Para quem acompanha o PratoFundo um tempinho já sabe da minha (nossa?) rigorosa escolha em relação a publicidade direta. Deixo passar bastante coisa, mas o convite feito pela editora Agir foi irrecusável pelos motivos certos!
Junto com outros blogueiros de comida desse nosso Brasil (como a querida Dani do Cozinha Travessa e do bacana do Marcel do Sabor Sonoro) o PF foi escolhido para participar de uma ação-concurso da mais recente publicação do Ferran Adrià aqui no país.
Conto com a sua linda colaboração em ler o post inteirinho, tá? E torçam para o PF, o prêmio final do concurso é um bolada em dinheiro excelente para o blogueiro escolhido. Concurso ENCERRADO – Não foi dessa vez que levamos! Foi o Sabor Sonoro :)
Estou falando do livro “A Refeição em Família” (Editora Agir). Para quem conhece a fama do chef catalão, calma. Não é um livro de receitas moleculares-vanguarda.
Na verdade, se trata de um compêndio das receitas/refeições servidas para a brigada da cozinha/salão. Sim, gente, quem trabalha na cozinha também precisa se alimentar, mas não come o que é servido aos clientes.
Como não poderia deixar de ser, a maneira que as receitas são dispostas reflete como o elBulli funcionava: as quantidades são dadas em gramas/quilos e por volume, na grande maioria das receitas. Ainda sonho em que um dia todos os livros serão assim. Ferran, a gente te ama por isso! ;)
É, funcionava. O restaurante elBulli fechou as portas em 2011. Ao saberem disso, o próprio Ferran e Eugeni de Diego (um dos chefs líderes e responsável pelas refeições da brigada) reuniram as receitas que são o resultado de 3 anos de trabalho.
Diferente da grande maioria dos livros de receitas, o Refeição é dividido em 31 refeições composta por 3 cursos: entrada, prato principal e sobremesa. Já te oferece uma boa ideia de menu, todas as refeições foram testadas para saber se eram viáveis ou não.
Por mais que o livro pareça técnico devido as unidades de medidas, os autores conseguiram deixar a “linguagem” bem acessível mesmo para quem não tem treinamento técnico de cozinha. Linguagem é mais modo de falar, é recheado de fotos do passo-a-passo com instruções simples e diretas, a “ação” é vista na foto. Bem fácil de seguir! Como o velho ditado diz: uma imagem vale mais do que mil palavras.
Além disso, há boas dicas de como otimizar o tempo na cozinha com a preparação de molhos e caldos com antecedência podendo congelá-los, por exemplo.
Sei que deve estar pensando: coitados dos funcionários, deviam comer bem mal! Pelo contrário. Quisera eu ter sido um dos funcionários do elBulli, comeria fácil a comida da brigada qualquer dia. São receitas simples, mas com bons ingredientes. Pensando na relação custo-benefício. É possível comer bem, sem gastar muito.
A questão da família, geralmente, quando você trabalha em cozinha passa mais tempo com seus colegas de trabalho que acabam virando sua família. No elBulli, a hora do jantar da brigada era quando todos se sentavam e comiam juntos (inclusive o Ferran). Uma grande família de 75 integrantes de diferentes partes do mundo, o que reflete nas receitas. Tem um fundo espanhol, mas com ares de todos os cantos.
Até agora só falei do livro, certo? Qual era a parte do concurso em si, você meu caro e fiel leitor conjectura. Respondo agora!
Produzir uma das refeições que o livro traz. A escolha foi indireta, foram sorteados 3 menus e eu pude escolher um deles. Acabei pegando a Refeição 5, por causa do prato principal ser sardinha.
A refeição foi um almoço em família: fiz para celebrar os meus pais e a vida. E a sardinha? Minha mãe adora sardinha! Depois de um 2012 bem conturbado no quesito de saúde, hoje minha família pode comemorar a vida e aproveitar o presente com os entes mais queridos.
Como uma colega do curso de cozinheiro a eras atrás disse: sentamos a mesa para comer apenas com quem a gente gosta. E comer em família me remente à infância quando ia na casa da bachan (avó em japonês), na mesa tinha tudo e mais um pouco: macarronada, sushi, arroz, feijão, legumes refogados, pastel (claaaaaro!), croquete, churrasco, peixe… sim, tudo junto.
Irei postar cada uma das receitas depois. Vamos ao menu?
Refeição nº5
Todos os ingredientes bem alinhados para a foto (leia-se: todo cozinheiro tem TOC e tudo tem que ficar simétrico).
ENTRADA: Polenta gratinada com parmesão
Quer coisa mais comfort food e fácil de fazer? Aqui é usado a polenta com farinha de milho pré-cozida que o próprio livro sugere. Como vai manteiga, creme de leite fresco e parmesão fica uma riqueza.
E para confessar: coloquei queijo colonial também… sabe como é que é. ;)
PRATO PRINCIPAL: Sardinha com gergelim e salada de cenoura
Já começo dizendo que sim: a sardinha veio limpa da peixaria. Mas em minha defesa, eles não tinham sujas. Entretanto, tirar a cabeça e a espinha central, e deixar em borboleta (esse corte aberto) fui eu! Ficou lindo, né? Hahah A crosta de gergelim agrega um gosto “tostado”. Tempero? O ideal para frutos do mar: sal e pimenta do reino moída na hora.
A salada de cenoura é super simples, o que deixa com uma cara mais sofisticada é o corte em fitas. E para fazer é fácil: usar aqueles descascadores de batata. Claro, se tiver um mandolin, use-o! Temperado com vinagrete básico, só troquei o vinagre de xerez por framboesa que já tinha. Moro no interior do Paraná, aqui não existe.
SOBREMESA: Manga com iogurte de chocolate branco
Muitos podem dizer que fruta não é sobremesa, mas… olha, essa pode mudar a sua ideia. Mudou a minha! Tudo graças ao iogurte de chocolate branco e as castanhas carameladas. Doce, refrescante, macia, crocante e ácida. Brincou com as texturas e sabores, o resultado: uma excelente sobremesa.
De última hora, resolvi colocar em potes de geleia para dar uma frescurinha a mais. Gostei da composição, o que acharam?
Num calculo bem por cima, tirando os ingredientes que eu já tinha em casa, devo ter gasto uns R$30-40 reais. Um almoço bem servido que não deixou ninguém com fome depois, mas ao mesmo tempo sem pesar a barriga e o bolso.
Agora a definição do concurso fica a cargo da equipe da editora Agir. Torçam por mim! Fica aqui o meu agradecimento para a editora pela ação e seleção.
Ah, no comecinho do post tinha dito que era uma ação-concurso, certo? Mas não é somente os blogueiros que saem ganhando não. Irei sortear um exemplar do livro “A Refeição em Família” para vocês, aguardem! ;)
A Refeição em Família
Autor: Ferran Adrià.
Editora: Agir
Preço sugerido: R$109,90.
Já saiu o resultado do concurso? E as receitas? Essa polenta deu água na boca.
@Isabela: já saiu, não ganhei! Hahahah Foi o Sabor Sonoro que levou o prêmio final, /o/
Hmmmmmm que fome me deu rs
Adorei!
Minha casa toda torce por vc.Boa Sorte.
Ficou Lindo! Amo sardinhas. Acho que como estas benditas ao menos 2 vezes por mês e com certeza vou preparar essa versão com gergelim. Boa sorte Vitor !
Ai Vitor, você simplesmente arrasou-ou-ou :)
Adorei seu menu e fiquei aqui com água na boca!
Adoro manga e essa sobremesa eu vou testar ;)
Boa sorte e um grande abraço!
Na torcida aqui querido! Eu também adoro sardinha, quando vier pra SP vai ter que fazer pra mim!
@Cookies: mentira que também gosta de sardinha! hahahah
adorei o cardapio todo e a apresentação da sobremesa ficou um charme
To mais esperando pelo resultado do que torcendo, porque eu ja sei que tu ganha fácil! Hahaha Boa sorte, Vitor!
@Salvatore: hahahaha, queria ter essa certeza também, hahaha O páreo é duro, heheheh
Boa sorte VH! A tua refeicao ficou muito linda na apresentacao. Imagino que no sabor tenha sido a mesma coisa.
@Tina: brigado! :D Simples e bem saborosa.
Estou torcendo por você. E tem razão, todo cozinheiro tem TOC!
@Lili: mas a gente disfarça dizendo que é pra deixar bonito, heheheh
Lindo Lindo Vitor!
Desejo boa sorte.
Amei a sardinha, ficou show =)
@Dani: já ganhou a geladeirinha, deixa a gente ganhar esse! hahahah Boa sorte pra nós! :D