelo menos a -18ºC (a grande maioria chega).
- Molde picolé: é de silicone, você encontra no Shopee ou Mercado Livre e comporta cerca de 90 mL.