Sorvete de Chocolate Diferente Estilo Sherbet

Faz um certo tempo que estava com vontade de testar um sorbet de chocolate. Ele acabou ficando para mais tarde quando me deparei com o sherbet.

Sorvete de Chocolate Diferente Estilo Sherbet

No sorbet não usa laticínios (leite, creme de leite…) e nem ovos na sua composição, é basicamente, água. Enquanto, num sherbet pode levar leite (derivados, dependendo da referência) ou claras. Bom, nada impede de chamar de sorvete também, afinal, é gelado e absurdamente viciante.

Sorvete de Chocolate Diferente Estilo Sherbet

Tecnicamente a minha versão é um híbrido… ter leite, até tem. Mas muito pouco se visto dentro do contexto. Enquanto, a receita original (do David Lebovitz) usa leite em sua totalidade, usei mais água e o leite é dado pelo em pó.

Não se deixe enganar pela falta de gordura, esse sorvete é mais leve, mas sem perder em nada de sabor. É essência pura do chocolate. Nos dias de calor é um “double win” por matar a vontade por chocolate, além de refrescar sem toda aquela riqueza gorda do sorvete normal.

Sorvete de Chocolate Diferente Estilo Sherbet

Sherbet de Chocolate: Sorvete de Chocolate Diferente

  • Pré-preparo: 20 minutos
  • Tempo de cozimento: 6 horas
  • Rendimento: 700 mL
INGREDIENTES
  • 500 mL água
  • 100 g açúcar cristal
  • 100 g chocolate meio amargo (picado)
  • 50 g leite em pó
  • 40 g cacau em pó
  • 10 mL extrato de baunilha
  • 0,5 g sal refinado (pitadda)
  • 15 mL licor de laranja (triple sec, opcional)
  • 20 g chocolate meio amargo (picado, opcional)
MODO DE PREPARO
  1. Em uma panela alta juntar açúcar cristal, sal, cacau e leite em pó peneirados, e metade de água (250mL).

  2. Mexer sempre com o fogo médio, deixar levantar fervura. Reduza para o mínimo, cozinhe por mais 30 segundos. Caso não dissolva tudo, use um mixer de mão para homogeneizar.
  3. Desligar o fogo, acrescentar o chocolate meio amargo. Mexendo bem para derreter por completo.
  4. Adicionar o restante da água, extrato de baunilha e o licor de laranja, caso use.
  5. Transferir para um recipiente e resfriar na geladeira (mínimo 6h, prefiro deixar de um dia para o outro) ou em banho de gelo.
  6. Homogeneizar a mistura com fouet ou mixer de mão (caso use o chocolate amargo picado, acrescentar nesta etapa). Levar para a sorveteira e seguir as instruções do fabricante.
Observações
  • Adaptado: Chocolate Sherbet.
  • Cacau em pó: a qualidade do sherbet é definida pelo cacau em pó usado, bem mais que o chocolate meio amargo. Na receita usei Callebaut 100% cacau.
Você fez a receita? Marca a gente @PratoFundo ou tag #PratoFundo!
Sorvete de Chocolate Diferente Estilo Sherbet

Deixe um comentário

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

20 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Vítor,

    vc é sempre tão atencioso! Obrigada! :)

  2. Sherbet de Chocolate http://t.co/erEemh8H via @pratofundo

  3. Vitor, será que se eu tirar o leite em pó faz muita diferença? Tenho um irmãozinho que nao pode com leite e queria tentar sem esse ingrediente. O que acha? Deu água na boca! :)

    1. Luiza, acredito que não. Existe sorbet de chocolate, ou seja, é feio apenas com água. Só não saberia a proporção ao certo. Só precisa tomar cuidado com o chocolate usado, muitos possuem traços de leite na composição, tá?

  4. Olha q delicia de BLOG!!!
    minha pri,eira vez por aqui e amei!

    Abraços da Paula

  5. Estou anotando todas as receitas para executar assim que comprar minha sorveteira, o que acontecerá muito em breve quando eu for a São Paulo para a Semana Mesa SP vou aproveitar e fazer muitas comprinhas gastronômicas. Dicas de locais com gadgets bons e batatinhos???

    1. Grêdja, bons e baratinhos para cacarecos de cozinha não adjetivos que, infelizmente, quase nunca andam juntos. Sugiro que leia: Dicas: Onde ir em São Paulo? e Guia São Paulo: Lugares Onde Ir – Parte 1.

  6. Ola. Adorei a receita. Quero muito fazer, mas nao tenho sorveteira. Será q da certo certo batendo na planetaria?? Abração.

    1. Existe o método caseiro de bate-e-volta. Levar a base ara congelar, tirar e bater no processador ou na batedeira, e voltar para congelar. Repetir isso umas 3-4x. Não fica igual, igual, igual, mas é um quebra galho.

  7. Olá Vitor

    Sou leitor assíduo do PF! Mas nunca havia comentado!
    Gosto muito das receitas de sorbet,sherbert, sorvete… que você tem postado!
    Só que ainda não tenho minha sorveteira. Venho a você pedir dicas de marcas, modelos, preços….
    Trabalhei apenas uma vez com uma sorveteira, era da marca brastemp, mas gostaria de saber sua opinião.

    Parabéns pelo blog, muito autêntico!

    p.s. : e os calendários do PF?

    1. Pode comentar, não mordemos não. Aqui não é Esparta, mas a gente é legal! Quando a sua pergunta, esse artigo irá te ajudar: Máquina de Sorvete (Sorveteira).

      p.s.: parei com eles! dava um trabalho considerável, mas o problema era o tempo.

  8. Adorei a receita mas não tenho sorveteira, será que dá para fazer mesmo assim?
    Ah! queria parabenizá-lo pela sua humildade em contar como se deu a sua RA, estou mais ou menos 12 quilos acima do peso ideal para os meus 1,63 metros de altura e em plena menopausa, o que dificulta mais ainda, além de ter parado de fumar a 10 anos, ter engordado nessa época e nunca mais conseguir chegar ao peso ideal, mais ou menos 67 quilos, vou tentar seguir os seus “conselhos”.

    1. Tem o jeito de bate-e-volta. Levar a base ara congelar, tirar e bater no processador ou na batedeira, e leva novamente para congelar. Repetir isso umas 3-4x. Não fica igual, igual, igual, mas é um quebra galho.

  9. Vitor Hugo, fiquei morrendo de vontade de experimentar, mas não tenho sorveteira. Desculpe a ignorância, mas, será que essa etapa é fundamental para o resultado?

  10. Huuummm…quero fazer, mas não tenho mixer…será que desanda tudo caso o meu empelote e eu precisar liquidificar? Super grata por compartilhar!
    Abç

    1. Adriana, não precisa ser necessariamente mixer, creio que o liquidificador também funcione. Ou até mesmo um processador-normal. Sugiro que seja “batido” para dissolver/misturar bem o cacau em pó. Dependendo da marca e do tipo, ele é meio chato para dissolver bem.

  11. huuuum deve ficar muito bom.!!!!!

  12. Muito interessante, com certeza vou fazer.
    Será que também funcionaria na versão diet com adoçante, ou isso o faria perder o sabor?

    1. Hum… acredito que sim, Pat. Mesmo consumindo produtos que vão adoçante, acho que eles deixam um gosto de fundo bem ruim, sabe? E no caso do sorvete, deve alternar a textura também.

  13. Sherbet de Chocolate: http://t.co/djbKh31H

«

»