Ingredientes: Gotas de Chocolate

Nos últimos anos, as opções de gotas de chocolate no Brasil mudou bastante: a oferta aumentou e mais marcas finalmente resolveram investir nessa linha de produto que é super comum na gringa.

Ingredientes: Gotas de Chocolate

As opções variam em relação ao chocolate utilizado e qual o uso das gotas. Sendo que o principal é facilitar e agilizar a produção da receita. Afinal, não vai precisar picar.

Gotas de chocolate: feitas com chocolate

Ingredientes: Gotas de Chocolate

Feitas com chocolate de verdade, ou seja, possuem manteiga de cacau na fórmula e +25% sólidos de cacau ou +20% sólidos de manteiga de cacau para o chocolate branco. Podem ser usadas em praticamente tudo: derretimento e temperagem, recheios e decoração. Entretanto, vale lembrar que não suportam muito bem temperatura de forneamento (leia-se para assados em geral).

Gotas de chocolate fracionadas ou hidrogenadas

Ingredientes: Gotas de Chocolate

São as coberturas sabor chocolate em que a manteiga de cacau foi substituída por gordura vegetal. As possibilidades de uso são a mesma que as verdadeiras, lembrando que o sabor final será diferente.

Geralmente, este tipo não precisa ser temperada para endurecer novamente. Porém, não é regar. Existem produtos que mesmo sendo do tipo cobertura podem existir a temperagem.

Gotas forneável

Ingredientes: Gotas de Chocolate

A qualidade do chocolate pode variar, existem tanto do verdadeiro quanto com fracionadas/hidrogenadas. A formulação é ligeiramente diferente com menos manteiga de cacau. O uso indicado é justamente para receitas assadas, como cookies, em que se deseja manter o formato depois do cozimento. Não é indicado o derretimento para banhar outras produções.

Inscreva-se no canal do PratoFundo
Colagem de uma jarra estilizado com moedas
Apoie o PratoFundo

Você ajuda a manter o site e os vídeos no ar e temos recompensas bem bacanas, vem saber como!

Antes era apenas possível encontrar as fracionadas/hidrogenadas para o derretimento. A verdadeiras só de marcas importadas, como Callebaut, que são chamados de callets e ideais para o derretimento e temperagem.

Quando é pedido nas receitas gringas “chocolate chips” a equivalência para nós são as forneáveis. As principais empresas que possuem no seu catálogos gotas:

O preço também varia um pouco. Se comparar a barra de chocolate de verdade com as gotas (com mesmo peso), as gotas serão ligeiramente mais caras. É o custo da praticidade. São encontradas em lojas de produtos para festa e confeitaria.

Para saber mais sobre chocolate não esqueça de conferir:

Ingredientes: Gotas de Chocolate
Artigo por: Oi, Eu sou o Vitor Hugo!

Farmacêutico, Produtor Gastronômico e Comunicador de Ciência de Alimento. Uma combinação diferente, né? Vem saber mais…

Fez ou tem uma dúvida sobre a receita? Comente!

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

27 Comentários (Deixe o seu!)
  1. bom dia, tudo bem?
    eu gostaria de saber onde eu poderia achar gostas de chocolate sem lactose em glúten, em gotas…?eu tenho procurado aqui, na net..mas está difícil e fora que está caro..o produto..voce acha que poderia me orientar em algo?
    muito obrigado!

  2. Estou engatinhando em tudo isso…nesse mundo fantastico que é a gastronomia e seus mestres.As suas dicas estao sendo muito valiosas para o meu aprendizado nesse mundo delicioooso do chocolate em especial !!!

    Abracos

    Luisa.