Como se faz: Leite Evaporado Substituto

Por em

[Video: Leite Evaporado Substituto]

Leite evaporado é um dos vários ingredientes que, infelizmente, não é vendido tão facilmente no Brasil. Mas não vamos entrar em pânico, há alternativa para substituí-lo!

Fui atrás de como fazer em casa por causa do Mochi Butter. O bolo precisa dele na receita.

O que é?

Leite evaporado é o que o nome realmente diz: leite em que parte da água foi removida por evaporação. Geralmente, é 60% da umidade é evaporada para termos o produto.

A diferença é que na indústria é feito utilizando equipamentos específicos para modificar a temperatura de ebulição (fervura) do leite. Se for feito a maneira tradicional: apenas ferver o leite à 90-100ºC iria alternar a cor e sabor dele, é quase um doce de leite.

Então, é usado uma câmara de evaporação à vácuo em que a pressão é diminuída para que o leite ferva numa temperatura mais baixa. A nova temperatura varia entre 40-70ºC e nessa faixa a caramelização e reação de Maillard não acontecem com tanta intensidade.

Assim, não altera tanto o sabor e cor do leite. O mesmo processo acontece no leite condensado, a diferença é que nele tem adição de açúcar.

Para fazer em casa, a gente usa leite em pó e reconstitui na proporção de umidade semelhante ao leite evaporado. Tcharan! Para o Mochi Butter funcionou incrivelmente bem! :)

Como se faz: Leite Evaporado por PratoFundo.com

Leite Evaporado Substituto

  • Pré-preparo: ~10 minutos
  • Tempo de cozimento: ~5 minutos
  • Rendimento: ~350mL

Ingredientes: LEITE EVAPORADO substituto

  • 105g leite em pó desnatado instantâneo
  • 245g água morna (~45ºC)

Modo: LEITE EVAPORADO

  1. Misturar leite e água morna, mixar bem. Pode ser usado o liquidificador. Manualmente também seria possível, mas eu quero que fique bem misturado.

Observação
Leite em pó instantâneo: a diferença entre instantâneo e o não-instantâneo é o acréscimo de lecitina, um emulsificante, que facilita na hora de reconstituir o leite. Ele é feito assim e vem escrito na embalagem.

Como se faz: Leite Evaporado por PratoFundo.com

Compre pelos links abaixo. O valor não muda e você ajuda o PratoFundo:
SubmarinoWalmartShoptimeExtraAmericanasPontoFrioSaraivaLivraria CulturaFnacSephora

Confira outras ofertas e promoções na XEPA!

Vamos comentar? :D

2 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Sem Avatar Fábio:

    Meu caro, eu fiz leite evaporado em casa de uma maneira incomum. Em vez de ferver em uma panela, eu derramei 1 litro leite de saquinho em uma assadeira para aumentar a área de contato com o ar e ajustei a chama do fogão quase que apagando, assim como se fosse quer desligar o fogo.
    Assim não levantou fervura e de tempos em tempos eu puxava a nata para o canto da assadeira com um palito de dentes para aumentar a evaporação. Não medi a temperatura do processo, mas acredito ser inferior bem inferior a da fervura uma vez que o leite não levanta da assadeira. O bom desse processo é que em vez de se ter uma coluna de 10cm de altura de leite em uma panela, tem-se uma de apenas 1 cm com grande área de exposição. Fica aqui a idéia que tive e que reduziu pela metade o volume do leite. Farei ainda a redução de 2/3 para ficar ainda mais concentrado.

    1. Nossa, hahahahah Gente, haja paciência! hahahaha Não sei qual é o seu forno, mas por exemplo a temperatura mais baixa do meu é 150ºC o que faria o leite ferver. Ou melhor, estimular a caramelização e as outras reações de sabor e cor. Mas não deixa de ser uma alternativa, não é mesmo? heheheheh

«

»