Sorvete de Chocolate Diferente Estilo Sherbet

Faz um certo tempo que estava com vontade de testar um sorbet de chocolate. Ele acabou ficando para mais tarde quando me deparei com o sherbet.

Sorvete de Chocolate Diferente Estilo Sherbet

No sorbet não usa laticínios (leite, creme de leite…) e nem ovos na sua composição, é basicamente, água. Enquanto, num sherbet pode levar leite (derivados, dependendo da referência) ou claras. Bom, nada impede de chamar de sorvete também, afinal, é gelado e absurdamente viciante.

Sorvete de Chocolate Diferente Estilo Sherbet

Tecnicamente a minha versão é um híbrido… ter leite, até tem. Mas muito pouco se visto dentro do contexto. Enquanto, a receita original (do David Lebovitz) usa leite em sua totalidade, usei mais água e o leite é dado pelo em pó.

Não se deixe enganar pela falta de gordura, esse sorvete é mais leve, mas sem perder em nada de sabor. É essência pura do chocolate. Nos dias de calor é um “double win” por matar a vontade por chocolate, além de refrescar sem toda aquela riqueza gorda do sorvete normal.

Sorvete de Chocolate Diferente Estilo Sherbet

Sherbet de Chocolate: Sorvete de Chocolate Diferente

Pré-preparo: 20 minutos
Tempo de preparo: 6 horas
Total: 6 horas 20 minutos
Rende: 700 mL
Autor: Vitor Hugo

Ingredientes

  • 500 mL água
  • 100 g açúcar cristal
  • 100 g chocolate meio amargo (picado)
  • 50 g leite em pó
  • 40 g cacau em pó
  • 10 mL extrato de baunilha
  • 0,5 g sal refinado (pitadda)
  • 15 mL licor de laranja (triple sec, opcional)
  • 20 g chocolate meio amargo (picado, opcional)
Use as quantidades nas unidades de medidas em peso e volume quando presentes. As medidas em xícaras/colheres são apenas uma cortesia do sistema e menos precisas .
1 xícara: 250mL | 1 colher de sopa: 15mL.

Modo de Preparo

  • Em uma panela alta juntar açúcar cristal, sal, cacau e leite em pó peneirados, e metade de água (250mL).
  • Mexer sempre com o fogo médio, deixar levantar fervura. Reduza para o mínimo, cozinhe por mais 30 segundos. Caso não dissolva tudo, use um mixer de mão para homogeneizar.
  • Desligar o fogo, acrescentar o chocolate meio amargo. Mexendo bem para derreter por completo.
  • Adicionar o restante da água, extrato de baunilha e o licor de laranja, caso use.
  • Transferir para um recipiente e resfriar na geladeira (mínimo 6h, prefiro deixar de um dia para o outro) ou em banho de gelo.
  • Homogeneizar a mistura com fouet ou mixer de mão (caso use o chocolate amargo picado, acrescentar nesta etapa). Levar para a sorveteira e seguir as instruções do fabricante.

Dicas

  • Adaptado: Chocolate Sherbet.
  • Cacau em pó: a qualidade do sherbet é definida pelo cacau em pó usado, bem mais que o chocolate meio amargo. Na receita usei Callebaut 100% cacau.
A receita tem links para programa de afiliados, se comprar, o PratoFundo pode receber uma comissão sobre a venda que ajuda a manter o site no ar.
Informações nutricionais
Calorias: 200kcal (10%)
As infos nutricionais são apenas uma cortesia do sistema e geradas automaticamente; podem não refletir a realidade nutricional da receita.
Vem me acompanhar!Confira mais novidades no meu Instagram @PratoFundo!
PALAVRA-CHAVE: sorbet, sorvete caseiro
Sorvete de Chocolate Diferente Estilo Sherbet
Vitor Hugo

Mestre em Ciência de Alimento, Farmacêutico-Bioquímico e Gastrônomo. Atua como Produtor Gastronômico e Comunicador de Ciência. Criou o PratoFundo para ser o portfólio de gastronomia e ciência.

Fez ou tem uma dúvida sobre a receita? Comente!

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

Avalie a receita:




21 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Charito Peraza:

    5 stars
    URGENTE URGENTÍSSIMO

    Amei a receita de Sherbet,, quero fazer, porém não tenho sorveteira , e me encantaria saber se o Sherbet é possível fazer sem sorveteira

  2. Luiza:

    Vítor,

    vc é sempre tão atencioso! Obrigada! :)

  3. Cristiane Mesquita (@GataMesquita):

    Sherbet de Chocolate http://t.co/erEemh8H via @pratofundo

  4. Luiza Coelho:

    Vitor, será que se eu tirar o leite em pó faz muita diferença? Tenho um irmãozinho que nao pode com leite e queria tentar sem esse ingrediente. O que acha? Deu água na boca! :)

    1. Vitor Hugo:

      Luiza, acredito que não. Existe sorbet de chocolate, ou seja, é feio apenas com água. Só não saberia a proporção ao certo. Só precisa tomar cuidado com o chocolate usado, muitos possuem traços de leite na composição, tá?

  5. Paula:

    Olha q delicia de BLOG!!!
    minha pri,eira vez por aqui e amei!

    Abraços da Paula

  6. Grêdja Almeida:

    Estou anotando todas as receitas para executar assim que comprar minha sorveteira, o que acontecerá muito em breve quando eu for a São Paulo para a Semana Mesa SP vou aproveitar e fazer muitas comprinhas gastronômicas. Dicas de locais com gadgets bons e batatinhos???

    1. Vitor Hugo:

      Grêdja, bons e baratinhos para cacarecos de cozinha não adjetivos que, infelizmente, quase nunca andam juntos. Sugiro que leia: Dicas: Onde ir em São Paulo? e Guia São Paulo: Lugares Onde Ir – Parte 1.

  7. GIULAINE:

    Ola. Adorei a receita. Quero muito fazer, mas nao tenho sorveteira. Será q da certo certo batendo na planetaria?? Abração.

    1. Vitor Hugo:

      Existe o método caseiro de bate-e-volta. Levar a base ara congelar, tirar e bater no processador ou na batedeira, e voltar para congelar. Repetir isso umas 3-4x. Não fica igual, igual, igual, mas é um quebra galho.

  8. Leônidas Reis:

    Olá Vitor

    Sou leitor assíduo do PF! Mas nunca havia comentado!
    Gosto muito das receitas de sorbet,sherbert, sorvete… que você tem postado!
    Só que ainda não tenho minha sorveteira. Venho a você pedir dicas de marcas, modelos, preços….
    Trabalhei apenas uma vez com uma sorveteira, era da marca brastemp, mas gostaria de saber sua opinião.

    Parabéns pelo blog, muito autêntico!

    p.s. : e os calendários do PF?

    1. Vitor Hugo:

      Pode comentar, não mordemos não. Aqui não é Esparta, mas a gente é legal! Quando a sua pergunta, esse artigo irá te ajudar: Máquina de Sorvete (Sorveteira).

      p.s.: parei com eles! dava um trabalho considerável, mas o problema era o tempo.

  9. Marcia Ribeiro:

    Adorei a receita mas não tenho sorveteira, será que dá para fazer mesmo assim?
    Ah! queria parabenizá-lo pela sua humildade em contar como se deu a sua RA, estou mais ou menos 12 quilos acima do peso ideal para os meus 1,63 metros de altura e em plena menopausa, o que dificulta mais ainda, além de ter parado de fumar a 10 anos, ter engordado nessa época e nunca mais conseguir chegar ao peso ideal, mais ou menos 67 quilos, vou tentar seguir os seus “conselhos”.

    1. Vitor Hugo:

      Tem o jeito de bate-e-volta. Levar a base ara congelar, tirar e bater no processador ou na batedeira, e leva novamente para congelar. Repetir isso umas 3-4x. Não fica igual, igual, igual, mas é um quebra galho.

  10. Patrícia M.:

    Vitor Hugo, fiquei morrendo de vontade de experimentar, mas não tenho sorveteira. Desculpe a ignorância, mas, será que essa etapa é fundamental para o resultado?

  11. Adriana Sanchez:

    Huuummm…quero fazer, mas não tenho mixer…será que desanda tudo caso o meu empelote e eu precisar liquidificar? Super grata por compartilhar!
    Abç

    1. Vitor Hugo:

      Adriana, não precisa ser necessariamente mixer, creio que o liquidificador também funcione. Ou até mesmo um processador-normal. Sugiro que seja “batido” para dissolver/misturar bem o cacau em pó. Dependendo da marca e do tipo, ele é meio chato para dissolver bem.

  12. Lucia Rodrigues:

    huuuum deve ficar muito bom.!!!!!

  13. Patychan:

    Muito interessante, com certeza vou fazer.
    Será que também funcionaria na versão diet com adoçante, ou isso o faria perder o sabor?

    1. Vitor Hugo:

      Hum… acredito que sim, Pat. Mesmo consumindo produtos que vão adoçante, acho que eles deixam um gosto de fundo bem ruim, sabe? E no caso do sorvete, deve alternar a textura também.

  14. Graziela Domingues (@grabonesso):

    Sherbet de Chocolate: http://t.co/djbKh31H